O Argumento dos contrários e a hipótese sobre a imortalidade no Fédon de Platão/

Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que no Fédon de Platão, a associação entre o argumento dos contrários e o argumento da reminiscência (72e 77e) seguida da analogia da investigação do eclipse do sol (99d-102a), que serve de modelo ao método de investigação ideal mostra que o mé...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa Júnior, Lourival Bezerra da., Silva, Markus Figueira da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16466/1/LourivalBCJ_TESE.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que no Fédon de Platão, a associação entre o argumento dos contrários e o argumento da reminiscência (72e 77e) seguida da analogia da investigação do eclipse do sol (99d-102a), que serve de modelo ao método de investigação ideal mostra que o método naturalista de investigação direta dos fenômenos (99c-100b) não conduz, necessariamente, ao verdadeiro conhecimento. Como método, adotou-se uma leitura comparativa e uma interpretação por aproximação do texto fonte. O resultado aqui obtido é a noção de como se dá o conhecimento no referido diálogo. Como conclusão se afirma que, nessa obra o conhecimento é uma espécie de recordação que se dá como reciprocidade entre um processo negativo de cognição e o estado cognitivo inato.#$&Abstract: The purpose of this work is to show that in Plato's Phaedon, the connection between the argument of the opposites and the argument of reminiscence (72e - 77e), followed by the investigation analogy of the eclipse of the sun (99d - 102a) which serves as a model to the ideal investigation method, shows that the naturalistic direct investigation method of phenomena (99c - 100b) does not, necessarily, conduct to true knowledge. The adopted method has been comparative reading and interpretation through approximation to the original text. The achieved result is an idea of how knowledge takes place in the refered dialogue. In conclusion, it is affirmed that, in this work, knowledge is a type of recollection which happens reciprocally between a negative cognition process and an innate cognitive state.