Validação de conteúdo de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica /

Este estudo teve como objetivo verificar a validade de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica. Trata-se de um estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A amostra foi co...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Rosana Kelly da Silva., Ferreira Júnior, Marcos Antonio., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14804/1/RosanaKSM_DISSERT.pdf
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institution Acervo SISBI
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topic Enfermagem -
Dissertação.
Validação -
Conhecimento -
Habilidade -
Dissertação.
Intubação gastointestinal -
Dissertação.
Intubação nasogástrica -
Dissertação.
Validate contents of evaluation instruments.
Knowledge and skill nursing.
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Medeiros, Rosana Kelly da Silva.
Ferreira Júnior, Marcos Antonio.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Validação de conteúdo de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica /
description Este estudo teve como objetivo verificar a validade de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica. Trata-se de um estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A amostra foi composta por 23 juízes da pesquisa, selecionados a partir dos critérios de inclusão: serem enfermeiros, docentes nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem, ter no mínimo um ano de experiência nestas disciplinas e ser das instituições selecionadas para o estudo. A pesquisa se desenvolveu em três etapas: (A) construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura que resultou em um roteiro de observação da habilidade estruturado composto por 28 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; (B) submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam julgar cada item como adequado , adequado com alterações ou inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos adaptados do referencial teórico de Pasquali; e (C) validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, por meio da aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Índice Kappa. Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,75 para o IVC e maior que 0,61 (bom) para o Índice Kappa. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sob CAAE nº 0002.0.294.000-10. Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 23 juízes, 87% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,5 anos, 73,9% atuavam na UFRN, 78,3% possuíam mestrado acadêmico e 69,6% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 anos e nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem foi de 5,6 anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento, nenhum item/questão considerou-se inadequado, uma vez que todos obtiveram nível de concordância dentro dos índices estabelecidos (IVC > a 0,75 e Kappa > 0,61). Em relação ao roteiro estruturado para avaliar habilidade, dos 28 itens presentes, 13 apresentaram índice de concordância perfeito (IVC=1,00; Kappa= 1,00) e outros 15 foram considerados adequados com alterações, principalmente no que diz respeito à sequência instrucional dos tópicos, clareza e vocabulário. No questionário sobre o conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, 03 apresentaram índice de concordância perfeito e as demais adequadas com alterações quanto aos requisitos vocabulário, clareza, atualização e precisão. Em relação à avaliação geral dos instrumentos, o roteiro estruturado de habilidade obteve IVC de 0,95 e Kappa de 0,91 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,94 e Kappa de 0,88. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, e constituem ferramentas para observar a qualidade da assistência de enfermagem em relação à habilidade e conhecimento em sondagem nasogástrica.#$&The present study had as its objective to build and validate the content of evaluation instruments about the knowledge and the nursing ability in nasogastric intubation. It is a methodologicalstudyperformed in theUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) andtheUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Thesample was composed by 23 judges, selected according to the following inclusion criteria: being nurses, docents in the disciplines of Nursing Semiology and/or Nursing Semiotics, with a minimum of a year of experience in these disciplines and also belong to the selected educational institutions. The research was developed in three steps: (A) the construction of two instruments based on the literature review, which resulted in a structured observation script of the ability, composed by 28 items and a questionnaire about the knowledge with 12 questions; (B) submission of the instruments to the judges, in the period between June and September 2012, whom should judge each item as appropriate , appropriate after changes or inappropriate , and also make a general evaluation of each instrument based in 10 criteria which were adapted from the Pasquali s methodological framework; and (C) validation with the verification of the level of agreement among the judges, thru the application of the Content Validation Index (CVI) and the Cohen s kappa coefficient. It was used the level of consensus (accordance) higher than 0.75 for the CVI and higher than 0.61 (good) for the kappa coefficient. The study was approved by the Ethics in Research Committee of the Hospital UniversitárioOnofre Lopes (ERC/HUOL), under CAAE nº 0002.0.294.000-10. After being codified and tabulated, the data were analyzed thru descriptive statistics. Among the 23 judges 87% were of the female gender, 36.5 years old as the age average, 73.9% worked at UFRN, 78.3% held an academic masters and 69.6% worked exclusively as docents.. The average of time in terms of experience in lecturing was of 7.9 years and in the lecturing of Nursing Semiology and/or Nursing Semiotics was of 5.6 years. In the judgment of the structured observation script and the questionnaire about the knowledge, none of the items/questions were considered inappropriate, as all of them had an accordance level between the established index (CVI > 0.75 and Kappa > 0.61). In relation to the structured observation script to evaluate the ability, among the28 present items, 13 presented a perfect accordance level (CVI = 1.00; Kappa = 1.00), and another 15 were considered appropriate after changes , mainly regarding the instructional sequence of the topics, clearness and vocabulary. In the questionnaire about the knowledge, among the 12 questions, which composed it, 03 presented a perfect consensus (accordance) index and the other were considered appropriate after changes regarding the vocabulary, clearness, actualization, and precision criteria. Regarding the general evaluation of the instruments, the structured ability script got a 0.95 CVI and 0.91 kappa and the knowledge questionnaire 0.97 CVI and 0.94 kappa. Both of the instruments have shown to be valid regarding its content, and constitute tools to promote the quality of the nursing assistance in relation to the ability and knowledge in the nasogastric tubing.
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A pesquisa se desenvolveu em três etapas: (A) construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura que resultou em um roteiro de observação da habilidade estruturado composto por 28 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; (B) submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam julgar cada item como adequado , adequado com alterações ou inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos adaptados do referencial teórico de Pasquali; e (C) validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, por meio da aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Índice Kappa. Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,75 para o IVC e maior que 0,61 (bom) para o Índice Kappa. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sob CAAE nº 0002.0.294.000-10. Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 23 juízes, 87% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,5 anos, 73,9% atuavam na UFRN, 78,3% possuíam mestrado acadêmico e 69,6% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 anos e nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem foi de 5,6 anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento, nenhum item/questão considerou-se inadequado, uma vez que todos obtiveram nível de concordância dentro dos índices estabelecidos (IVC > a 0,75 e Kappa > 0,61). Em relação ao roteiro estruturado para avaliar habilidade, dos 28 itens presentes, 13 apresentaram índice de concordância perfeito (IVC=1,00; Kappa= 1,00) e outros 15 foram considerados adequados com alterações, principalmente no que diz respeito à sequência instrucional dos tópicos, clareza e vocabulário. 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The research was developed in three steps: (A) the construction of two instruments based on the literature review, which resulted in a structured observation script of the ability, composed by 28 items and a questionnaire about the knowledge with 12 questions; (B) submission of the instruments to the judges, in the period between June and September 2012, whom should judge each item as appropriate , appropriate after changes or inappropriate , and also make a general evaluation of each instrument based in 10 criteria which were adapted from the Pasquali s methodological framework; and (C) validation with the verification of the level of agreement among the judges, thru the application of the Content Validation Index (CVI) and the Cohen s kappa coefficient. It was used the level of consensus (accordance) higher than 0.75 for the CVI and higher than 0.61 (good) for the kappa coefficient. The study was approved by the Ethics in Research Committee of the Hospital UniversitárioOnofre Lopes (ERC/HUOL), under CAAE nº 0002.0.294.000-10. After being codified and tabulated, the data were analyzed thru descriptive statistics. Among the 23 judges 87% were of the female gender, 36.5 years old as the age average, 73.9% worked at UFRN, 78.3% held an academic masters and 69.6% worked exclusively as docents.. The average of time in terms of experience in lecturing was of 7.9 years and in the lecturing of Nursing Semiology and/or Nursing Semiotics was of 5.6 years. In the judgment of the structured observation script and the questionnaire about the knowledge, none of the items/questions were considered inappropriate, as all of them had an accordance level between the established index (CVI > 0.75 and Kappa > 0.61). 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