O dizer e o fazer do professor de inglês e a ideologia subjacente ao seu discurso /

Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o discurso do professor de inglês e a ideologia subjacente a este discurso. Para que isso fosse verificado, foi feito um estudo exploratório com professores de língua estrangeira (inglês) da rede municipal de ensino de Natal. Mostramos que, dentro do grupo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Silvana Moura da., Oliveira, Maria Vilma Sampaio de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/23789
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o discurso do professor de inglês e a ideologia subjacente a este discurso. Para que isso fosse verificado, foi feito um estudo exploratório com professores de língua estrangeira (inglês) da rede municipal de ensino de Natal. Mostramos que, dentro do grupo analisado, há uma tendência a um discurso pedagógico autoritário, que pode levar à perpetuação e sedimentação de sentimentos de alienação e dominação, através da exaltação ao estrangeiro ou pelo não dizer das coisas. São apresentadas, ainda, amostras de práticas de sala de aula, que apontam para uma divergência entre o dizer e o fazer pedagógico do professor. Sugerimos, ao final desta pesquisa, que as propostas pedagógicas do ensino de língua inglesa sejam reavaliadas e orientadas no sentido de se evitar a manutenção deste sistema de dominação cultural e enfraquecimento de nossos valores, através do discurso, e que o discurso pedagógico se transforme em um instrumento desmistificador e de luta pela transformação social.#$&Abstract: This work proposes to analyse the English teacher discourse and the ideology underlying it. With the aim of verifying this, an exploratory study was done with foreigh language teachers (English) of Municipal Schools in Natal. Our research shows evidence that, in the group analysed, there is a tendency to an authoritarian pedagogical discourse, which can help spreading and sedimentation of dominance and alienation, through the exaltation of the stranger or through the not-saying of things. We also present samples of classroom practice, which shows divergence between the pedagogical "saying and doing" of the teacher. We sugest at the end of this research, that the pedagogical proposals of the English teaching, be reavaluated and oriented in the sense that the maintenance of this system of cultural domination be avoided and also that the authoritarian discourse be transformed into an instrument of elucidation and of struggling for social transformation.