Poesia submersa : poetas e poemas no Rio Grande do Norte 1900-1990 /

Resumo: 0 presente trabalho busca situar a produção poética do Estado do Rio Grande do Norte diante do contexto da poesia brasileira, apresentando dados sobre a produção potiguar na primeira metade do século XX, mais precisamente do período compreendido entre 1900 e 1950, mas cujo foco mais preciso...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Alexandre, Araújo, Humberto Hermenegildo de, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Resumo:Resumo: 0 presente trabalho busca situar a produção poética do Estado do Rio Grande do Norte diante do contexto da poesia brasileira, apresentando dados sobre a produção potiguar na primeira metade do século XX, mais precisamente do período compreendido entre 1900 e 1950, mas cujo foco mais preciso será sobre o período compreendido entre 1950 e 1990. O intuito aqui é o de apontar nomes e obras que vem em uma publicação contínua desde o advento do Modernismo no estado, cujo marco inicial é o Livro de poemas de Jorge Fernandes, publicado no ano de 1927. Dali em diante, a poesia de aspectos modernos/modernistas produzida por norte-rio-grandenses passa por um vácuo criativo entre as décadas de 1930 e 1940, indo ressurgir em uma perspectiva pós-Segunda Guerra Mundial, combinada com uma série de fatores sociais e culturais, sejam eles locais e nacionais (urbanização, conscientização gradativa sobre a literatura nacional, a Geração de 45, entre outras). Serão utilizados os conceitos apresentados por Antonio Candido (2000) em torno da expressão "dialética do local e do cosmopolitismo" na literatura brasileira, além das considerações teóricas de Iumna Maria Simon (1999, 1982), Benedito Nunes (2009), Heloísa Buarque de Hollanda (2006, 1982) e Teresa Cabanas (2000). Outros referenciais teóricos essenciais para a leitura do gênero lírico de uma forma mais ampla, como Hugo Friedrich (1979) e Fredric Jameson (2005, 2006), também será levados em consideração. O período assinalado entre 1900 e 1990 compõe uma época de evidente produção poética no estado em questão e ainda pouco estudada no âmbito acadêmico, talvez pelo ainda relativo desconhecimento desta produção no campo da literatura nacional, incluindo representantes de várias correntes da poesia contemporânea (caso do Poema-Processo e da Poesia Marginal). A partir da assertiva da existência de uma considerável quantidade de nomes da poesia norte-rio-grandense a partir de 1950, para delimitar um corpus escolhido como padrão, além de uma introdução para cada década, na maior parte da tese são analisados três poetas que podem ser considerados como exemplares de cada decênio compreendido entre 1950 e 1990, no intuito de ilustrar e aplicar as teorias acerca da poesia brasileira. Quando se fizer necessário, devido à complexidade de determinados movimentos literários, caso da Geração 61, do Poema-processo e da Poesia Marginal, o foco irá alcançar também questões acerca do poema por conta das peculiaridades de cada uma destas produções literárias. Além de contextualizar a poesia potiguar diante da produção brasileira - e universal, quando isto se fizer possível e necessário -, objetiva-se encontrar dados comuns entre a produção poética local e nomes expressivos da poesia nacional do século XX no intuito de legitimar a produção poética norte-rio-grandense em um contexto mais amplo no âmbito da poesia brasileira moderna/contemporânea, e que, evidentemente, ainda carece de estudos para ser melhor compreendida, sendo este um esforço a mais no seu entendimento enquanto forma de expressão cultural.#$&Abstract: This work intends to situate the poetic production in Rio Grande do Norte State into the context of the contemporary Brazilian poetry, especially on the period between 1900 and 1990, noticing that the norte-rio-grandense poetry frequently is pointing out poets into an continuous flux since the beginning of the Modernism in the State, which its initial landmark is the Livro de poemas de Jorge Fernandes, published in 1927. From now on, the modern/modernist poetry written by norte-rio-grandenses passes through a vacuum between the decades of 1930 and 1940, coming out on another perspective around post-Second World War, combined with a series of social and cultural elements, spread on a local presence or a national widely way (urbanization, progressive awareness about the national literature, Generation of 45, and other ones). However, the most part of this research is about the period between 1950 and 1990. Following the concepts presented by Antonio Candido (2000) around the expression "dialectics of local and cosmopolitism" into the Brazilian literature, besides the theoretical considerations of Iumna Maria Simon (1999), Benedito Nunes (2009), Heloisa Buarque de Hollanda (2006, 1982), Teresa Cabanas (2000), and other references considered as vital to the lyrical genre lecture in the contemporaneity, as Hugo Friedrich (1979) and Fredric Jameson (2005, 2006). The period cursed between 1900 and 1990 compounds an age of poetic production in evidence on the State and still it is studied on a discreet way inside the academic research, maybe due to the fact of being a kind of unknown production on the widely production of the national literature, including the names of various trends in the contemporary poetry (as Poema-Processo and Poesia Marginal). Confirmed the existence of considerable quantity of names of the norte-rio-grandense poetry since the 1950's, to delimit a chosen standard corpus, there will be an introduction to each decade, on the largest part of the thesis will be analyzed three poets, all of them considered as essential to each decade between 1950 and 1990, into the purpose to illustrate and apply the varied theories surrounding the Brazilian poetry. When it is necessary, due to the complexity of some literary movements, as the Generation 61, the Poema-Processo and the Poesia Marginal, the focus will be also on questions as for the poem due to the peculiarities noted on each of these literary productions. Beyond the context around the potiguar poetry on the large Brazilian production, when it is possible, the objective is to find common points between the local poetry and the expressive names of the twentieth century national poetry, all into the main target to bring a legitimating act about the norte-rio-grandense poetic production into a larger context inside the modern/contemporary Brazilian poetry, which still figures out an evidence of new studies to be better comprehended, and this research is another effort to its understanding as a form of cultural expression.