Análise das variáveis que explicam o nível de similaridade dos relatórios da administração de empresas negociadas no mercado acionário Brasileiro /

Resumo : Os Relatórios da Administração (RA) são utilizados como uma ferramenta de comunicação das empresas para transmitir uma mensagem ou imagem para seus acionistas. Considerando a importância de que esses relatórios apresentem, cada vez mais, informações compreensíveis, relevantes, confiáveis e...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Ludmila de Melo, Silva, César Augusto Tibúrcio, Universidade de Brasília.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/212326
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Descrição
Resumo:Resumo : Os Relatórios da Administração (RA) são utilizados como uma ferramenta de comunicação das empresas para transmitir uma mensagem ou imagem para seus acionistas. Considerando a importância de que esses relatórios apresentem, cada vez mais, informações compreensíveis, relevantes, confiáveis e comparáveis - atributos da informação contábil - este estudo propôs uma investigação quanto a sua estrutura, a fim de verificar se há repetição nas informações que a administração divulga ao mercado de um exercício social para outro; tendo em vista que não foram encontrados estudos semelhantes no Brasil e na área de Contabilidade. O objetivo do estudo foi identificar quais as variáveis explicam a similaridade entre os RA divulgados em anos subsequentes pelas empresas negociadas no mercado acionário brasileiro. Utilizando-se se de um software de análise de conteúdo, foram analisados os relatórios de 311 empresas listadas na bolsa brasileira, publicados juntamente com as Demonstrações Contábeis encerradas em 31/12/2008 e 31/12/2009. Em seguida, foi mensurada a similaridade entre esses RA. Dessa maneira, construiu-se um indicador que representasse o nível de similaridade dos relatórios, bem como verificou quais variáveis relacionadas à complexidade linguística e organizacional, desempenho, risco, tamanho e custos políticos das empresas ajudariam explicar esse indicador. Os resultados encontrados demonstraram que mais de 70% das empresas brasileiras constantes da amostra não apresentaram alterações significativas na estrutura do RA de 2009, em relação ao de 2008. Os resultados obtidos permitem concluir que grande parte das empresas analisadas realizou apenas modificações pontuais como: data, nomes e valores. Adicionalmente, verificou-se que o tamanho da empresa influencia positivamente nas alterações das informações contidas nos relatórios. Assim, quanto maior o porte da empresa, menor a similaridade dos seus RA em anos subseqüentes. De maneira geral, o fato de outras variáveis independentes não terem se mostrado explicativas nos modelos obtidos, pode sugerir que a manutenção de estruturas similares de relatórios é uma prática comum nas empresas brasileiras estudadas, independentemente das suas características. Além disso, as empresas podem estar, também, perdendo uma grande oportunidade de divulgar suas realizações ao mercado. #$&Abstract : Management Reports (MR) are used as companies communication tool for broadcasting a message or image to its shareholders. In regard to the importance that these reports increasingly show comprehensible, relevant and comparable data which are attributes of accounting information this study presents an investigation of the structure of Management Reports with the purpose of verifying if there is a repetition of data, when comparing different fiscal years; given that no similar studies were found in Brazil and in the accounting field. The aim of the study was to identify which variables explain the similarity between the MR that were published by companies listed in the Brazilian stock market in subsequent years. With the help of a statistics software, there were analyzed the annual reports of 311 (three hundred and eleven) companies listed at the stock market, which were published between 12/31/2008 and 12/31/2009. Afterwards, it was measured the similarities between these MR. Thus, an indicator that represents the level of similarity between the reports was built, and it was, as well, verified if the indicator could be explained by variables related to linguistic complexity and organizational performance, risk, size and political costs of the companies. The results signalized that over 70% of the sample of Brazilian firms showed no significant changes in the structure of their MR in 2009, when compared to 2008. Therefore it was concluded that most of these companies had only specific modifications at their reports, such as: date, names and values. Additionally, it was found that firm size positively influences the change of information contained in the reports. Thus, the larger the company size, the smaller the similarity of their MR in subsequent years. In general, the fact that other independent variables were not shown as explanatory at the obtained model, may suggest that the maintenance of similar reports structures is a usual practice at the studied Brazilian companies, regardless of their characteristics. In addition, companies may be also missing a great opportunity to report their achievements to the market.