Cuidado à saúde do adolescente em uma unidade de saúde da família : que papo é esse de integralidade? /

Resumo: Este estudo faz um recorte para a população adolescente compreendendo a idade ente 10 e 19 anos de idade, empregado pelo Ministério da Saúde (MS), e remete ao pressuposto que a integralidade seja um princípio a ser considerado de forma expressiva no cotidiano das práticas em saúde em sua dim...

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Principais autores: Santos, Jacyane Melo de Oliveira., Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Adolescente -
Dissertação.
Gravidez na adolescência -
Dissertação.
Atenção primária à saúde -
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Adolescent health care.
Primary health care.
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description Resumo: Este estudo faz um recorte para a população adolescente compreendendo a idade ente 10 e 19 anos de idade, empregado pelo Ministério da Saúde (MS), e remete ao pressuposto que a integralidade seja um princípio a ser considerado de forma expressiva no cotidiano das práticas em saúde em sua dimensão cuidadora na atenção ao adolescente. O objetivo geral do estudo é investigar como se dá a produção do cuidado à saúde do adolescente em uma Unidade de Saúde da Família (USF), buscando analisá-la à luz do princípio da integralidade. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, aproximando-se do estudo de caso. Este foi a Unidade de Saúde da Família de Mangabeira, no município de Macaíba/RN. Utilizou-se a observação participante, a técnica grupal de construção de fluxograma descritor do processo de trabalho e entrevistas individuais com roteiros semi-estruturados com trabalhadores e usuários. A análise tomou como referência quatro eixos propostos por Ayres (2009) para identificação da integralidade nas práticas de saúde: necessidades; finalidades; articulações e integração entre os sujeitos. Os resultados do estudo apontam que os profissionais da USF apreendem o cuidado à saúde do adolescente no desenvolvimento de suas atividades cotidianas a partir da demanda espontânea e em ações no âmbito escolar com a implementação das ações do PSE. A maneira como se estabelece os encontros constituídos pelos sujeitos implicados nesse processo podem fazer a diferença no sentido de aproximações ou distanciamentos do cuidado integral à saúde dos adolescentes. Evidencia-se necessidade do reconhecimento das singularidades e especificidades, bem como a pluralidade e diversidade dos adolescentes com oferta de produção de cuidado, baseada em processo dialógico que possibilite a construção de um sujeito-cidadão a partir da participação juvenil e superação do paradigma normativo e prescritivo.#$&Abstract: This study makes a cut for the adolescent population including age being 10 and 19 years old, employed by the Ministry of Health (MOH), and refers to the assumption that the integrality is a principle to be considered in an expressive manner in the daily practice of your health care dimension in assistance for the adolescent. The general objective of the study is to investigate how the production of health care of adolescents in a Family Health Unit (FHU), seeking to examine it in the light of the principle of integrality. It is a qualitative research, moving closer to the case study. This was a Family Health Unit of Mangabeira, in the municipality of Macaiba/RN. We used participant observation, the construction group technique flowchart descriptor of the work process and individual interviews with semi-structured guide with workers and users. The analysis took as a reference four pillars proposed by Ayres (2009) for identification of integrality in health care practices: needs; purposes; articulations and integration between subjects. The results of the study indicate that professionals of FHU perceive the care to adolescent health in the development of their daily activities from the spontaneous demand and actions in schools with the implementation of the actions of the PSE. The manner in which the meetings is established constituted by the subjects involved in this process can make a difference in order of approximations or distancing the comprehensive health care of adolescents. Evidence of need recognition of singularities and specificities, as well as the plurality and diversity of adolescents with offer of production of care, based on dialogical process that enables the construction of a subject-citizen developed from the youth participation and overcoming the normative paradigm and prescriptive.
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