Potencial de convergência regional em educação no Brasil /

Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do paí...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Marcelo., Oliveira, Luis Felipe Batista de., Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Formato: Folheto
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/210124
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.