A Influência da emissividade dos pavimentos urbanos nos índices de conforto térmico - estudo de caso em Natal/RN/

Resumo: As cidades são sistemas abertos a fluxos de energia e a contínuas mudanças, fazendo com que seus problemas ambientais sejam uma prioridade para diferentes áreas científicas. Visando contribuir com o entendimento destes sistemas, o objetivo desta dissertação é verificar a relação existente en...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Matos, Emmanuelle Maria Vasconcelos., Araújo, Virgínia Maria Dantas de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/210163
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Descrição
Resumo:Resumo: As cidades são sistemas abertos a fluxos de energia e a contínuas mudanças, fazendo com que seus problemas ambientais sejam uma prioridade para diferentes áreas científicas. Visando contribuir com o entendimento destes sistemas, o objetivo desta dissertação é verificar a relação existente entre a emissividade de superfícies encontradas em quantidade significativa no meio urbano e os índices de conforto térmico. Foi selecionado o índice de conforto térmico PET Temperatura Fisiológica Equivalente (ºC), que descreve as condições térmicas do ambiente externo, sendo obtido a partir da equação de balanço térmico do corpo humano em condições de estabilidade. Os dados climáticos de referência foram obtidos em medições de campo durante os meses de julho de 2010 e fevereiro de 2011, por 07 dias para cada período climático caracterísitico de verão (seco) e de inverno (chuvoso) respectivamente. Foram utilizados dados radiométricos da estação agrometeorológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/Laboratório de Variáveis Ambientais e Tropicais LAVAT, (para quantificar a radiação global) e da Estação Meteorológica móvel DAVIS onde foi adaptado um medidor de radiação solar (Solar Power Meter- MES100). Ao realizar o balanço energético foi percebida interação entre essas variáveis para cada superfície, diferente do que foi levantado como hipótese na fase inicial desta dissertação. Este fato pode ser justificado pela interação com outros fatores ambientais como direção e velocidade do ar. Portanto é fundamental para os estudos ambientais compreender a emissividade das superfícies não como um elemento isolado, mas como um fator que interage diretamente com os demais componentes urbanos, sejam eles fatores climáticos, físicos, ou humanos, sendo capaz de interferir e determinar alterações nesse esspaço e microclima. #$&Abstract: Cities are systems open to energy flows and continuous changes, making their environmental problems are a priority for different scientific areas. To contribute to this thinking, the goal of this dissertation to assess the relationship between the emissivity of surfaces found in urban areas: asphalt, grass emerald, land and natural granite cobblestones and the thermal comfort index was selected thermal comfort index PET - Physiological Equivalent Temperature (° C), which describes the thermal conditions of the external environment, being obtained from the equation of thermal balance of the human body in a stable. Climatic data were obtained in the reference field measurements during the months of July 2010 and February 2011, for 07 days for each period climatic characteristics make the summer (dry) and winter (rainy) respectively. We used the weather station radiometric data from the Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/ Laboratório de Variáveis Ambientais e Tropicais LAVAT, (to quantify the global radiation) and the Meteorological Station where mobile DAVIS was adapted from a solar radiation meter (Solar Power Meter - MES100). By performing the energy balance was perceived slight interaction between these variables for each surface, different from what was assumed in the initial phase of this study. This fact can be explained by the interaction with other environmental factors such as direction and speed of the air. Therefore it is essential to understand the environmental studies emissivity surfaces not as an isolated element, but as a factor that directly interacts with the other components of urban, whether climatic factors, physical or human, being able to interfere and determine changes in this space and microclimate.