Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado /

Resumo: Este estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado. Estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. A...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Aminna Kelly Almeida de., Torres, Gilson de Vasconcelos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14802/1/AminnaKAO_DISSERT.pdf
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Dissertação.
Avaliação -
Conhecimento -
Habilidade -
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Validação -
Instrumentos -
Dissertação.
Cateterismo periférico -
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Assessment of skill and knowledge.
Peripheral catheterization.
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Oliveira, Aminna Kelly Almeida de.
Torres, Gilson de Vasconcelos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado /
description Resumo: Este estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado. Estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. A amostra composta por 24 juízes da pesquisa selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes das disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica, mínimo de um ano de experiência nas disciplinas, ser da UFRN ou UERN. A pesquisa realizou-se em três etapas: construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura científica, resultando em um roteiro de observação estruturado composto por 26 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam avaliar cada item em adequado , adequado com alterações e inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do índice Kappa e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,61 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,75 para o IVC. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 24 juízes, 83,3% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,6 (± 9,3) anos, 70,8% possuíam mestrado acadêmico e 75,0% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência ficou em 7,9 (± 8,0) anos e nas disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem foi de 5,5 (± 6,7) anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento não houve necessidade de retirar nenhum item/questão. Em relação a lista de verificação, apenas dois, dos 26 itens do instrumento não obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Destes, sete itens apresentaram índice de concordância perfeito, dez obtiveram concordância ótima e sete tiveram índice considerado bom. Realizou-se alterações em nove itens. No questionário sobre o conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, todas obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Dentre elas, 11 apresentaram índice de concordância ótimo e 1 questão obteve índice de concordância bom, sendo que em 04 questões houve a necessidade de realizar alterações. Em se tratando da avaliação geral dos instrumentos, a lista de verificação obteve IVC de 0,91 e Kappa de 0,85 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,94 e Kappa de 0,89. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, configurando-se como ferramentas objetivas e claras de avaliação dos conhecimentos e habilidades acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado, uma vez que a utilização de medidas válidas busca a redução do risco de distorção dos resultados.#$&Abstract: This study aimed to validate tools for assessing the skill and knowledge of venipuncture catheter needle punched. Methodological study conducted at the Federal University of Rio Grande do Norte / UFRN, State University of Rio Grande do Norte / UERN. The sample consists of 24 judges selected from the search criteria: nurses, teachers Semiology ofdisciplines and / or Semiotics, minimum of one year experience in the disciplines, or be UFRN UERN. The research was conducted in three stages: construction of two instruments based on review of scientific literature, resulting in a structured observation guide consists of 26 items and a questionnaire about knowledge with 12 questions; submission of instruments to the judges during the period June to September 2012, which should evaluate each item in " appropriate", "adequate tochange " and " inappropriate ", and make an overall assessment of each instrument based on 10 requirements, and validation to check the level of agreement among judges, by applying the Kappa index and theContent Validityindex (CVI). We used the consensus level greater than 0.61 (good) and to the Kappa index greater than 0.75 for CVI. Was approved by the Ethics Committee in Research / HUOL(CAAE No. 0002.0.294.000-10). After being coded and tabulated, the data were analyzed using descriptive statistics. Of the24 judges, 83.3 % were female, with a mean age of 36.6 (± 9.3) years, 70.8 % had academic masters and 75.0 %worked exclusively on teaching. The average length of teaching experience was 7.9 (± 8.0) years and in thedisciplines of semiotics and / or semiotics of nursing was 5.5 (± 6.7) years. In the trial of structured observation guide and questionnaire on knowledge no item / question has been removed. Regarding the checklist, only two of the 26 items of the instrument did not obtain Kappa index and IVC within the parameters established for content validity. Of these, seven items showed concordance index perfect ten achieved good agreement and seven had a rate considered good. Changes were made in nine items. In the questionnaire about knowledge, among the 12 questions that comprised all obtained Kappa index and IVC within the parameters established for content validity. Among them, 11 showed concordance index and one great question got good index of agreement, andin04 issues changes were made. In terms of the overall assessment of the instruments, the checklist obtained CVI of 0.91 and a kappa of 0.85 andthe questionnaire of knowledge, CVI of0.94 and a kappa of 0.89. Both instruments proved valid as to their content, configuring it as clear and objective tools of assessment of knowledge and skills about the venipuncture catheter needle punched, since the use of valid measures seeking to reduce the risk of distortion results.
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A amostra composta por 24 juízes da pesquisa selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes das disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica, mínimo de um ano de experiência nas disciplinas, ser da UFRN ou UERN. A pesquisa realizou-se em três etapas: construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura científica, resultando em um roteiro de observação estruturado composto por 26 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam avaliar cada item em adequado , adequado com alterações e inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do índice Kappa e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,61 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,75 para o IVC. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 24 juízes, 83,3% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,6 (± 9,3) anos, 70,8% possuíam mestrado acadêmico e 75,0% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência ficou em 7,9 (± 8,0) anos e nas disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem foi de 5,5 (± 6,7) anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento não houve necessidade de retirar nenhum item/questão. Em relação a lista de verificação, apenas dois, dos 26 itens do instrumento não obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Destes, sete itens apresentaram índice de concordância perfeito, dez obtiveram concordância ótima e sete tiveram índice considerado bom. Realizou-se alterações em nove itens. No questionário sobre o conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, todas obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Dentre elas, 11 apresentaram índice de concordância ótimo e 1 questão obteve índice de concordância bom, sendo que em 04 questões houve a necessidade de realizar alterações. Em se tratando da avaliação geral dos instrumentos, a lista de verificação obteve IVC de 0,91 e Kappa de 0,85 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,94 e Kappa de 0,89. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, configurando-se como ferramentas objetivas e claras de avaliação dos conhecimentos e habilidades acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado, uma vez que a utilização de medidas válidas busca a redução do risco de distorção dos resultados.#$&Abstract: This study aimed to validate tools for assessing the skill and knowledge of venipuncture catheter needle punched. Methodological study conducted at the Federal University of Rio Grande do Norte / UFRN, State University of Rio Grande do Norte / UERN. The sample consists of 24 judges selected from the search criteria: nurses, teachers Semiology ofdisciplines and / or Semiotics, minimum of one year experience in the disciplines, or be UFRN UERN. The research was conducted in three stages: construction of two instruments based on review of scientific literature, resulting in a structured observation guide consists of 26 items and a questionnaire about knowledge with 12 questions; submission of instruments to the judges during the period June to September 2012, which should evaluate each item in " appropriate", "adequate tochange " and " inappropriate ", and make an overall assessment of each instrument based on 10 requirements, and validation to check the level of agreement among judges, by applying the Kappa index and theContent Validityindex (CVI). We used the consensus level greater than 0.61 (good) and to the Kappa index greater than 0.75 for CVI. Was approved by the Ethics Committee in Research / HUOL(CAAE No. 0002.0.294.000-10). After being coded and tabulated, the data were analyzed using descriptive statistics. Of the24 judges, 83.3 % were female, with a mean age of 36.6 (± 9.3) years, 70.8 % had academic masters and 75.0 %worked exclusively on teaching. The average length of teaching experience was 7.9 (± 8.0) years and in thedisciplines of semiotics and / or semiotics of nursing was 5.5 (± 6.7) years. In the trial of structured observation guide and questionnaire on knowledge no item / question has been removed. Regarding the checklist, only two of the 26 items of the instrument did not obtain Kappa index and IVC within the parameters established for content validity. Of these, seven items showed concordance index perfect ten achieved good agreement and seven had a rate considered good. Changes were made in nine items. In the questionnaire about knowledge, among the 12 questions that comprised all obtained Kappa index and IVC within the parameters established for content validity. Among them, 11 showed concordance index and one great question got good index of agreement, andin04 issues changes were made. In terms of the overall assessment of the instruments, the checklist obtained CVI of 0.91 and a kappa of 0.85 andthe questionnaire of knowledge, CVI of0.94 and a kappa of 0.89. Both instruments proved valid as to their content, configuring it as clear and objective tools of assessment of knowledge and skills about the venipuncture catheter needle punched, since the use of valid measures seeking to reduce the risk of distortion results. 1 2022-10-06T09:50:35Z 2022-10-06T09:50:35Z 2013. Dissertação 616-083 O48v DISSERT 207336 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14802/1/AminnaKAO_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14802/1/AminnaKAO_DISSERT.pdf