Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /

No Brasil, os idosos correspondem a 21 milhões da população, 11,3% total da população. A pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais do ser idoso e sua influência sobre as práticas educativas para a velhice, aconteceu nos grupos de convivência e envolveu 103 idosos, os sujeitos d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Paula, Rouseane da Silva., Domingos Sobrinho, Moisés., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14472/1/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisSerIdoso_Paula_2014.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-138394
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Práticas educativas -
Idoso -
Tese.
Representação social -
Idoso -
Tese.
Programa API-Conviver(Apoio a Pessoa Idosa) -
Natal(RN) -
Tese.
La représentation sociale d'être vieux.
Influences sur la pratique éducative de la vieillesse.
spellingShingle Práticas educativas -
Idoso -
Tese.
Representação social -
Idoso -
Tese.
Programa API-Conviver(Apoio a Pessoa Idosa) -
Natal(RN) -
Tese.
La représentation sociale d'être vieux.
Influences sur la pratique éducative de la vieillesse.
Paula, Rouseane da Silva.
Domingos Sobrinho, Moisés.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /
description No Brasil, os idosos correspondem a 21 milhões da população, 11,3% total da população. A pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais do ser idoso e sua influência sobre as práticas educativas para a velhice, aconteceu nos grupos de convivência e envolveu 103 idosos, os sujeitos da pesquisa tinham acima de 60 anos. Para tanto apoiamo-nos, dentre outros suportes, na teoria das representações sociais de Serge Moscovici e na teoria do Núcleo Central desenvolvida por Jean-Claude Abric (2000), bem como, nos estudos sobre envelhecimento humano (NERI, 2001; ELIAS, 2001; MATTA, 2003, PEIXOTO, 2005, BOSI, 2002). Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método de determinação do núcleo central e entrevistas semiestruturadas com idosos não participantes dos grupos de contraste para fins de contraste. Realizamos também a análise da frequência de evocação e ordem média de evocação, conforme propõe Abric (2000) e a análise categorial de conteúdo para entrevistas e justificativas das evocações. A análise das evocações foi realizada pelo software EVOC 2000, este apresentou o quadro com os possíveis elementos do Núcleo Central da representação social para o grupo investigado: feliz, saúde, liberdade, e vida. Ao elucidarmos a estrutura do conteúdo representacional, identificamos que as cognições feliz e liberdade estão associadas à natureza descritiva da representação social, enquanto as cognições vida e saúde referem-se a natureza prescritiva para os idosos. Constatamos que acontece a reprodução do discurso circulante e estereotipado da velhice como melhor idade e, ao mesmo tempo, como sinônimo de doenças; reprodução de práticas estigmatizadas, com base em atividades recreativas e, por vezes, infantilização dessa população. Assim, a representação social compreendida como um guia para a ação, nesta visão estigmatizada da pessoa idosa, resulta em práticas educativas esvaziadas do propósito de envelhecimento com dignidade, a despeito da legislação vigente que garante esse direito para o idoso brasileiro.#$&Au Brésil, la population âgées correspondent de 21 millions, 11,3% de la population totale du pays. La recherche visait à étudier les représentations sociales des personnes âgées et de leur influence sur les pratiques éducatives avec une attention sur la vieillesse, qui s est passé en lieu dit les groupes sociaux de coexistence, et a impliqué 103 personnes, les sujets avaient plus de 60 ans. Pour cela nous nous fions, entre autres, en théorie des représentations sociales de Serge Moscovici et dan la théorie du noyau central développé par Jean-Claude Abric (2000), et aussi dans des études sur le vieillissement humain (NERI, 2001; ELIAS, 2001 , MATTA, 2003, PEIXOTO, 2005, BOSI, 2002). Du point de vue méthodologique, nous utilisons la méthode de détermination du noyau central et des entretiens semi-structurées avec les personnes qui ne participent pas des groupes de contraste aux fins de la contraste. Nous avons aussi effectué une analyse de la fréquence et de l'évocation de commande moyenne d'évocation, a proposé par Abric (2000) et l'analyse catégorielle des contenus et des justifications pour les entretiens d'évocations. L'analyse a été effectuée par le logiciel des évocations EVOC 2000, il a présenté du cadre avec les éléments possibles du noyau central de la représentation sociale du groupe étudié: heureuse, la santé, la liberté et la vie. En analysant la structure du contenu représentationnel, nous avons identifié que les cognitions heureux et la liberté sont liées à la nature descriptive de la représentation sociale, tandis que la vie et la santé son des cognitions qui se rapportent à caractère prescriptif pour les personnes âgées. Nous constatons ce qui se passe à la reproduction du discours circulant et stéréotypés sur la vieillesse comme «meilleur âge» et en même temps, comme un synonyme des maladies, qui reproduit les pratiques de lecture stigmatisés basés sur les activités récréatives et parfois l infantilisation de cette population âgée. Ainsi, la représentation sociale entendue comme un guide pour l'action, cette vision stigmatisé des personnes âgées, a donné lieu à des pratiques pratiques éducatives vidées dans le but de vieillir avec dignité, en dépit de la législation qui garantit ce droit aux personnes âgées.
format Tese
author Paula, Rouseane da Silva.
Domingos Sobrinho, Moisés.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Paula, Rouseane da Silva.
Domingos Sobrinho, Moisés.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Paula, Rouseane da Silva.
title Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /
title_short Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /
title_full Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /
title_fullStr Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /
title_full_unstemmed Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN /
title_sort representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em natal/rn /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14472/1/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisSerIdoso_Paula_2014.pdf
work_keys_str_mv AT paularouseanedasilva representacoessociaisdoseridosoesuasimplicacoesnaassistenciaenaspraticaseducativasvoltadasapopulacaoidosaresidenteemnatalrn
AT domingossobrinhomoises representacoessociaisdoseridosoesuasimplicacoesnaassistenciaenaspraticaseducativasvoltadasapopulacaoidosaresidenteemnatalrn
AT universidadefederaldoriograndedonorte representacoessociaisdoseridosoesuasimplicacoesnaassistenciaenaspraticaseducativasvoltadasapopulacaoidosaresidenteemnatalrn
_version_ 1766810507707154432
spelling oai:localhost:123456789-1383942022-12-01T03:59:04Z Representações sociais do "ser idoso" e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN / Paula, Rouseane da Silva. Domingos Sobrinho, Moisés. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Práticas educativas - Idoso - Tese. Representação social - Idoso - Tese. Programa API-Conviver(Apoio a Pessoa Idosa) - Natal(RN) - Tese. La représentation sociale d'être vieux. Influences sur la pratique éducative de la vieillesse. No Brasil, os idosos correspondem a 21 milhões da população, 11,3% total da população. A pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais do ser idoso e sua influência sobre as práticas educativas para a velhice, aconteceu nos grupos de convivência e envolveu 103 idosos, os sujeitos da pesquisa tinham acima de 60 anos. Para tanto apoiamo-nos, dentre outros suportes, na teoria das representações sociais de Serge Moscovici e na teoria do Núcleo Central desenvolvida por Jean-Claude Abric (2000), bem como, nos estudos sobre envelhecimento humano (NERI, 2001; ELIAS, 2001; MATTA, 2003, PEIXOTO, 2005, BOSI, 2002). Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método de determinação do núcleo central e entrevistas semiestruturadas com idosos não participantes dos grupos de contraste para fins de contraste. Realizamos também a análise da frequência de evocação e ordem média de evocação, conforme propõe Abric (2000) e a análise categorial de conteúdo para entrevistas e justificativas das evocações. A análise das evocações foi realizada pelo software EVOC 2000, este apresentou o quadro com os possíveis elementos do Núcleo Central da representação social para o grupo investigado: feliz, saúde, liberdade, e vida. Ao elucidarmos a estrutura do conteúdo representacional, identificamos que as cognições feliz e liberdade estão associadas à natureza descritiva da representação social, enquanto as cognições vida e saúde referem-se a natureza prescritiva para os idosos. Constatamos que acontece a reprodução do discurso circulante e estereotipado da velhice como melhor idade e, ao mesmo tempo, como sinônimo de doenças; reprodução de práticas estigmatizadas, com base em atividades recreativas e, por vezes, infantilização dessa população. Assim, a representação social compreendida como um guia para a ação, nesta visão estigmatizada da pessoa idosa, resulta em práticas educativas esvaziadas do propósito de envelhecimento com dignidade, a despeito da legislação vigente que garante esse direito para o idoso brasileiro.#$&Au Brésil, la population âgées correspondent de 21 millions, 11,3% de la population totale du pays. La recherche visait à étudier les représentations sociales des personnes âgées et de leur influence sur les pratiques éducatives avec une attention sur la vieillesse, qui s est passé en lieu dit les groupes sociaux de coexistence, et a impliqué 103 personnes, les sujets avaient plus de 60 ans. Pour cela nous nous fions, entre autres, en théorie des représentations sociales de Serge Moscovici et dan la théorie du noyau central développé par Jean-Claude Abric (2000), et aussi dans des études sur le vieillissement humain (NERI, 2001; ELIAS, 2001 , MATTA, 2003, PEIXOTO, 2005, BOSI, 2002). Du point de vue méthodologique, nous utilisons la méthode de détermination du noyau central et des entretiens semi-structurées avec les personnes qui ne participent pas des groupes de contraste aux fins de la contraste. Nous avons aussi effectué une analyse de la fréquence et de l'évocation de commande moyenne d'évocation, a proposé par Abric (2000) et l'analyse catégorielle des contenus et des justifications pour les entretiens d'évocations. L'analyse a été effectuée par le logiciel des évocations EVOC 2000, il a présenté du cadre avec les éléments possibles du noyau central de la représentation sociale du groupe étudié: heureuse, la santé, la liberté et la vie. En analysant la structure du contenu représentationnel, nous avons identifié que les cognitions heureux et la liberté sont liées à la nature descriptive de la représentation sociale, tandis que la vie et la santé son des cognitions qui se rapportent à caractère prescriptif pour les personnes âgées. Nous constatons ce qui se passe à la reproduction du discours circulant et stéréotypés sur la vieillesse comme «meilleur âge» et en même temps, comme un synonyme des maladies, qui reproduit les pratiques de lecture stigmatisés basés sur les activités récréatives et parfois l infantilisation de cette population âgée. Ainsi, la représentation sociale entendue comme un guide pour l'action, cette vision stigmatisé des personnes âgées, a donné lieu à des pratiques pratiques éducatives vidées dans le but de vieillir avec dignité, en dépit de la législation qui garantit ce droit aux personnes âgées. 1 2022-10-06T10:23:01Z 2022-10-06T10:23:01Z 2012. Tese 374.7-053.9 P324r TESE 209652 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14472/1/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisSerIdoso_Paula_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14472/1/Representa%c3%a7%c3%b5esSociaisSerIdoso_Paula_2014.pdf