Papéis e funções dos profissionais dos serviços e política de saúde mental em Natal(RN) /

A assistência psiquiátrica e as políticas de atenção à saúde mental passaram por diversas transformações, marcadas ora por avanços, ora por retrocessos centrados no estigma, desinteresse e preconceito que ainda permeiam a sociedade e o senso comum. Este estudo objetivou analisar o processo de reform...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Raionara Cristina de Araújo., Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14769/1/RaionaraCAS_TESE.pdf
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Descrição
Resumo:A assistência psiquiátrica e as políticas de atenção à saúde mental passaram por diversas transformações, marcadas ora por avanços, ora por retrocessos centrados no estigma, desinteresse e preconceito que ainda permeiam a sociedade e o senso comum. Este estudo objetivou analisar o processo de reforma psiquiátrica e a política de saúde mental do Município de Natal/RN a partir dos papéis e funções dos profissionais de nível superior dos serviços substitutivos em saúde mental. Trata-se de uma pesquisa analítica, transversal, com dados quantitativos e qualitativos, realizada nos sete serviços substitutivos de saúde mental de Natal, entre os meses de março a agosto de 2013, após aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Parecer nº 217.808, CAAE: 10650612.8.1001.5537, em 01 de março de 2013. A amostra por conveniência compôs-se por 65 profissionais de nível superior das equipes de saúde mental. Utilizou-se um questionário com questões fechadas e semiabertas sobre o perfil socioeconômico, as políticas, as práticas e a formação em saúde mental. Tabularam-se e submeteram-se as respostas das questões fechadas do questionário no programa estatístico SPSS versão 20.0, analisando-os por meio de estatística descritiva, com a formulação de gráficos e tabelas. Para verificar o nível de significância, adotando-se p-valor<0,05, optou-se pela aplicação dos testes qui-quadrado e exato de Fisher. Submeteram-se os dados das questões semiabertas ao software ALCESTE e à luz da análise de conteúdo de Bardin. O perfil dos participantes caracterizou-se por maioria do sexo feminino (79%), faixa etária de 36 a 55 anos (52%), média de 42 anos, carga horária de 40 horas semanais (62%), tempo de conclusão da graduação de 6 a 15 anos (57%), trabalhavam na área de saúde mental há menos de 10 anos (72%) e na instituição pesquisada há 5 anos ou menos (52%). Da amostra estudada, 86% atendiam grupos de usuários, 97% realizavam atendimento individual, 94% observavam o comportamento do paciente, 92% realizavam atendimento familiar, utilizando, principalmente, a abordagem cognitiva (28%). Os dados qualitativos originaram cinco categorias: Formação acadêmica e atuação em saúde mental; Ausência de capacitação e supervisão em saúde mental; Dificuldades da prática profissional nos serviços substitutivos de saúde mental; Trabalho em equipe: entre acertos e conflitos; Política Nacional de Saúde Mental: uma realidade ainda distante. Detectou-se adequabilidade dos papéis e funções dos profissionais quanto ao tempo de trabalho na saúde mental e na instituição pesquisada; no atendimento e atividades individuais; na promoção de ações visando à autonomia do paciente; no atendimento em grupo de pacientes; e, em parte, à família/familiar dos portadores de transtorno mental, havendo inadequação quanto ao atendimento aos grupos de familiares (52.3%), à formação especializada em saúde mental (69.2%; p=0,02) e às dificuldades de trabalho nos serviços (87.7%). Evidenciou-se adequação nos papéis e nas funções d esenvolvidas pelos profissionais nos serviços substitutivos em saúde mental de Natal, embora convivendo em seu cotidiano com inúmeras dificuldades encontradas no desenvolvimento de suas práticas profissiona is frente às condições de trabalho.#$&The psychiatric care and the policies for mental health care have gone through several transformations, sometimes highlighted by progresses, sometimes by retreated centered in the stigma, lack of interest and prejudice that still permeate the society and the common sense. This study aimed to analyze the process of psychiatric reform and mental health policy at Natal city (RN) starting from the roles and functions of higher education professionals of substitutive mental health services. It is an analytical and cross-sectional study with quantitative and qualitative data accomplished in seven substitutes mental health services at Natal, from March to August 2013, after approval of the study by the Ethics in Research Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte, opinion No. 217808, CAAE: 10650612.8.1001.5537 on 1stMarch 2013. The convenience sample consisted of 65 high education professionals from mental health teams. It was used a questionnaire with closed and semi-open questions about the socioeconomic profile, policies, practices and kind of training of professionals for working in mental health services. The closed questions answers of the questionnaire were tabulated and submitted in SPSS version 20.0, analyzingthem by descriptive statistics, with the formulation of graphs and tables. To check the significancelevel, adopting p-value<0.05, it was opted forchi-square test andthe Fisher's exact test application. Thesemi open questions data were subjected to ALCESTE software and in light of the Bardin content analysis. The participants profile was characterized by mostly female (79%), aged 36-55 years-old (52%) , average of 42 years-old, a workload of 40 hours per week (62%), time of completion of undergraduate 6-15 years (57%) , worked in the mental health field for less than 10 years (72%) and in the researched institution for 5 years or less (52%) . From the study sample, 86% were attending user groups, 97% were accomplishing individual care, 94% were observing the patient's behavior, 92% were accomplishing family care, using mainly a cognitive approach (28 %). The qualitative data yielded five categories called: Academic education and performance in mental health; Lack of training and supervision in mental health; Professional practice difficulties in the substitute mental health services; Teamwork: between successes and conflicts; National Mental Health Policy: a reality still distant. It was detected suitability of the professionals roles and functions about the working time in the mental health field and researched institution; in the individual care and activities (observation and register of the patient's behavior and therapeutic procedures in the medical record); in promoting actions aiming the patient autonomy, in the group care of patients, and, in part, to the mentally patient s family, with inadequacies in the family groups care(52.3%). The specialized training in mental health(69.2%; p=0.02)and working dificults in substitutive services showed inadequacies, interfering in the roles and functions developed by professionals in these services(87.7%). It was proven suitability in the roles and functions accomplished by professionals in substitutive mental health services despite of living in their daily lives with numerous difficulties encountered in the development of their professional practices forward to working conditions.