Cuidado de enfermagem ao potencial doador de órgãos em morte encefálica : uma reflexão sobre a prática /

Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos que favorecem o processo de transplante, existem problemas de eficácia do cuidado necessário para a manutenção dos órgãos dos potenciais doadores em morte encefálica, que contribuem para a não efetivação dos transplantes com órgãos e tecidos desses pacientes....

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Maria das Graças Peregrino de Sousa., Enders, Bertha Cruz., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14808/1/MariaGPSS_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos que favorecem o processo de transplante, existem problemas de eficácia do cuidado necessário para a manutenção dos órgãos dos potenciais doadores em morte encefálica, que contribuem para a não efetivação dos transplantes com órgãos e tecidos desses pacientes. Pressupõe-se que os problemas estariam relacionados às percepções e compreensões que os profissionais das unidades de internação possuem acerca dos cuidados exigidos mediante o diagnóstico de morte enceíãlica. O objetivo deste estudo foi compreender o significado do cuidado de enfermagem ao potencial doador de órgãos em morte encefálica para a equipe de enfermagem Estudo descritivo de abordagem qualitativa norteada pela teoria Ciência Ação e a metodologia da investigação crítica-reflexiva realizado com cinco enfermeiros e 19 técnicos de enfermagem do Centro de Reabilitação Operatório de um hospital público de Natal/RN, BrasD, no período de março a maio de 2013. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada com reflexão individual sobre os cuidados e por meio de entrevista de grupo, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE N°: 04255612.7.0000.5537. A análise foi realizada de forma temática conforme Bandin. Durante a reunião de grupo os participantes foram conduzidos em uma discussão sobre a necessidade de mudanças e como proceder para realizá-las. Os resultados indicam que as ações dos profissionais são condizentes com as requeridas para manutenção do potencial doador de órgãos, ainda que os recursos materiais e humanos não sejam adequados. Essa situação conduz os profissionais a elaborar um significado do cuidado como de um labor a mais, exigindo mais do que eles podem dar. Expressam crenças e sentimentos que dizem respeito à esperança de que seu cuidar traz um bem maior, o de salvar vidas. A reflexão para uma possível mudança de ação foi difícil de realizar devido aos profissionais não conseguirem se auto avaliarem, o que os levam a direcionar suas sugestões de mudanças para os outros membros da equipe. Conclui-se que o cuidado realizado com estes pacientes é um cuidado dificiL evidenciado peb sofrimento tanto pela situação de morte do ser cuidado e a dor de seus familiares, quanto pelas condições de trabalho desumanizantes, contribuindo para que eles mesmos se distanciem dos pacientes para não sofrerem tanto. Os conhecimentos imbuídos oo seu agir, são de tipo científico, ético, estético e pessoal, com predominância do científico, seguido do pessoaL O estudo se mostrou relevante para a prática da enfermagem na manutenção ao potencial doador, na medida em que permitiu a identificação dos conhecimentos utilizados pela enfermagem em sua prática assistencial e a compreensão do significado dos profissionais sobre o cuidado realizado, como uma ação boa que traz satisfação quando o transplante é efetivado. Sugerem-se outras experiências com a metodologia da investigação critico reflexiva e da prática reflexiva, tanto na pesquisa como no ensino de enfermagem.#$&Abstract: Despite of the technological advances that favor the transplant process, there are issues of effectiveness of care necessary for the maintenance of potential organ donors with brain death, which contribute to the no realization of transplants of organs and tissues of these patients. It is presupposed that the problems could be related to perceptions and understandings that the professionals of the units of internment have about the care required by the diagnosis of brain death. The aim of this study was to understand the meaning of the nursing care of the potential organ donor with brain death to the nursing staff Descriptive study with qualitative approach guided by Action Science Theory and the critic-reflexive research methodology accomplished with five nurses and 19 nursing technicians from Operative Rehabilitation Center in a public hospital at Natal / RN, Brazil, between March and May 2013. Data were collected through serrri-structured interviews with individual reflection about the care and through group interview, after approval by the Ethics and Research Committee, CAAE No.: 04255612.7.0000.5537. The analysis was performed in a thematic way according to Bardin During the group meeting the participants were driven in a discussion about the need for change and how to perform them The results indicate that the professionals actions are consistent with those required for maintenance of potential organ donors, although the material and human resources are not adequate. That situation leads the professionals to develop a meaning of care as one labor more, demanding more than they can give. They express beliefs and feelings corcerning the hope that their care brings a greater good that is to save lives. The reflection for a possible change of action was difficult to accomplish due to professionals not to be able to self evaluate, what lead to direct your changes suggestions for other team members. It is concluded that the care provided to these patients is a difficult care, evidenced by suffering both death situation of the person cared and pain of their families, as the dehumanizing conditions of work, helping themselves to keep distance from patients to not suffer so much The knowledge impregnated in their act, are scientific, ethical, aesthetic and personal kind with a predominance of the scientific followed by the personal. The study was also relevant to the practice of nursing in maintaining the potential donor, in that it allowed the identification of the knowledge used by nurses in their care practice and the meaning understanding of the professionals on the care provided, as a good action that brings satisfaction when the transplanting is executed. Other experiences are suggested with the critic-reflexive research methodology, both in research as in teaching nursing.