Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos Cursos de Ciências Contábeis no ENADE em Natal-RN /

O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituiçõ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Batista, Lídia Melo., Hékis, Hélio Roberto., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15091/1/LidiaMB_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições.#$&The number of higher education institutions in Brazil has grown considerably in recent years. With this concern with the quality of courses offered has also increased. To assess this quality of education the government instituted forms of assessment and has been improving every year. The institutions, in turn, seek good results of these assessments in order to use as a competitive advantage item, since the marks obtained by them draw attention of new customers. Thus, this paper investigates the main strategies used in academic performance evaluation of courses in Accounting, from the region of Natal-RN, the ENADE. This is a qualitative and quantitative approach, and a case study complemented by a survey was applied. The qualitative portion was obtained through semi-structured interviews with coordinators and quantitative courses was obtained by applying a questionnaire closed on the ENADE able to participate in the year 2012 students. All the institutions in Natal that hold the course in Accounting, face model, and in all ten (10) institutions identified were studied. Data were analyzed using content analysis (interviews) and SPSS ® 18 software (survey). Methods of factor analysis by principal components analysis with Varimax rotation and Kaiser normalization were used. The results of the research, it was identified that both students as course coordinators understand the importance of ENADE, it was also observed that the students' satisfaction with the institution reflected in the results obtained by this as well, the time it was initiated preparing for the exam also reflected in the notes received by the institutions.