Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /

Resumo : O objetivo desta pesquisa foi evidenciar desafios, ações e perspectivas das Universidades Federais dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no que diz respeito à formação do Contador, através da análise comparativo-crítica das grades curriculares adotadas atualmente, em rel...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mulatinho, Caio Eduardo Silva., Lopes, Jorge Expedito de Gusmão, Universidade de Brasília.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://hdl.handle.net/10482/2700.
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-140449
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Contabilidade.
Formação profissional -
Contabilidade.
Ensino superior -
Contabilidade.
Contabilidade -
Estudo e ensino -
Brasil.
Accounting.
Vocational training.
Higher education.
spellingShingle Contabilidade.
Formação profissional -
Contabilidade.
Ensino superior -
Contabilidade.
Contabilidade -
Estudo e ensino -
Brasil.
Accounting.
Vocational training.
Higher education.
Mulatinho, Caio Eduardo Silva.
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão,
Universidade de Brasília.
Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /
description Resumo : O objetivo desta pesquisa foi evidenciar desafios, ações e perspectivas das Universidades Federais dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no que diz respeito à formação do Contador, através da análise comparativo-crítica das grades curriculares adotadas atualmente, em relação ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade (PMEC) proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU, bem como da percepção dos professores que compõem o quadro docente dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis destas instituições. Para tanto, foi adotado o método indutivo, com utilização de técnicas de coleta de dados direta, com aplicação de questionários aos docentes, com perguntas diretas que versou sobre a formação do Contador, bem como da técnica indireta, com o levantamento documental-bibliográfico concernente ao objeto de estudo. Quanto o tipo de pesquisa, este se caracterizou como um estudo exploratório-descritivo, no tocante a identificar tópicos (disciplinas), diferentes ou não, nas grades curriculares das três instituições à luz do PMEC. Com isso, permitiram ser estabelecidas análises comparativas entre as IFES, sobre fatores comuns, diferenciadores e de globalização. Por fim, conclui-se que as IFES estudadas contemplam as disciplinas do PMEC, exceto nas áreas: TI, Tópicos Internacionais, Contabilidade Social, Ambiental e Internacional, bem como o estudo de línguas estrangeiras. Foi identificado também o excesso burocrático e a rigidez como fator impeditivo de remodelagem curricular das IFES, bem como se chegou à compreensão de que é necessária a obrigatoriedade do exame de suficiência para os bacharéis, da abrangência do Programa de Educação Continuada para todos os Contadores, para fortalecimento da profissão. O domínio de conhecimentos específicos congruente a uma compreensão holística do ambiente, são exigências cada vez mais presentes no mercado de trabalho do Contador. Esta situação reflete a complexidade de uma realidade que os egressos do curso terão de enfrentar. Dessa forma, é fundamental que as escolas de Contabilidade abordem essa complexidade, com currículos mais flexíveis.#$&Abstract : The objective of this research was to evidence challenges, actions and perspectives of the Federal Universities from States of Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte, in what it concerns the Accountant's formation, through the comparative-critical analysis of the curriculum grating adopted now, in relation to the World Program of Studies in Accounting (PMEC) proposed by ISAR/UNCTAD/ONU, as well as of the teachers' perception that compose the educational picture of the bachelaureate courses in Accounting of these institutions. Then the inductive method was adopted, with use of techniques of direct collection of data, with application of questionnaires to the teachers, with direct questions that it turned about the Accountant's formation, as well as of the indirect technique, with the documental bibliographical rising regarding the study object. As the research type, this it was characterized as an exploratory-descriptive study, concerning identifying topics (disciplines), different or no, in the curriculum grating of the three institutions to the light of PMEC. With that, they allowed to be established comparative analyses among IFES, about factors common, differentiating and of globalization. Finally, it is ended that studied IFES contemplate the disciplines of PMEC, except in the areas: TI, International Topics, Accounting Social, Environmental and International, as well as the study of foreign languages. It was also identified the bureaucratic excess and the rigidity as obstructive factor of curricular remodelment of IFES, as well as it was approximated to the understanding that it is necessary the compulsory nature of the sufficiency exam for the bachelors, of the inclusion of the Program of Continuous Education for all of the Accountants, for invigoration of the profession. The appropriate domain of specific knowledge to an understanding of the atmosphere, they are demands more and more presents in the Accountant's job market. This situation reflects the complexity of a reality that the exits of the course will have to face. In that way, it is fundamental that the schools of Accounting approach that complexity, with more flexible curriculum.
format Dissertação
author Mulatinho, Caio Eduardo Silva.
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão,
Universidade de Brasília.
author_facet Mulatinho, Caio Eduardo Silva.
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão,
Universidade de Brasília.
author_sort Mulatinho, Caio Eduardo Silva.
title Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /
title_short Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /
title_full Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /
title_fullStr Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /
title_full_unstemmed Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU /
title_sort educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da paraíba, pernambuco e rio grande do norte, referentes ao programa mundial de estudos em contabilidade proposto pelo isar/unctad/onu /
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/10482/2700.
work_keys_str_mv AT mulatinhocaioeduardosilva educacaocontabilumestudocomparativodasgradescurricularesedapercepcaodosdocentesdoscursosdegraduacaodasuniversidadesfederaisdaparaibapernambucoeriograndedonortereferentesaoprogramamundialdeestudosemcontabilidadepropostopeloisarunctadonu
AT lopesjorgeexpeditodegusmao educacaocontabilumestudocomparativodasgradescurricularesedapercepcaodosdocentesdoscursosdegraduacaodasuniversidadesfederaisdaparaibapernambucoeriograndedonortereferentesaoprogramamundialdeestudosemcontabilidadepropostopeloisarunctadonu
AT universidadedebrasilia educacaocontabilumestudocomparativodasgradescurricularesedapercepcaodosdocentesdoscursosdegraduacaodasuniversidadesfederaisdaparaibapernambucoeriograndedonortereferentesaoprogramamundialdeestudosemcontabilidadepropostopeloisarunctadonu
_version_ 1766853178116014080
spelling oai:localhost:123456789-1404492022-12-01T04:39:38Z Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU / Mulatinho, Caio Eduardo Silva. Lopes, Jorge Expedito de Gusmão, Universidade de Brasília. Contabilidade. Formação profissional - Contabilidade. Ensino superior - Contabilidade. Contabilidade - Estudo e ensino - Brasil. Accounting. Vocational training. Higher education. Resumo : O objetivo desta pesquisa foi evidenciar desafios, ações e perspectivas das Universidades Federais dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no que diz respeito à formação do Contador, através da análise comparativo-crítica das grades curriculares adotadas atualmente, em relação ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade (PMEC) proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU, bem como da percepção dos professores que compõem o quadro docente dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis destas instituições. Para tanto, foi adotado o método indutivo, com utilização de técnicas de coleta de dados direta, com aplicação de questionários aos docentes, com perguntas diretas que versou sobre a formação do Contador, bem como da técnica indireta, com o levantamento documental-bibliográfico concernente ao objeto de estudo. Quanto o tipo de pesquisa, este se caracterizou como um estudo exploratório-descritivo, no tocante a identificar tópicos (disciplinas), diferentes ou não, nas grades curriculares das três instituições à luz do PMEC. Com isso, permitiram ser estabelecidas análises comparativas entre as IFES, sobre fatores comuns, diferenciadores e de globalização. Por fim, conclui-se que as IFES estudadas contemplam as disciplinas do PMEC, exceto nas áreas: TI, Tópicos Internacionais, Contabilidade Social, Ambiental e Internacional, bem como o estudo de línguas estrangeiras. Foi identificado também o excesso burocrático e a rigidez como fator impeditivo de remodelagem curricular das IFES, bem como se chegou à compreensão de que é necessária a obrigatoriedade do exame de suficiência para os bacharéis, da abrangência do Programa de Educação Continuada para todos os Contadores, para fortalecimento da profissão. O domínio de conhecimentos específicos congruente a uma compreensão holística do ambiente, são exigências cada vez mais presentes no mercado de trabalho do Contador. Esta situação reflete a complexidade de uma realidade que os egressos do curso terão de enfrentar. Dessa forma, é fundamental que as escolas de Contabilidade abordem essa complexidade, com currículos mais flexíveis.#$&Abstract : The objective of this research was to evidence challenges, actions and perspectives of the Federal Universities from States of Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte, in what it concerns the Accountant's formation, through the comparative-critical analysis of the curriculum grating adopted now, in relation to the World Program of Studies in Accounting (PMEC) proposed by ISAR/UNCTAD/ONU, as well as of the teachers' perception that compose the educational picture of the bachelaureate courses in Accounting of these institutions. Then the inductive method was adopted, with use of techniques of direct collection of data, with application of questionnaires to the teachers, with direct questions that it turned about the Accountant's formation, as well as of the indirect technique, with the documental bibliographical rising regarding the study object. As the research type, this it was characterized as an exploratory-descriptive study, concerning identifying topics (disciplines), different or no, in the curriculum grating of the three institutions to the light of PMEC. With that, they allowed to be established comparative analyses among IFES, about factors common, differentiating and of globalization. Finally, it is ended that studied IFES contemplate the disciplines of PMEC, except in the areas: TI, International Topics, Accounting Social, Environmental and International, as well as the study of foreign languages. It was also identified the bureaucratic excess and the rigidity as obstructive factor of curricular remodelment of IFES, as well as it was approximated to the understanding that it is necessary the compulsory nature of the sufficiency exam for the bachelors, of the inclusion of the Program of Continuous Education for all of the Accountants, for invigoration of the profession. The appropriate domain of specific knowledge to an understanding of the atmosphere, they are demands more and more presents in the Accountant's job market. This situation reflects the complexity of a reality that the exits of the course will have to face. In that way, it is fundamental that the schools of Accounting approach that complexity, with more flexible curriculum. 1 2022-10-06T10:59:11Z 2022-10-06T10:59:11Z 2007. Dissertação 378:657 M954e DISSERT 212371 http://hdl.handle.net/10482/2700. http://hdl.handle.net/10482/2700.