A Sala de aula em cena : uma pesquisa em ensino do teatro a partir da experiência docente /

Resumo: No primeiro momento, apresentaremos ao leitor uma reflexão sobre a história do teatro e posteriormente uma contextualização sobre as movimentações didáticas voltadas para a área das artes cênicas. Através do dialogo constante com autores das áreas que envolvem educação, teatro, corporeidade...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Gisele Carvalho da., Araújo, José Sávio Oliveira de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12460/1/SalaAulaCena_Silva_2013.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: No primeiro momento, apresentaremos ao leitor uma reflexão sobre a história do teatro e posteriormente uma contextualização sobre as movimentações didáticas voltadas para a área das artes cênicas. Através do dialogo constante com autores das áreas que envolvem educação, teatro, corporeidade e música, foi possível analisar, desenvolver e criticar um trabalho sob minha responsabilidade que envolvia quatorze turma. No segundo momento decorrerá uma autocrítica sobre a qualidade das aulas de teatro, consequentemente; os conteúdos e as metodologias. A técnica estará ao lado da emoção e juntas desenvolverão habilidades a fim de traçar caminhos para o teatro desenvolvido na sala de aula de uma escola da rede particular da cidade de Natal-RN. No terceiro momento uma turma é escolhida para análise da pesquisa e muitos experimentos acontecem após essa decisão, iniciados e sensibilizados através da música, com um olhar significante para a corporeidade e priorizando o teatro como conteúdo prioritário do nono ano ensino fundamental II Na conclusão, percebe-se que o aprendizado é mútuo entre o aluno e o professor, que o teatro pode fazer parte do cotidiano das pessoas, assim como as artes em geral, e quando todas elas forem regularizadas dentro do sistema nacional de ensino para as escolas públicas e particulares, teremos seres humanos mais sensíveis e mais capacitados intelectualmente também.#$&Abstract: At the first moment, we will introduce the reader to reflect about the history of theater and after a contextualization on didactic movements directed to the area of scenic arts. Through constant dialogue with authors of areas involving education, theater, music and corporeality, it was possible to analyze, develop and criticize a work under my responsibility involving fourteen classes. In the second moment will exist a self-criticism about the quality of theater classes, consequently, the contents and methodologies. The technique will be beside the emotion and together will develop skills to drawing ways for theater developed in the classroom of a private school in Natal-RN. In the third moment a class is chosen for analysis of research and many experiments will happen after this decision, initiated and sensitized through music, with a significant view to corporeality and prioritizing the theater with a priority content of the ninth year - basic education II - In the conclusion, it realizes that learning is mutual between the student and the teacher, that theater can be a part of everyday life, even as the arts in general, and when all of them are settled within the national education system for schools public and private, we will have humans more sensitive and more capable intellectually too.