A 'prisão sem muros' da Queer Theory nos contos 'Dama da Noite' e 'O Rapaz Mais Triste do Mundo' de Caio Fernando Abreu /

Resumo: Nesta dissertação, analisa-se sob uma perspectiva comparatista a relação entre os contos: 'A Dama da noite' e 'O rapaz mais triste do mundo', de Caio Fernando Abreu, com o intuito de revelar, analisar, estabelecer diálogos sígnicos com a Queer Theory. Buscou-se, acima de...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Robson Teotônio da., Lima, Tânia Maria de Araújo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16311/1/RobsonTS_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: Nesta dissertação, analisa-se sob uma perspectiva comparatista a relação entre os contos: 'A Dama da noite' e 'O rapaz mais triste do mundo', de Caio Fernando Abreu, com o intuito de revelar, analisar, estabelecer diálogos sígnicos com a Queer Theory. Buscou-se, acima de tudo, fazer uma desleitura pautada na contextualidade discursiva da literatura pós-moderna. Objetivou-se, assim, justificar e esclarecer as inúmeras questões que surgem nas relações emblemáticas de personagens que estão presentes no texto e no contexto cultural, histórico e social. Destaca-se, ainda, que os enunciados de valor comparativo identificados nas obras, dadas às singularidades de cada uma delas, não possibilitam classificá-las, apenas, como 'figuras de retórica' das quais a comparação pode ser citada como exemplo. Nesse caso, elas servem para nortear os caminhos que possam levar a compreender melhor o paralelismo criado entre o mundo de valores e adjetivos binários sugeridos pela sociedade e tão bem retratados nas ideias e textos de Caio Fernando Abreu.#$&Abstract: In this dissertation, we analyze, in a comparative perspective, the link between the short stories: 'Dama da Noite' and 'O Rapaz mais triste do mundo', of Caio Fernando Abreu. In order to reveal, analyze and establish relevant dialogues with Queer Theory, it‟s important, above all, make a misreading guided in the discursive contextuality of postmodern literature. In order to justify and clarify the many issues that arises in the emblematic relationships of characters that are present in the text and in the cultural context, historically and socially. It also highlights the utterance comparative value identified in the works, given the peculiarities of each one of them, not being possible to classify them as `figures of language` with which the comparison can be cited as an example. In this case, they serve to inspire the ways that may lead us to a better understanding of the parallels created between a world of the binary value and adjectives suggested by society and so well portrayed in the ideas and writings of Caio Fernando Abreu