Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /

Resumo: Instância construída subjetiva e socialmente, a memória não é um fenômeno natural, mas um espaço de disputa entre várias organizações sociais pelo controle e legitimação de um passado. Com o desenvolvimento da escrita e o advento de novos aparatos técnicos, criam-se novas formas de armazenar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ernesto, Ana Karoliny Martins., Pavan, Maria Angela., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16419/1/AnaKME_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-136039
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Meios(Mídia) -
Dissertação.
Amor e Revolução -
Telenovela -
Dissertação.
Ficção audiodiovisual -
Dissertação.
Memória -
Grupos políticos -
Dissertação.
Brasil -
História -
1964-1985 -
Dissertação.
Conformation of memory of political groups.
Audiovisual fiction approval procedure
spellingShingle Meios(Mídia) -
Dissertação.
Amor e Revolução -
Telenovela -
Dissertação.
Ficção audiodiovisual -
Dissertação.
Memória -
Grupos políticos -
Dissertação.
Brasil -
História -
1964-1985 -
Dissertação.
Conformation of memory of political groups.
Audiovisual fiction approval procedure
Ernesto, Ana Karoliny Martins.
Pavan, Maria Angela.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /
description Resumo: Instância construída subjetiva e socialmente, a memória não é um fenômeno natural, mas um espaço de disputa entre várias organizações sociais pelo controle e legitimação de um passado. Com o desenvolvimento da escrita e o advento de novos aparatos técnicos, criam-se novas formas de armazenar e transportar informações. A memória deixa de ser restrita aos limites do aqui e agora do sujeito e passa por transformações. Nesse cenário, as mídias passam a desempenhar um papel importante na publicização e construção de enquadramentos da memória. Este estudo visa analisar a conformação da memória de grupos políticos durante o processo de recepção de ficção audiovisual. Para tanto, um corpus de quatro capítulos da telenovela Amor e Revolução foi usado como dispositivo cognitivo para a rememoração. A telenovela, transmitida pela emissora SBT entre abril de 2011 e janeiro de 2012, remontava o início e o desenvolvimento da Ditadura Militar no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Três militantes de filiações comunistas diferentes, que atuaram contra o regime no Rio Grande do Norte e nos estados vizinhos, foram participantes desse estudo. Utilizando o método da história oral, a pesquisa foi dividida em duas etapas: as entrevistas em profundidade, que tratavam da história de vida dos colaboradores com a militância em partidos comunistas e outros movimentos sociais; e a assistência de uma unidade dramática da telenovela Amor e Revolução. Comparando esses dois momentos do estudo, analisamos o fluxo das mediações que entrecruzava as memórias da militância e o enquadramento midiático; os deslocamentos da narrativa de rememoração durante a recepção; a oposição entre a memória representada e as experiências dos receptores.#$&Abstract: Subjective and socially constructed instance, the memory is not a natural phenomenon, but an area of contention between various social organizations for control and legitimation of a past. With the development of writing and the advent of new technical devices, it creates new ways to store and transport information. The memory is no longer restricted to the limits of the here and now of the subject and undergoes transformations. In this scenario, the media start to play an important role in publicizing and construction of embodiments of memory. This study aims to analyze the conformation of the memory of political groups during the process of receiving audiovisual fiction. For this purpose, a corpus of four chapters of the soap opera Love and Revolution was used as a cognitive device for remembering. The television series, broadcast by SBT between April 2011 and January 2012, went back to the beginning and development of the military dictatorship in Brazil, in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. Three militants of various affiliations Communists who acted against the regime in Rio Grande do Norte and neighboring states, were participants in this study. Using the method of oral history, the research was divided into two stages: in-depth interviews, which dealt with the history of life of employees with the militancy in the Communist parties and other social movements, and the assistance of a drive dramatic soap opera Love and Revolution. Comparing these two phases of the study, we analyze the flow of mediations that crossed memories of militancy and media framework; shifts the narrative of remembrance during reception, and the opposition between memory and represented the experiences of the receivers.
format Dissertação
author Ernesto, Ana Karoliny Martins.
Pavan, Maria Angela.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Ernesto, Ana Karoliny Martins.
Pavan, Maria Angela.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Ernesto, Ana Karoliny Martins.
title Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /
title_short Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /
title_full Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /
title_fullStr Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /
title_full_unstemmed Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual /
title_sort ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a ditadura militar na recepção assistida do audiovisual /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16419/1/AnaKME_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT ernestoanakarolinymartins verlembrarenarraraconformacaodasmemoriassobreaditaduramilitarnarecepcaoassistidadoaudiovisual
AT pavanmariaangela verlembrarenarraraconformacaodasmemoriassobreaditaduramilitarnarecepcaoassistidadoaudiovisual
AT universidadefederaldoriograndedonorte verlembrarenarraraconformacaodasmemoriassobreaditaduramilitarnarecepcaoassistidadoaudiovisual
_version_ 1766823146323705856
spelling oai:localhost:123456789-1360392022-12-01T03:09:30Z Ver, lembrar e narrar : a conformação das memórias sobre a Ditadura Militar na recepção assistida do audiovisual / Ernesto, Ana Karoliny Martins. Pavan, Maria Angela. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Meios(Mídia) - Dissertação. Amor e Revolução - Telenovela - Dissertação. Ficção audiodiovisual - Dissertação. Memória - Grupos políticos - Dissertação. Brasil - História - 1964-1985 - Dissertação. Conformation of memory of political groups. Audiovisual fiction approval procedure Resumo: Instância construída subjetiva e socialmente, a memória não é um fenômeno natural, mas um espaço de disputa entre várias organizações sociais pelo controle e legitimação de um passado. Com o desenvolvimento da escrita e o advento de novos aparatos técnicos, criam-se novas formas de armazenar e transportar informações. A memória deixa de ser restrita aos limites do aqui e agora do sujeito e passa por transformações. Nesse cenário, as mídias passam a desempenhar um papel importante na publicização e construção de enquadramentos da memória. Este estudo visa analisar a conformação da memória de grupos políticos durante o processo de recepção de ficção audiovisual. Para tanto, um corpus de quatro capítulos da telenovela Amor e Revolução foi usado como dispositivo cognitivo para a rememoração. A telenovela, transmitida pela emissora SBT entre abril de 2011 e janeiro de 2012, remontava o início e o desenvolvimento da Ditadura Militar no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Três militantes de filiações comunistas diferentes, que atuaram contra o regime no Rio Grande do Norte e nos estados vizinhos, foram participantes desse estudo. Utilizando o método da história oral, a pesquisa foi dividida em duas etapas: as entrevistas em profundidade, que tratavam da história de vida dos colaboradores com a militância em partidos comunistas e outros movimentos sociais; e a assistência de uma unidade dramática da telenovela Amor e Revolução. Comparando esses dois momentos do estudo, analisamos o fluxo das mediações que entrecruzava as memórias da militância e o enquadramento midiático; os deslocamentos da narrativa de rememoração durante a recepção; a oposição entre a memória representada e as experiências dos receptores.#$&Abstract: Subjective and socially constructed instance, the memory is not a natural phenomenon, but an area of contention between various social organizations for control and legitimation of a past. With the development of writing and the advent of new technical devices, it creates new ways to store and transport information. The memory is no longer restricted to the limits of the here and now of the subject and undergoes transformations. In this scenario, the media start to play an important role in publicizing and construction of embodiments of memory. This study aims to analyze the conformation of the memory of political groups during the process of receiving audiovisual fiction. For this purpose, a corpus of four chapters of the soap opera Love and Revolution was used as a cognitive device for remembering. The television series, broadcast by SBT between April 2011 and January 2012, went back to the beginning and development of the military dictatorship in Brazil, in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. Three militants of various affiliations Communists who acted against the regime in Rio Grande do Norte and neighboring states, were participants in this study. Using the method of oral history, the research was divided into two stages: in-depth interviews, which dealt with the history of life of employees with the militancy in the Communist parties and other social movements, and the assistance of a drive dramatic soap opera Love and Revolution. Comparing these two phases of the study, we analyze the flow of mediations that crossed memories of militancy and media framework; shifts the narrative of remembrance during reception, and the opposition between memory and represented the experiences of the receivers. 1 2022-10-06T09:42:09Z 2022-10-06T09:42:09Z 2013. Dissertação 316.774 E71v DISSERT 206718 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16419/1/AnaKME_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16419/1/AnaKME_DISSERT.pdf