As Contribuições do computador para a formação do leitor literário : uma chave para o ensino de literatura na escola/

Resumo: Este estudo investiga as contribuições do computador para o ensino de literatura na escola. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino de literatura a partir do (re)conhecimento da função mediadora e formativa do computador, no fortale...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Danielle Medeiros de., Oliveira, Marly Amarilha de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/212258
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Resumo:Resumo: Este estudo investiga as contribuições do computador para o ensino de literatura na escola. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino de literatura a partir do (re)conhecimento da função mediadora e formativa do computador, no fortalecimento do ensino literário e na abertura para novas possibilidades de apreciação da arte literária. Defende-se a tese de que o computador, por meio de suas multimídias integradas, pode trazer significativas contribuições para a formação do leitor de literatura no espaco escolar. Reafirma-se o valor da literatura para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos sujeitos escolares, enfocando o papel do computador na mobilizacao do interesse e da curiosidade dos alunos, na recriação da arte literária e na democratização desse texto, no cenário escolar. O estudo alinha-se à vertente qualitativa, com base em princípios da pesquisa-ação, necessários para proceder a uma intervenção pedagógica. Como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados a análise documental, a entrevista, o diário de campo, a construção de um portfolio, a gravação em áudio e em vídeo das sessões de leitura e o registro em blog. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do município de Natal - RN, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos, cuja faixa etária variava entre 9 e 14 anos. No curso da intervenção pedagógica, realizaram-se 8 aulas de leitura de literatura em diferentes suportes e gêneros, como o flipalbum/flipbook, a literatura eletrônica e o livro impresso. As sessões de leitura foram desenvolvidas conforme os moldes da andaimagem (scaffolding), descritos por Graves e Graves (1995). O corpus compõe-se de mensagens construídas nas etapas da pesquisa e é analisado com base em princípios da Análise de Conteúdos, especificados por Laurence Bardin (2011) e por Maria Laura Franco (2005). Tornou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2011; 2010; 2009; 2007; 2006; 2003; 1994; 1993), Belloni (2010), Buckingham (2007), Coll e Monereo (2010), Eco (1972; 1994; 2003; 2008), Cazden (1991), Calvino (1990), Candido (2012), Coelho (2009), Cope e Kalantzis (2003), Culler (1999), Freire (1996; 2003), Hayles (2009), Hunt (2010), Iser (1979; 1996), Jauss (1979), Kress (2001), Lajolo (1982), Lucas (2001), Pacheco (2004), Paulino (2001), Pound (2006), Rettenmaier (2009; 2010), Santaella (2003; 2004; 2005; 2007), Sartre (2006), Smith (1999; 2003), Stierle (1979), Veen e Vrakking (2009), Vigotski (1998), Zilberman e Lajolo (2009), dentre outros. A análise aponta a importância do diálogo entre literatura e mídia-educação para enriquecer o ensino literário e para situá-lo frente às necessidades e aos interesses da escola atual e de seus aprendizes. Confirma o valor do computador como objeto de ensino e de mediação para o encontro prazeroso com o texto literário, em uma transposição multimidiática, por melo do flipalbum, com a literatura eletrônica e com o livro impresso. Revela, ainda, a possibilidade de apreciação do texto literário pela via computacional, em situações de vivência das diferentes modalidades de leitura e de experiência estética, em que se registra o exercício da coautoria no ato de ler, a renovação de percepções, a exploração dos sentidos e dos sentimentos. Sinaliza, dessa forma, as contribuições do computador em uma proposição pedagógica de formação do leitor de literatura, tais como: a acessibilidade, a recriação e a democratização do literário; a formação de repertório; o convite à literatura impressa, pelo diálogo intertextual e pelo compartilhamento da condição de leitor; a formação de habilidades específicas necessárias ao leitor contemporâneo, como a articulação entre imagens e palavras; a construção da autonomia e da autoestima; o acolhimento da subjetividade leitora; o alargamento das perspectivas culturais de promoção da leitura. Ressalta, por fim, a importância do mediador de leitura na seleção de estratégias que viabilizem a formação literária e midiática por meio dessa interface, de modo que atenda às necessidades dos educandos dos novos tempos, desenvolvendo habilidades leitoras, incentivando o gosto pelo texto literário e a criticidade no ato de ler. #$&Abstract: This study investigates the contributions of the computer to literary teaching in the school. Its relevance consists in providing the teacher subsidies to wide his/her competences in literary teaching from the knowledge (and acknowledgment) of the mediator and forming function of the computer in strengthening the literary teaching and opening new possibilities of literary art's apreciation. It is defended the thesis that the computer, through its integrated multimedia, can bring significative contributions to the training of the readers in school space. The value of the literature to the development and learning of the school individuous is reaffirmed, focusing on computer's role in the mobilization of students' interest and curiosity, in the recreation of literary art and in its democratization in school scenary. The study is connected to the qualitaty strand, based on principles of the action research, which are necessary to lead to a pedagogical intervention. The documental analysis, the field diary, the creation of a portfolio, the audio and video recording of the reading sections and the blog registration were adopted as procedures and methodological instruments. The research was conducted in a public school in the city of Natal - RN, in a 5th grade class, with 23 students between 9 and 14 years old. During the pedagogical intervention, 8 reading classes happened in different media and genres as flipalbum/flipbook, electronic book and impressed books. The reading sections were conducted through the principles of scaffolding, defended by Graves and Graves (1995). The corpus is made of messages constructed in the steps of the research and it is analised based on principles of The Discourse Analysis, specified by Laurence Bardin (2011) and Maria Laura Franco (2005). It was taken as a theoretical framework the studies of Amarilha (2011; 2010; 2009; 2007; 2006; 2003; 1994; 1993), Belloni (2010), Buckingham (2007), Coll and Monereo (2010), Eco (1972; 1994; 2003; 2008), Cazden (1991), Calvino (1990), Candido (2012), Coelho (2009), Cope and Kalantzis (2003), Culler (1999), Freire (1996; 2003), Hayles (2009), Hunt (2010), Iser (1979; 1996), Jauss (1979), Kress (2001), Lajolo (1982), Lucas (2001), Pacheco (2004), Paulino (2001), Pound (2006), Rettenmaier (2009; 2010), Santaella (2003; 2004; 2005; 2007), Sartre (2006), Smith (1999; 2003), Stierle (1979), Veen and Vrakking (2009), Vigotski (1998), Zilberman and Lajolo (2009), among others. The analysis points to the importance of the dialogue between the book (literature) and the media education to enrich the literary teaching and place it towards the needs and interests of the school and its apprentices. It confirms the importance of the computer as a teaching object and a mediation object to the pleasant meeting with the literary text, in a multimedia transposition, through the flipalbum, with the electronic literary and the impressed book. It still reveals the possibiIity of the apreciation of the literary text through computer in lived situations of the different modalities of reading and aesthetical experience, in which it is registered the co-autorship practice, the perception's renewal and the exploration of senses and feelings It signals, in this way, the contributions of the computer in a pedagogical proposition of the reader's forming, such as: the accessibility, the rebuilding and the democratization of the literary; the forming of a repertoire; the invitation to printed books, through intertextual dialogue and through sharing the reader's condition; the forming of the specific skills necessary to the contemporary reader, as the articulation between images and words; the construction of autonomy and self-esteem; the host of reader subjectivity; the widing of cultural perspectives of promotion of reading. Finally, it points out the importance of the reading mediator in selecting strategies that enable literary and media forming through this interface so that it meets the needs of the students of the new times, developing reading skills, encouraging the taste for literary reading and the critical sense in the act of reading. #$&Résumé: Cette étude examine la contribution de l'ordinateur pour l'enseignement de la littérature á l'école. Sa pertinence est de fournir à l'enseignant subventions pour développer ses compétences dans l enseignement de la littérature a partir de la (re)connaissance de la fonction de médiation et de formation de I'ordinateur, pour le renforcement de l enseignement littéraire et pour I'ouverture à de nouvelles possibilités d'appréciation de l'art littéraire. On défend la thèse selon laquelle l'ordinateur, à travers ses multimédia intégrés, peut apporter des contributions importantes à la formation du lecteur de littérature dans le milieu scolaire. On réaffirme la valeur de la littérature pour le développement et I'apprentissage des matières scolaires, en mettant l'accent sur le rôle de l'ordinateur dans la mobilisation de l'intérêt et la curiosité des élèves, à la récréation de l'art littéraire et la démocratisation de ce texte, dans le milieu scolaire. L'étude est alignée à des aspects qualitatifs, basé sur les principes de la recherche-action, nécessaires pour faire une intervention pédagogique. Comme les outils et Ies procédures méthodologiques ont été adoptées à l'analyse de documents, interviews, journal de terrain, la construction d'un portefeuille, I'enregistrement audio et vidéo des séances de lecture et l'enregistrement sur blog. La recherche a eu lieu dans une école publique dans la ville de Natal - RN- Brésil, dans une classe de 5e année du primaire avec 23 élèves, âgés entre 9 et 14 ans. Au cours de l'intervention pédagogique, on a réalisé huit classes de lecture littéraire sur des différents supports et genres, comme le flipAlbum/flipbook, la littérature électronique et le Iivre imprimé. Les séances de lecture ont été développées selon les moules andaimagem (échafaudage) décrit par Graves et Graves (1995). Le corpus est constitué de messages construits dans les étapes de recherche et est analysé basée sur les principes d'analyse de contenu, spécifiées par Laurence Bardin (2011) et par Maria Laura Franco (2005). On a pris comme référence théoriques les études de Amarilha (2011, 2010, 2009; 2007; 2006, 2003, 1994, 1993), Belloni (2010), Buckingham (2007), Coll et Monereo (2010), Eco (1972 1994 , 2003; 2008), Cazden (1991), Calvin (1990), Candido (2012), Lapin (2009), Kalantzis et Cope (2003), Culler (1999), Freire (1996, 2003), Hayles (2009) Hunt (2010), Iser (1979, 1996) Jauss (1979), Kress (2001) Lajolo (1982) Lucas (2001), Pacheco (2004), Saint-Paul (2001), Livre (2006) Rettenmaier (2009 , 2010), Santaella (2003, 2004, 2005, 2007), Sartre (2006), Smith (1999, 2003) Stierle (1979) Veen et Vrakking (2009), Vigotski (1998), Zilberman et Lajolo (2009) , entre autres. L'analyse point à l'importance du dialogue entre la littérature et le média-éducation pour enrechir I'enseignement littéraire et le placer en face aux besoins et aux intérêts de l'école actuelle et de ses apprentis. Corfirme la valeur de l'ordinateur comme un objet d'enseignement et de médiation pour une rencontre agréable avec le texte littéraire, dans une transposition multimédia, par la FlipAlbum, avec la littérature électronique et le livre imprimé. II révèle également la possibilité d'appréciation du texte littéraire par les voies de l informatique, dans les situations d'expériences des différents modes de lecture et expérience esthétique, dans les quelles résulte I'exercice de co-auteur de I'acte de lecture, le renouvellement des perceptions, l'exploitation des sens et des sentiments. On signalise, ainsi les contributions de I'ordinateur dans une proposition pédagogique de formation du lecteur littéraire, tels comme : I'accessibilité, la reconstruction et la démocratisation du littéraire ; la formation de repertoire ; l invitation à la littérature imprimée, par le dialogue intertextuel et le partage de l'état de Iecteur ; la formation des compétences spécifiques nécessaires pour le lecteur contemporain, comme une articulation entre les images et les mots ; la construction de l'autonomie et de l'estime de soi ; l'accueil de la subjectivité lectrice; l'extension des perspectives culturelles pour promouvoir la lecture. On souligne, enfin, l importance du médiateur de lecture dans les choix des stratégies qui permettent la formation littéraire et médiatique à travers cette interface, afin qu'elIe réponde aux besoins des élèves des temps modernes, en développent les compétences lectrices, en encourageant le goût pour le texte littéraire et la criticité dans acte de lecture.