O Uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio : facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? /

O uso de analogias no Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentes desta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva Júnior, Olimpio José da., Farias, Robson Fernandes de., Dantas, Deyse de Souza., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O uso de analogias no Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentes desta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de clucidar um conceito desconhecido comparando-oa um conceito familiar,relacionando seus atributos similares e não similares. A partir de um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo equilíbrio químico e de estudos já produzidos na área apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdo é realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso realizar a verificação do seu direcionamento a erros concertuais pelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagem. #$&The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these arc tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation.