A Ação do Psicólogo na assistência social : "interiorização da profissão" e combate à pobreza /

A pobreza revela-se, no Brasil, como questão de primeira ordem. Segundo dados oficiais, 70 milhões de brasileiros vivem em condições precárias, sendo que, desses, 20 milhões não têm como suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. A Psicologia, como profissão inserida no campo do bem-estar so...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dantas, Cândida Maria Bezerra., Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17400/1/CandidaMBD_TESE.pdf
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Descrição
Resumo:A pobreza revela-se, no Brasil, como questão de primeira ordem. Segundo dados oficiais, 70 milhões de brasileiros vivem em condições precárias, sendo que, desses, 20 milhões não têm como suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. A Psicologia, como profissão inserida no campo do bem-estar social e cuja história aponta para a busca de uma ação comprometida socialmente, não poderia ficar alheia a essa situação. Partindo dessa premissa, questionam-se quais as respostas que a Psicologia tem dado a tal questão, tanto no que concerne à produção do conhecimento, quanto à intervenção na realidade social. O objetivo do trabalho é investigar a produção de conhecimento em Psicologia relacionada à pobreza, analisando as proposições, os limites e impactos das ações empreendidas pelos psicólogos. Foi realizada uma pesquisa documental com a literatura brasileira psicológica em três etapas: levantamento nas bases de dados referenciais disponíveis na Internet e construção de um banco de dados com 312 publicações; recuperação e codificação dos resumos de 109 artigos científicos; seleção, leitura e análise de 47 artigos científicos. Os resultados foram agrupados em três partes: caracterização geral da produção; o lugar da pobreza na literatura psicológica; as temáticas presentes nas produções. A produção acerca do tema é dispersa, heterogênea e possui interseção com outras áreas do conhecimento. Com relação à forma como a pobreza aparece nesses estudos, destacam-se: pobreza como critério para recorte populacional e estudo das conseqüências psicológicas para os indivíduos; relatos de experiência com populações pobres; caracterização dessas populações; relação da pobreza com outras temáticas sociais; desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem em crianças pobres. De uma forma geral, verifica-se um avanço da Psicologia na produção de conhecimento e atuação com populações pobres. No entanto, ainda é necessário construir teorias e técnicas inovadoras de trabalho, bem como compreender os limites estruturais da atuação profissional com essas populações.#$&Poverty is a main theme in Brazil: according to official data, poverty reachs 70 million Brazilian people, and, between them, 20 million are unable to provide their basic needs. Psychology, as a welfare profession, and given its historical concerns with social actions, could not be away from this theme. Based on this, we ask: Which answers Psychology can provide, toward both the production of knowledge and the practice about social reality? The purpose of this paper is to investigate the psychological scientific production on poverty and the propositions, limits and impacts of psychological actions. We carried out a three stages documental based study analyzing Brazilian psychological literature: (1) online databases survey (312 papers identified); (2) 109 scientific abstracts accessed and coded; (3) selected 47 scientific papers read and analyzed. Results are presented in three sections: general description of the selected scientific production; characterization of the role of poverty in psychological literature; and themes presented at the papers. The academic production about the main theme (poverty) is dispersed, heterogeneous, and related to other fields of knowledge. Poverty is presented at these studies in many ways, such as: a criterium for sample design and the assessment of its psychological impacts; reports on professional experience with poor population; descriptions of this population group; relationship between poverty and others social themes; developmental and learning problems of poor children. In general, it appears that Psychology has improved the scientific production and experiences with poor population. However, it is necessary to build up theories and technical innovations and also to understand structural boundaries for professional practice with this population group.