Avaliação da qualidade da assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte /

O objetivo dessa investigação foi avaliar a qualidade da assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do estado do Rio Grande do Norte (SAMU 192 RN), na visão dos profissionais de saúde. Trata-se de estudo descritivo, avaliativo com delineamento longitudinal e abordagem quantit...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Rodrigo Assis Neves., Torres, Gilson de Vasconcelos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/19390/1/AvaliacaoQualidadeAssist%c3%aancia_Dantas_2014.pdf
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Descrição
Resumo:O objetivo dessa investigação foi avaliar a qualidade da assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do estado do Rio Grande do Norte (SAMU 192 RN), na visão dos profissionais de saúde. Trata-se de estudo descritivo, avaliativo com delineamento longitudinal e abordagem quantitativa, desenvolvido em quatro etapas: construção de perfil dos atendimentos do SAMU 192 RN; revisão integrativa para levantamento dos indicadores de avaliação da qualidade da assistência em serviços pré-hospitalares móveis de urgência; construção e validação de conteúdo do instrumento e definição dos indicadores de estrutura e processo; e aplicação do instrumento aos profissionais de saúde para avaliação da qualidade da assistência. A populaçãoe amostra foram compostas por todos os profissionais do SAMU 192 RN, atuantes no período do estudo. A coleta de dados foi realizada entre janeiro e dezembro/2012. Participaram do estudo: 11 enfermeiros, 24 médicos, 56 técnicos de enfermagem e 88 condutores, totalizando 179 profissionais. O estudo foi aprovado (Parecer nº 437/2010 e CAAE: 0025.0.294.051-10) pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, nesta foram utilizados os programas Microsoft-Excel XP e SPSS 20.0, com uso do índice Kappa (K) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando K &#8805;0,61 e IVC>0,80. Além disso, foi considerando nível de significância estatística de &#961;-valor < 0,05. Entre os 179 profissionais, 100,0% tinham menos de 5 anos de tempo de serviço, 55,9% tinham menos de 5 anos de experiência na área de urgência, 88,3% referiram trabalhar na instituição porque gosta, 55,3% possuiam outro vínculo de trabalho, 54,3% com jornada semanal de 30 a 40 horas, 98,9% participaram de treinamento, 83,2% valorizam o treinamento em serviço, 87,2% têm boa frequência de participação no treinamento e 96,6% sentem necessidade de realizar mais treinamentos. Com relação à categorização dos itens em indicadores de estrutura ou de processo, os juízes determinaram para estrutura: estado de conservação das ambulâncias; estrutura física geral do serviço; conforto dentro da ambulância; disponibilidade de recursos materiais; segurança para o usuário dentro da ambulância; segurança para o profissional; educação permanente; segurança demonstrada pela equipe profissional; remuneração do profissional e a satisfação profissional. E para processo: acesso ao serviço; acolhimento; humanização; atendimento realizado; tempo resposta; privacidade ao usuário; orientações sobre o atendimento; relacionamento entre o profissional e usuário; oportunidade do usuário realizar reclamações e articulação multiprofissional. O instrumento quando submetido à validação de conteúdo constatou-se que as contribuições dos juízes permitiram melhorar/otimizar o instrumento de avaliação da qualidade da assistência pré-hospitalar móvel de urgência, uma vez que os índices Kappa e IVC foram considerados bons e ótimos e o conteúdo foi validado. Na avaliação da qualidade da assistência, constatou-se que a qualidade da assistência prestada pelo SAMU 192 RN está prejudicada nas dimensões estrutura, com relação à estrutura física, segurança dos pontos de apoio descentralizados, o conforto e o estado de conservação das ambulâncias. Já com relação aos indicadores de processo, os profissionais avaliaram todos positivamente. A avaliação da qualidade da assistência contribui para a busca de soluções dos problemas detectados, permite novas perspectivas e colabora para a consolidação do serviço.#$&The objectives of this research were to assess the quality of care provided by the Mobile Emergency CareServiceof Rio Grande do Norte State (SAMU 192 RN); tocharacterize theoccurrencesconducted by SAMU 192 RN, regarding ofhealth, demographic and geographicaspects; toidentify quality of care indicatorsinmobile pre-hospital emergency services; describe the construction and validation processof an instrument toassessthe quality of mobile pre-hospital emergency assistance; and evaluate the quality of care (structure and process) of SAMU 192 RN, in view of its multidisciplinary team. The methods used were integrative review, descriptive, methodological and evaluativestudy,withquantitative approach,developed in four stages: building the profile of the attendancesofSAMU 192 RN; integrative review to identifyquality of care indicatorsto assess pre-hospital emergency mobileservices; construction and content validation of the instrument by 20 judges; and application of the instrument for health professionals to evaluate the quality of care. The sample consisted of all professional SAMU 192 RN, active during the study period.Data collection was conducted between January and December/2012. Participated in the study: 11 nurses, 24 physicians, 56 nursetechniciansand 88 conductors, totaling 179 professionals. The project was approved (ProcessNo. 437/2010 and CAAE: 0025.0.294.051-10) by the Research EthicsCommittee of the Onofre Lopes University Hospital, Federal University of Rio Grande do Norte. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics, using the Microsoft-Excel and SPSS 20.0 software, using Kappa (K) and Content Validity Index (CVI), considering K&#8805;0,61 and IVC> 0 80. The Chi-square, Fisher exact and Mann-Whitneytests were used to comparisons.The level of statistical significance for the &#961; value was <0.05. In respect tocategorization of the items asindicators of structure or process, the 20 judges determined asstructureindicators:conservation status of ambulances; general physical structure of the service; comfort inside the ambulance; availability of material resources; security for the user in the ambulance; security for the professional; continuing education; safety demonstrated by professional staff; professional remuneration and job satisfaction. The items considered as processwere:access; host; humanization; care performed; response time; privacy; guidelines regarding attendance; relationship between professional/user; opportunity to conduct complaints and multidisciplinary articulation. The instrumentwas validated,since the kappa and IVC indices were considered good and great. In assessingthe quality of care, it was found that itwasconsidered inadequate in structure and process, with emphasis on structure, in relation to the physical structure of the service, safety of decentralized points of support,andcomfort and the conservation status of ambulances. In relation to process indicators, although technicians had assessedasappropriate,higher education professionalsassessed as inappropriate. Therefore, it is concluded that the quality of care assessment contributes to the search for solutions to identified problems, allowing new perspectives and contributing to the consolidation of the service.