A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /

Resumo: Neste trabalho, analisamos as "memórias de leitura" de professores de língua materna, produzidas em contexto de formação continuada. Tivemos como objetivo compreender o modo como cada sujeito construiu a sua imagem de leitor. Nossa abordagem teórica sobre a construção da imagem de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Ester Cavalcanti da Silva., Alves, Maria da Penha Casado., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16294/1/EsterCSA_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-138158
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Linguística aplicada -
Dissertação.
Leitura imagética -
Dissertação.
Formação do leitor -
Língua materna -
Dissertação.
Gêneros discursivos -
Dissertação.
Memoirs reading.
Teachers of mother tongue.
Context of continuing education.
spellingShingle Linguística aplicada -
Dissertação.
Leitura imagética -
Dissertação.
Formação do leitor -
Língua materna -
Dissertação.
Gêneros discursivos -
Dissertação.
Memoirs reading.
Teachers of mother tongue.
Context of continuing education.
Araújo, Ester Cavalcanti da Silva.
Alves, Maria da Penha Casado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
description Resumo: Neste trabalho, analisamos as "memórias de leitura" de professores de língua materna, produzidas em contexto de formação continuada. Tivemos como objetivo compreender o modo como cada sujeito construiu a sua imagem de leitor. Nossa abordagem teórica sobre a construção da imagem de si foi fundamentada na concepção de ethos discursivo, percebendo-o com Charaudeau (2006) como algo construído no entrecruzamento de olhares (de si e do outro). Para compreender o modo como cada professor construiu a sua imagem de leitor nesse entrecruzamento de olhares (de si e do outro), baseamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2003, 2010b) sobre o olhar exotópico ou o olhar distanciado/olhar externo. Portanto, na análise, procuramos flagrar o olhar exotópico dos professores sobre si, nas várias fases da sua formação de leitor, e, a partir do nosso olhar exotópico de pesquisadora, demos um acabamento provisório na imagem de leitor que os professores construíram de si. Para a análise, adotamos outros pressupostos teóricos, quais sejam: sobre gêneros discursivos, tema, composição e estilo, enunciado e vozes sociais, baseamos-nos em Bakhtin (1997, 2003, 2010a, 2010b); sobre a noção de ethos discursivo nos ancoramos nos estudos realizados por Maingueneau (2008a, 2008b); sobre a leitura, adotamos os referenciais teóricos de Rojo (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d), Garcez (2002), Freire (2008) e Silva Neto (2007). Pelo fato de o gênero discursivo "memórias de leitura" fazer remissão à temática memória e estar relacionado ao contexto de formação de professores, respaldamo-nos teoricamente em Aragão (1992) e Novoa (2007). Situada na área da Linguística Aplicada, a pesquisa se alinha à abordagem qualitativo-interpretativista de base sócio-histórica. Por fim, a partir da análise do corpus, dos dados que emergiram dos enunciados, concluímos afirmando que os leitores construíram imagens de si de leitores ativos, de leituras valorizadas e desvalorizadas pela cultura oficial. #$&Abstract: In this work, we analyzed reading memories of mother language teachers in continuing education context. Our objective was to understand how each individual has built his/her reader image. Our theoretical approach to the construction of self-image was based on the concept of discursive ethos, understanding it with Charaudeau (2006) as something constructed in the intersection of glances (of the self and the other). To understand how each teacher has built his/her reader image in that intertwining of glances (of the self and the other) we are on the contributions of Bakhtin (2003, 2010b) on exotopic glance or distant/external glance. Therefore, in the analysis, we tried to capture the exotopic glance of the teachers about themselves in the various stages of their reader formation and from our exotopic look of researcher; we gave provisional finish of the reader image that teachers built of themselves. For the analysis, we adopted other theoretical assumptions: about genres, theme, composition and style, statement and social voices we based on Bakhtin (1997, 2003, 2010a, 2010b); on the notion of the discursive ethos we anchored in studies conducted by Maingueneau (2008a, 2008b); about reading, we adopted the theoretical references of Rojo (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d), Garcez (2002), Freire (2008) and Silva Neto (2007). For the discursive genre reading memories makes reference to the theme memory as well as is related to the context of teacher training, the study was supported in Aragao (1992) and Novoa's (2007) theory. Situated in the area of Applied Linguistics, the research aligns with qualitative-interpretative approach of socio-historical basis. Finally, from the analysis of the corpus, data that emerged from the findings, we conclude by stating that readers have created images of themselves as active readers, readers interested in both readings, the ones respected and the ones unappreciated by the official culture.
format Dissertação
author Araújo, Ester Cavalcanti da Silva.
Alves, Maria da Penha Casado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Araújo, Ester Cavalcanti da Silva.
Alves, Maria da Penha Casado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Araújo, Ester Cavalcanti da Silva.
title A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
title_short A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
title_full A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
title_fullStr A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
title_full_unstemmed A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
title_sort construção da imagem do leitor em memórias de leitura /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16294/1/EsterCSA_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT araujoestercavalcantidasilva aconstrucaodaimagemdoleitoremmemoriasdeleitura
AT alvesmariadapenhacasado aconstrucaodaimagemdoleitoremmemoriasdeleitura
AT universidadefederaldoriograndedonorte aconstrucaodaimagemdoleitoremmemoriasdeleitura
AT araujoestercavalcantidasilva construcaodaimagemdoleitoremmemoriasdeleitura
AT alvesmariadapenhacasado construcaodaimagemdoleitoremmemoriasdeleitura
AT universidadefederaldoriograndedonorte construcaodaimagemdoleitoremmemoriasdeleitura
_version_ 1766818289651023872
spelling oai:localhost:123456789-1381582022-12-01T03:54:13Z A Construção da imagem do leitor em memórias de leitura / Araújo, Ester Cavalcanti da Silva. Alves, Maria da Penha Casado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Linguística aplicada - Dissertação. Leitura imagética - Dissertação. Formação do leitor - Língua materna - Dissertação. Gêneros discursivos - Dissertação. Memoirs reading. Teachers of mother tongue. Context of continuing education. Resumo: Neste trabalho, analisamos as "memórias de leitura" de professores de língua materna, produzidas em contexto de formação continuada. Tivemos como objetivo compreender o modo como cada sujeito construiu a sua imagem de leitor. Nossa abordagem teórica sobre a construção da imagem de si foi fundamentada na concepção de ethos discursivo, percebendo-o com Charaudeau (2006) como algo construído no entrecruzamento de olhares (de si e do outro). Para compreender o modo como cada professor construiu a sua imagem de leitor nesse entrecruzamento de olhares (de si e do outro), baseamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2003, 2010b) sobre o olhar exotópico ou o olhar distanciado/olhar externo. Portanto, na análise, procuramos flagrar o olhar exotópico dos professores sobre si, nas várias fases da sua formação de leitor, e, a partir do nosso olhar exotópico de pesquisadora, demos um acabamento provisório na imagem de leitor que os professores construíram de si. Para a análise, adotamos outros pressupostos teóricos, quais sejam: sobre gêneros discursivos, tema, composição e estilo, enunciado e vozes sociais, baseamos-nos em Bakhtin (1997, 2003, 2010a, 2010b); sobre a noção de ethos discursivo nos ancoramos nos estudos realizados por Maingueneau (2008a, 2008b); sobre a leitura, adotamos os referenciais teóricos de Rojo (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d), Garcez (2002), Freire (2008) e Silva Neto (2007). Pelo fato de o gênero discursivo "memórias de leitura" fazer remissão à temática memória e estar relacionado ao contexto de formação de professores, respaldamo-nos teoricamente em Aragão (1992) e Novoa (2007). Situada na área da Linguística Aplicada, a pesquisa se alinha à abordagem qualitativo-interpretativista de base sócio-histórica. Por fim, a partir da análise do corpus, dos dados que emergiram dos enunciados, concluímos afirmando que os leitores construíram imagens de si de leitores ativos, de leituras valorizadas e desvalorizadas pela cultura oficial. #$&Abstract: In this work, we analyzed reading memories of mother language teachers in continuing education context. Our objective was to understand how each individual has built his/her reader image. Our theoretical approach to the construction of self-image was based on the concept of discursive ethos, understanding it with Charaudeau (2006) as something constructed in the intersection of glances (of the self and the other). To understand how each teacher has built his/her reader image in that intertwining of glances (of the self and the other) we are on the contributions of Bakhtin (2003, 2010b) on exotopic glance or distant/external glance. Therefore, in the analysis, we tried to capture the exotopic glance of the teachers about themselves in the various stages of their reader formation and from our exotopic look of researcher; we gave provisional finish of the reader image that teachers built of themselves. For the analysis, we adopted other theoretical assumptions: about genres, theme, composition and style, statement and social voices we based on Bakhtin (1997, 2003, 2010a, 2010b); on the notion of the discursive ethos we anchored in studies conducted by Maingueneau (2008a, 2008b); about reading, we adopted the theoretical references of Rojo (2005, 2008, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d), Garcez (2002), Freire (2008) and Silva Neto (2007). For the discursive genre reading memories makes reference to the theme memory as well as is related to the context of teacher training, the study was supported in Aragao (1992) and Novoa's (2007) theory. Situated in the area of Applied Linguistics, the research aligns with qualitative-interpretative approach of socio-historical basis. Finally, from the analysis of the corpus, data that emerged from the findings, we conclude by stating that readers have created images of themselves as active readers, readers interested in both readings, the ones respected and the ones unappreciated by the official culture. 1 2022-10-06T10:18:43Z 2022-10-06T10:18:43Z 2013. Dissertação 81'33 A663c DISSERT 209320 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16294/1/EsterCSA_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16294/1/EsterCSA_DISSERT.pdf