Processo de formulação estratégica sob a perspectiva dos decisores da Caern /

Resumo: Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e seu processo de formulação também está inserido no cotidiano dos gestores. O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no...

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Principais autores: Silva, Paulo Gustavo da., Araújo, Afrânio Galdino de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12231
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spelling oai:localhost:123456789-1375682023-05-19T11:37:56Z Processo de formulação estratégica sob a perspectiva dos decisores da Caern / Silva, Paulo Gustavo da. Araújo, Afrânio Galdino de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Análise estratégica - Dissertação. Formulação de estratégia - Dissertação. Tomada de decisão - CAERN - Dissertação. Formulation of strategy. Change of strategy in the light of its makers. Resumo: Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e seu processo de formulação também está inserido no cotidiano dos gestores. O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da CAERN. A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: estratégia, Decisão e liderança organizacional e o processo de formação da estratégia (Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O estudo é de caráter exploratório descritivo. Para a tabulação e análise dos dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à pesquisa. Todos os respondentes da pesquisa são tomadores de decisão cujos níveis hierárquicos que obtiveram representatividade na amostra foram coordenadores, gerentes e chefes de seção. A partir das análises dos resultados do estudo, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma se mostrou coerente com a realidade dos profissionais responsáveis pela estratégia organizacional da empresa: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível acadêmico dos decisores (no constructo de formulação deliberada). Notou-se também que o nível de formação acadêmica (nível superior) é importante e influencia diretamente no processo da formulação estratégica. Conclui-se que na organização em estudo o conhecimento dos gestores interfere na formulação estratégica.#$&Abstract: The strategy research have been widespread for many years and its formulation process is also inserted into the daily live of makers. The purpose of this study is to investigate if there is relationship between the thinking, formulation and strategic change, and the academic level, hierarchical level and labor time of the makers of CAERN. The theoretical approach is performed with the following points: strategy, decision and organizational leadership, and the process of formation of strategy (strategic thinking; formulation of the strategy; strategic change). The study is exploratory descriptive. For tabulation and analysis of data, a statistical program where been adopted the technique of factor analysis, and verified the reliability of the Likert scale used in the questionnaire through Cronbach's alpha test and Spearman analysis was used to ascertain the correlation between variables and provide a quantitative approach to research. All respondents of the survey are decision makers who perform the function of coordinators, managers and heads of section. Based on the analysis of the results, it was found that only one of the hypothesis presented consistency with the reality of the professionals responsible for the company's organizational strategy: there is correlation between strategic formulation and the academic level of decision-makers (in the construct of deliberate formulation). It was noted also that the level of academic training (higher level) is important and influences directly the process of strategic formulation. It was concluded that the knowledge of the makers of CAERN interferes in the strategy formulation. 1 2022-10-06T10:08:55Z 2022-10-06T10:08:55Z 2013. Dissertação 65.012.2 S586p DISSERT 208618 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12231 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12231/1/ProcessoFormulacaoEstrat%c3%a9gica_Silva_2013.pdf
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description Resumo: Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e seu processo de formulação também está inserido no cotidiano dos gestores. O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da CAERN. A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: estratégia, Decisão e liderança organizacional e o processo de formação da estratégia (Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O estudo é de caráter exploratório descritivo. Para a tabulação e análise dos dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à pesquisa. Todos os respondentes da pesquisa são tomadores de decisão cujos níveis hierárquicos que obtiveram representatividade na amostra foram coordenadores, gerentes e chefes de seção. A partir das análises dos resultados do estudo, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma se mostrou coerente com a realidade dos profissionais responsáveis pela estratégia organizacional da empresa: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível acadêmico dos decisores (no constructo de formulação deliberada). Notou-se também que o nível de formação acadêmica (nível superior) é importante e influencia diretamente no processo da formulação estratégica. Conclui-se que na organização em estudo o conhecimento dos gestores interfere na formulação estratégica.#$&Abstract: The strategy research have been widespread for many years and its formulation process is also inserted into the daily live of makers. The purpose of this study is to investigate if there is relationship between the thinking, formulation and strategic change, and the academic level, hierarchical level and labor time of the makers of CAERN. The theoretical approach is performed with the following points: strategy, decision and organizational leadership, and the process of formation of strategy (strategic thinking; formulation of the strategy; strategic change). The study is exploratory descriptive. For tabulation and analysis of data, a statistical program where been adopted the technique of factor analysis, and verified the reliability of the Likert scale used in the questionnaire through Cronbach's alpha test and Spearman analysis was used to ascertain the correlation between variables and provide a quantitative approach to research. All respondents of the survey are decision makers who perform the function of coordinators, managers and heads of section. Based on the analysis of the results, it was found that only one of the hypothesis presented consistency with the reality of the professionals responsible for the company's organizational strategy: there is correlation between strategic formulation and the academic level of decision-makers (in the construct of deliberate formulation). It was noted also that the level of academic training (higher level) is important and influences directly the process of strategic formulation. It was concluded that the knowledge of the makers of CAERN interferes in the strategy formulation.
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