Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /

Resumo: O enfoque deste trabalho está vinculado ao ensino de química, com abordagem específica para disciplinas de Química Orgânica ministradas nos cursos presenciais de graduação em Engenharia Química, Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se uma...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Gilberlândio Nunes da., Maciel, Maria Aparecida Medeiros., Brito, Ana Cristina Facundo de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17725/1/GilberlandioNS_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-136517
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1365172022-12-01T03:22:22Z Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN / Silva, Gilberlândio Nunes da. Maciel, Maria Aparecida Medeiros. Brito, Ana Cristina Facundo de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino de química - Dissertação. Ensino e aprendizagem - Curso de Química - UFRN - Dissertação. Proposta - Metodologia - Dissertação. Comprometimento educacional - Dissertação. Conceitos científicos - Dissertação. Teaching organic chemistry. Undergraduate classroom courses. Resumo: O enfoque deste trabalho está vinculado ao ensino de química, com abordagem específica para disciplinas de Química Orgânica ministradas nos cursos presenciais de graduação em Engenharia Química, Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com duração de dois anos consecutivos, objetivando-se a avaliação do processo ensino e aprendizado referente aos conceitos químicos básicos que dão suporte ao entendimento da química orgânica. A proposta de ensino vinculada aos conteúdos teóricos dessas disciplinas valorizou o processo de construção do conhecimento, que sinaliza para a necessidade de comprometimento educacional no processo ensino e aprendizado. Neste estudo, diversas ferramentas didáticas foram aplicadas, dentre elas, destaca-se leituras complementares de artigos científicos que abordam assuntos pontuais ou correlatos aos conhecimentos básicas de química orgânica. A proposta para o instrumento de coleta de dados consistiu em avaliar o desempenho e aprendizado dos alunos. De acordo com os resultados obtidos foi possível comprovar que os índices satisfatórios de aprovação nas turmas avaliadas, demonstram o comprometimento do aluno diante da metodologia aplicada, que de forma transversal contribui para a formação profissional e o amadurecimento intelectual do estudante.#$&Abstract: The aiming of this work is linked to chemical education, focusing organic chemistry classes of Chemical Engineering, Pharmacy and Zootechny graduate courses of the Federal University of Rio Grande do Norte. For that, teaching-learning process related to basic chemical subjects which support the understanding of organic chemistry concepts was evaluated in a research period of two years. The education proposal linked to the theoretical content of the cited classes, pointed out the process of knowledge construction, in which educational commitment as well as dedication in the teaching-learning process was also valued. In that approach several didactic tools were applied, among them scientific articles were used as supplementary studies of the basic organic chemistry concepts and related. The acceptability of students, as well as their motivation, performance and learning process was justified by the data collection of the applied teaching methodology. The acceptability and commitment of the students facing this teaching interactive approach, which transversely contributed to the intellectual maturity growth of the students, as well their professional development, were evidenced by satisfactory obtained results that will be herein discussed. 1 2022-10-06T09:50:44Z 2022-10-06T09:50:44Z 2013. Dissertação 547:378 S586c DISSERT 207347 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17725/1/GilberlandioNS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17725/1/GilberlandioNS_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino de química -
Dissertação.
Ensino e aprendizagem -
Curso de Química -
UFRN -
Dissertação.
Proposta -
Metodologia -
Dissertação.
Comprometimento educacional -
Dissertação.
Conceitos científicos -
Dissertação.
Teaching organic chemistry.
Undergraduate classroom courses.
spellingShingle Ensino de química -
Dissertação.
Ensino e aprendizagem -
Curso de Química -
UFRN -
Dissertação.
Proposta -
Metodologia -
Dissertação.
Comprometimento educacional -
Dissertação.
Conceitos científicos -
Dissertação.
Teaching organic chemistry.
Undergraduate classroom courses.
Silva, Gilberlândio Nunes da.
Maciel, Maria Aparecida Medeiros.
Brito, Ana Cristina Facundo de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /
description Resumo: O enfoque deste trabalho está vinculado ao ensino de química, com abordagem específica para disciplinas de Química Orgânica ministradas nos cursos presenciais de graduação em Engenharia Química, Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com duração de dois anos consecutivos, objetivando-se a avaliação do processo ensino e aprendizado referente aos conceitos químicos básicos que dão suporte ao entendimento da química orgânica. A proposta de ensino vinculada aos conteúdos teóricos dessas disciplinas valorizou o processo de construção do conhecimento, que sinaliza para a necessidade de comprometimento educacional no processo ensino e aprendizado. Neste estudo, diversas ferramentas didáticas foram aplicadas, dentre elas, destaca-se leituras complementares de artigos científicos que abordam assuntos pontuais ou correlatos aos conhecimentos básicas de química orgânica. A proposta para o instrumento de coleta de dados consistiu em avaliar o desempenho e aprendizado dos alunos. De acordo com os resultados obtidos foi possível comprovar que os índices satisfatórios de aprovação nas turmas avaliadas, demonstram o comprometimento do aluno diante da metodologia aplicada, que de forma transversal contribui para a formação profissional e o amadurecimento intelectual do estudante.#$&Abstract: The aiming of this work is linked to chemical education, focusing organic chemistry classes of Chemical Engineering, Pharmacy and Zootechny graduate courses of the Federal University of Rio Grande do Norte. For that, teaching-learning process related to basic chemical subjects which support the understanding of organic chemistry concepts was evaluated in a research period of two years. The education proposal linked to the theoretical content of the cited classes, pointed out the process of knowledge construction, in which educational commitment as well as dedication in the teaching-learning process was also valued. In that approach several didactic tools were applied, among them scientific articles were used as supplementary studies of the basic organic chemistry concepts and related. The acceptability of students, as well as their motivation, performance and learning process was justified by the data collection of the applied teaching methodology. The acceptability and commitment of the students facing this teaching interactive approach, which transversely contributed to the intellectual maturity growth of the students, as well their professional development, were evidenced by satisfactory obtained results that will be herein discussed.
format Dissertação
author Silva, Gilberlândio Nunes da.
Maciel, Maria Aparecida Medeiros.
Brito, Ana Cristina Facundo de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Gilberlândio Nunes da.
Maciel, Maria Aparecida Medeiros.
Brito, Ana Cristina Facundo de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Gilberlândio Nunes da.
title Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /
title_short Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /
title_full Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /
title_fullStr Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /
title_full_unstemmed Considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de Química Orgânica de alguns cursos da UFRN /
title_sort considerações sobre metodologia interativa aplicada à disciplinas de química orgânica de alguns cursos da ufrn /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17725/1/GilberlandioNS_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT silvagilberlandionunesda consideracoessobremetodologiainterativaaplicadaadisciplinasdequimicaorganicadealgunscursosdaufrn
AT macielmariaaparecidamedeiros consideracoessobremetodologiainterativaaplicadaadisciplinasdequimicaorganicadealgunscursosdaufrn
AT britoanacristinafacundode consideracoessobremetodologiainterativaaplicadaadisciplinasdequimicaorganicadealgunscursosdaufrn
AT universidadefederaldoriograndedonorte consideracoessobremetodologiainterativaaplicadaadisciplinasdequimicaorganicadealgunscursosdaufrn
_version_ 1766817660644884480