A Organização da interação professor-aluno em sala de aula : turnos e o par pergunta-resposta /

Resumo: Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Maria Betânia Dantas de., Galvão, Marise Adriana Mamede, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16299/1/MariaBDF_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse objetivo, inspiramo-nos em alguns trabalhos acerca da organização da interação que adotaram a perspectiva dos estudos interacionais e a abordagem etnográfica, a fim de explicitar o conhecimento nos espaços de ensino e aprendizagem. Entre eles, citamos as pesquisas de Galvão (1996, 2004) e de Matêncio (2001). Nessa direção, descrevemos o processo de interação em sala de aula em uma escola pública, analisando e interpretando as ações de linguagem realizadas pela professora e pelos alunos. Teoricamente, embasamo-nos, principalmente, na Análise da Conversação, ancorando-nos no estudo pioneiro de Sacks, Schegloff e Jefferson ([1974] 2003); nos postulados de Marcuschi ([1986] 2007a); nas pesquisas de Kerbrat-Orecchioni (2006), dentre outros. Explicitamos uma tipologia de perguntas e respostas em sala de aula, quanto à sua forma e função, conforme os postulados teóricos de Stubbs (1987), Araújo (2003), Favero, Andrade e Aquino (2006), Silva (2006) e Koshik (2010). Analisamos a organização da tomada de turno, seguida de uma investigação sobre perguntas e respostas no discurso desenvolvido face a face. Na tentativa de compreendermos o cotidiano dos envolvidos no cenário de sala de aula, adotamos a abordagem etnográfica e o método indutivo, nas perspectivas de André (2010) e Chizzotti (2006). Os dados foram gerados através de pesquisa de campo, por meio de gravações (em áudio) de aulas de Língua Portuguesa, posteriormente transcritas e transformadas no corpus de pesquisa. As análises demonstraram que a interação entre professora e alunos organizou-se em trocas de turnos, na maioria das vezes, controladas pela professora, evidenciando-se uma relação de assimetria entre os participantes. Esses turnos concretizados, geralmente, no par adjacente pergunta-resposta revelaram como a construção do conhecimento se realiza em sala de aula. Por fim, observamos que a interação em sala de aula de Língua Portuguesa é organizada por aspectos sociais e pedagógicos intrinsecamente imbricados. #$&Abstract: This work focuses primarily on the classroom interaction, specifying aspects of the linguistic-discursive organization, in the shared production of speech by the teacher and students, materialized in turns of talk, emphasizing the question-answer pair in Portuguese Language class. To achieve this goal, we have researched some works on the organization of interaction, which adopt the perspective of interactional studies and ethnographic approach in order to explain the knowledge in areas of teaching and learning. Among these, we can cite the research by Galvão (1996, 2004) and the work by Matêncio (2001). In this sense, we describe the process of class interaction in a public school and we analyze and interpret the linguistic actions performed by the teacher and the students. Theoretically, our work is based mainly on the studies of Conversation Analysis, especially on Sacks, Schegloff and Jefferson's ([1974] 2003) pioneering research, on Marcuschi's ([1986] 2007a) investigation, and on Kerbrat-Orecchioni's (2006) study, among others. Thus, the data analyses have enabled us to show a typology of questions and answers in the classroom, identifying their form and function according to theoretical studies by Stubbs (1987), Araújo (2003), Favero, Andrade and Aquino (2006), Silva (2006) and Koshik (2010). We have analyzed turn-taking organization in the classroom, followed by an investigation of questions and answers in face to face interaction. Attempting to understand the daily life of those involved in the classroom setting, we have adopted an ethnographic approach and an inductive and interpretative method, according to Andre's ([1996] 2010) and Chizzotti's (2006) perspectives. The data we have investigated were generated in the field research, through audio recordings in Portuguese classes and later transcribed to compose the research corpus. The data analyses have showed that teacher-student interaction was organized in turn exchanges, mostly controlled by the teacher, highlighting an asymmetric relationship between the participants. These exchanges that are generally developed in the question-answer adjacent pair revealed how the knowledge construction takes place in the classroom. Finally, we have found that interaction in the Portuguese Language class is organized by social and pedagogical aspects intrinsically connected.