Quando o projeto é patrimônio : a modernidade póstuma em questão /

Este trabalho propõe nova abordagem no campo da preservação do legado da Arquitetura Moderna: o projeto como patrimônio . A tese dedica-se ao estudo de novas arquiteturas frutos de antigos projetos , mais particularmente aquelas realizadas ou concluídas após o desaparecimento de seus autores. T...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pellegrini, Ana Carolina Santos., Comas, Carlos Eduardo Dias., Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29932/000778070.pdf?sequence=1&isAllowed=y
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spelling oai:localhost:123456789-1375862022-12-01T03:43:37Z Quando o projeto é patrimônio : a modernidade póstuma em questão / Pellegrini, Ana Carolina Santos. Comas, Carlos Eduardo Dias. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Patrimônio histórico - Arquitetura - Tese. Arquitetura moderna - Tese. Este trabalho propõe nova abordagem no campo da preservação do legado da Arquitetura Moderna: o projeto como patrimônio . A tese dedica-se ao estudo de novas arquiteturas frutos de antigos projetos , mais particularmente aquelas realizadas ou concluídas após o desaparecimento de seus autores. Tradicionalmente , o edifício tem sido o principal documento de toda a intervenção que vise à conservação patrimonial. O que esta tese aventa é a possibilidade de este protagonismo ser dividido ou até mesmo substituído pelo projeto. Para tanto são estudados casos de completamentos e. reconstrução de edifícios exemplares , projetadas por mestres do Movimento Moderno, analisando não apenas o objeto construído, mas todo o processo e as circunstancias que nele redundaram. A tese não almeja chegar a critérios conclusivos que definam categoricamente como precede em relação e este tipo de operação, mas sim, debater sobre suas implicações teóricas, como as questões relativas à originalidade , autenticidade e pertinência. #$&this thesis proposes a new approach in the field of Modern Architecture legacy preservation: the design as heritage . The text focuses on studying new architectures originated from old designs , particularly those built or finished after their authors passed away. Traditionally , the building has been the main document for any intervention that aims to conserve heritage . this thesis suggests that this main role could be shared or even replaced by the project. For this reason, completion and reconstruction cases of remarkable buildings designed by masters of the Modern Movement were studied, analyzing not only the built object , but also the whole process and the circumstances that leaded to its final result. The aim to the thesis is not achieving conclusive criteria for an ultimate definition about the referred operations, instead the intention is debating on its theoretical implications, relatively to originality, authenticity and pertinency. 1 2022-10-06T10:09:17Z 2022-10-06T10:09:17Z 2011. Tese 719 P386p TESE 208636 https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29932/000778070.pdf?sequence=1&isAllowed=y https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29932/000778070.pdf?sequence=1&isAllowed=y
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Comas, Carlos Eduardo Dias.
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