Políticas públicas para a juventude : uma análise do Projovem Adolescente sob a perspectiva dos participantes /

A partir dos diagnósticos das vulnerabilidades da condição juvenil contemporânea, as Políticas Públicas de Juventude têm ganhado maior força e um lugar mais definido nas pautas das demandas e conquistas sociais. Faz-se necessário, então, direcionar atenção para essas Políticas Públicas, a fim de pro...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Campos, Caroline Cristina de Arruda., Paiva, Ilana Lemos de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17550/1/CarolineCAC_DISSERT.pdf
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Dissertação.
Programa Nacional de Inclusão de Jovens(Brasil) -
Dissertação.
Serviço social de grupo -
Adolescentes -
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Políticas públicas -
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Public policies on youth.
Social service group.
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Políticas públicas para a juventude : uma análise do Projovem Adolescente sob a perspectiva dos participantes /
description A partir dos diagnósticos das vulnerabilidades da condição juvenil contemporânea, as Políticas Públicas de Juventude têm ganhado maior força e um lugar mais definido nas pautas das demandas e conquistas sociais. Faz-se necessário, então, direcionar atenção para essas Políticas Públicas, a fim de promover uma reflexão sobre como ocorre a sua execução no âmbito do seu público alvo. Esta dissertação centraliza sua análise no Projovem Adolescente (PJA), uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens PROJOVEM que se destina ao atendimento de jovens com específica faixa etária entre 15 a 17 anos, com caráter assistencial e socioeducativo. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi discutir as ações do Projovem Adolescente, no que diz respeito ao processo socioeducativo, a partir da perspectiva dos adolescentes participantes da cidade de Natal/RN. E, especificamente, objetivou-se: investigar de que maneira os adolescentes avaliam as atividades das quais participam, considerando se suas expectativas coincidem com as propostas do serviço; averiguar a participação dos adolescentes na elaboração, execução e avaliação das ações socioeducativas do serviço; bem como compreender as motivações que contribuem para a inserção e permanência ou evasão dos adolescentes no PJA. Para tanto, foram realizados três grupos focais com adolescentes participantes do Projovem Adolescente, em diferentes núcleos do serviço, no município de Natal/RN. Cada grupo focal contou com dois encontros, em que, primeiramente, foram debatidos aspectos da participação nas ações socioeducativas e, num segundo encontro, foram realizadas oficinas de produção de fanzines. A análise qualitativa dos dados foi realizada a luz da perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, utilizando-se como método de análise o Método Comparativo Constante, baseado na Teoria Fundamentada, que busca compreender o significado do fenômeno sob a perspectiva dos participantes. Os resultados foram apresentados divididos em eixos de análise os quais versaram sobre: as concepções dos jovens sobre adolescência e juventude; e a participação nas ações socioeducativas do PJA, destacando-se as características positivas e negativas apontadas pelos participantes, a relação dos jovens com o trabalho e as possibilidades e contribuições do PJA em seus contextos de vida. Em vista da análise empreendida, é possível constatar que a concepção dos participantes sobre a própria vivência da adolescência e juventude se encontra influenciada por imagens socialmente atribuídas aos jovens, como a que considera a juventude enquanto etapa de preparação para o mundo adulto. A participação nas ações socioeducativas, por sua vez, foi, de uma maneira geral, avaliada positivamente pelos participantes, não obstante esta avaliação, os jovens apresentaram uma visão muito crítica sobre a execução do serviço no município de Natal, relatando conhecer bem as dificuldades de ordem da gestão, bem como as contradições e limitações nas ações do serviço. Compreende-se a perspectiva da inclusão social no contexto neoliberal em que são implementadas as políticas sociais, contudo acredita-se que dar voz aos jovens participantes contribuiu para proporcionar uma reflexão sobre o modo como as políticas sociais, através do Projovem Adolescente, têm atingido seu público, considerando as questões e perspectivas apresentadas pelos jovens como ferramentas a serviço das juventudes na construção de políticas democráticas e efetivas.#$&From diagnostics vulnerabilities of contemporary youth condition, the Youth Public Policies has gained greater strength and a more defined on the agendas of demands and social achievements. It is necessary, therefore, to direct attention to these public policies in order to promote a reflection on how the implementation of these occurs adjacent to your target audience. This dissertation focuses its analysis on Projovem Adolescent (PJA), one of the modalities of the Programa Nacional de Inclusão de Jovens- PROJOVEM - which aims at serving young people with specific age group between 15-17 years with charater assistance and socialeducational. Thereby, the aim of this study was to discuss the actions of Projovem Adolescente and its socio-educative process from the perspective of adolescents that participated of program in Natal / RN. And specifically aimed to: investigate how adolescents evaluate the activities in which they participate, taking into account whether your expectations coincide with the proposed service; ascertain the participation of adolescents in the preparation, execution and assessment of socioeducational service; as well as understand the motivations that contribute to integration and permanence or evasion of adolescents in PJA. Thereunto, was performed three focal groups with Projovem Adolescente's participants in different headquarters of the program, in the city of Natal/RN. Each focal group had two meetings, which first it was debated aspects of participation in social and educational activities and, in the second meeting workshops were performed for the production of fanzines. The qualitative data analysis was conducted from the theoretical perspective of historical and dialectical materialism, using as the analytical method Constant Comparative Method, based on Grounded Theory, which aims to understand the meaning of the phenomenon under the perspective of participants. The results were presented divided into analysis axes which analyzed the conceptions of young people about adolescence and youth, and participation in social and educational activities of the PJA, highlighting the positive and negative characteristics indicated by the participants, the relationship of young people with the work and possibilities and contributions of the PJA in their life contexts. Considering the analysis conducted, it is clear that the conception of the participants about their own experiences of adolescence and youth is marked by the absorption of certain images socially assigned to young people, as it considers the youth as a step of preparation for the adult world . The participation in socioeducational actions, in turn, was, in general, positively evaluated by the participants, despite this assessment, the youth presented a very critical view on the implementation of the service in Natal, reporting to know well the difficulties of order management, as well as the contradictions and limitations on the actions of the service. We may understand the perspective of "social inclusion" in the neoliberal context in which social policies are implemented, however it is believed that give voice to young participants contributed for providing a reflection on how social policies through Projovem Adolescente has reached its public, considering the issues and perspectives presented by young people as tools at the service of youth in building democratic and effective policies.
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Esta dissertação centraliza sua análise no Projovem Adolescente (PJA), uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens PROJOVEM que se destina ao atendimento de jovens com específica faixa etária entre 15 a 17 anos, com caráter assistencial e socioeducativo. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi discutir as ações do Projovem Adolescente, no que diz respeito ao processo socioeducativo, a partir da perspectiva dos adolescentes participantes da cidade de Natal/RN. E, especificamente, objetivou-se: investigar de que maneira os adolescentes avaliam as atividades das quais participam, considerando se suas expectativas coincidem com as propostas do serviço; averiguar a participação dos adolescentes na elaboração, execução e avaliação das ações socioeducativas do serviço; bem como compreender as motivações que contribuem para a inserção e permanência ou evasão dos adolescentes no PJA. Para tanto, foram realizados três grupos focais com adolescentes participantes do Projovem Adolescente, em diferentes núcleos do serviço, no município de Natal/RN. Cada grupo focal contou com dois encontros, em que, primeiramente, foram debatidos aspectos da participação nas ações socioeducativas e, num segundo encontro, foram realizadas oficinas de produção de fanzines. A análise qualitativa dos dados foi realizada a luz da perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, utilizando-se como método de análise o Método Comparativo Constante, baseado na Teoria Fundamentada, que busca compreender o significado do fenômeno sob a perspectiva dos participantes. Os resultados foram apresentados divididos em eixos de análise os quais versaram sobre: as concepções dos jovens sobre adolescência e juventude; e a participação nas ações socioeducativas do PJA, destacando-se as características positivas e negativas apontadas pelos participantes, a relação dos jovens com o trabalho e as possibilidades e contribuições do PJA em seus contextos de vida. Em vista da análise empreendida, é possível constatar que a concepção dos participantes sobre a própria vivência da adolescência e juventude se encontra influenciada por imagens socialmente atribuídas aos jovens, como a que considera a juventude enquanto etapa de preparação para o mundo adulto. A participação nas ações socioeducativas, por sua vez, foi, de uma maneira geral, avaliada positivamente pelos participantes, não obstante esta avaliação, os jovens apresentaram uma visão muito crítica sobre a execução do serviço no município de Natal, relatando conhecer bem as dificuldades de ordem da gestão, bem como as contradições e limitações nas ações do serviço. Compreende-se a perspectiva da inclusão social no contexto neoliberal em que são implementadas as políticas sociais, contudo acredita-se que dar voz aos jovens participantes contribuiu para proporcionar uma reflexão sobre o modo como as políticas sociais, através do Projovem Adolescente, têm atingido seu público, considerando as questões e perspectivas apresentadas pelos jovens como ferramentas a serviço das juventudes na construção de políticas democráticas e efetivas.#$&From diagnostics vulnerabilities of contemporary youth condition, the Youth Public Policies has gained greater strength and a more defined on the agendas of demands and social achievements. It is necessary, therefore, to direct attention to these public policies in order to promote a reflection on how the implementation of these occurs adjacent to your target audience. This dissertation focuses its analysis on Projovem Adolescent (PJA), one of the modalities of the Programa Nacional de Inclusão de Jovens- PROJOVEM - which aims at serving young people with specific age group between 15-17 years with charater assistance and socialeducational. Thereby, the aim of this study was to discuss the actions of Projovem Adolescente and its socio-educative process from the perspective of adolescents that participated of program in Natal / RN. And specifically aimed to: investigate how adolescents evaluate the activities in which they participate, taking into account whether your expectations coincide with the proposed service; ascertain the participation of adolescents in the preparation, execution and assessment of socioeducational service; as well as understand the motivations that contribute to integration and permanence or evasion of adolescents in PJA. Thereunto, was performed three focal groups with Projovem Adolescente's participants in different headquarters of the program, in the city of Natal/RN. Each focal group had two meetings, which first it was debated aspects of participation in social and educational activities and, in the second meeting workshops were performed for the production of fanzines. The qualitative data analysis was conducted from the theoretical perspective of historical and dialectical materialism, using as the analytical method Constant Comparative Method, based on Grounded Theory, which aims to understand the meaning of the phenomenon under the perspective of participants. 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The participation in socioeducational actions, in turn, was, in general, positively evaluated by the participants, despite this assessment, the youth presented a very critical view on the implementation of the service in Natal, reporting to know well the difficulties of order management, as well as the contradictions and limitations on the actions of the service. We may understand the perspective of "social inclusion" in the neoliberal context in which social policies are implemented, however it is believed that give voice to young participants contributed for providing a reflection on how social policies through Projovem Adolescente has reached its public, considering the issues and perspectives presented by young people as tools at the service of youth in building democratic and effective policies. 1 2022-10-06T11:05:09Z 2022-10-06T11:05:09Z 2013. 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