ENADE 2006 : determinantes do desempenho dos cursos de ciências contábeis /

Resumo: Dos 772 cursos de Ciências contábeis avaliados pelo ENADE/2006, apenas seis obtiveram conceito máximo. A questão central desta investigação é a identificação de algumas variáveis determinantes do desempenho dos cursos de Ciências Contábeis no citado exame. Utilizou-se a metodologia empírico-...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Emerson Santana de ., Lustosa, Paulo Roberto Barbosa., Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Universidade de Brasília., Universidade Federal da Paraíba.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-1357872022-12-01T03:04:31Z ENADE 2006 : determinantes do desempenho dos cursos de ciências contábeis / Souza, Emerson Santana de . Lustosa, Paulo Roberto Barbosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade de Brasília. Universidade Federal da Paraíba. Aprendizagem - Avaliação - Dissertação. Learning. Resumo: Dos 772 cursos de Ciências contábeis avaliados pelo ENADE/2006, apenas seis obtiveram conceito máximo. A questão central desta investigação é a identificação de algumas variáveis determinantes do desempenho dos cursos de Ciências Contábeis no citado exame. Utilizou-se a metodologia empírico-analítica, tendo como instrumento a análise de regressão multivariada com o objetivo de identificar a relação entre o desempenho dos alunos e sua situação socioeconômica. Para tanto, utilizou-se dos conceitos dos cursos, bem como das informações socioeconômicas obtidas junto ao banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Os resultados indicaram que o nível de formação do aluno anterior ao seu ingresso em uma instituição de ensino superior é a variável de maior influência no desempenho dos cursos. Em seguida, em ordem decrescente, surgem a escolaridade do pai, o esforço pessoal no curso e a renda familiar como as variáveis mais influentes do modelo econométrico desenvolvido. Por outro lado, mostrou-se pouco significativa a variável que capta em que tipo de instituição o discente cursou o ensino médio. Sobre a questão de o aluno trabalhar ou não, também não se verificou correlação significativa. A escolaridade da mãe mostrou-se negativamente correlacionada com o desempenho do curso, porém, se tomada em conjunto com a escolaridade do pai, verifica-se que a escolaridade dos pais possuem influência positiva na predição do desempenho dos cursos de ciências contábeis no Enade.#$&Abstract: Only six out of 772 Accounting Undergraduate Courses got the maximum score perfomance in the ENADE/2006. The central issue of this research is to identify some variables that could explain Accounting Undergraduate Courses performance in that exam. It was used multiple regression to grasp the association between students performance with some of their socio-economic conditions. For such, databases with courses score as well as socio-economic information of each student, both obtained at INEP Anísio Teixeira National Institute of Studies and Researches had been accessed. The findings show that student educational background prior to his or her entrance in a Superior Teaching Institute accounts is the most influential variable for explaining student and, therefore, accounting course performance. The next variable in terms of statistics significance explanation power is student s father formal education level, and following it, in decreasing order, comes student own effort during the course, and household income. On the other hand, it was not found significance for the variable that indicates the capital origin of student high school educational institution, whether it is public or private. The same occurs with the fact of the student being engaged or not in a work in parallel to his or her undergraduate course. This variable is shown not statistically significative. Surprisingly, student s mother educational level is shown negatively correlated with course performance, but when such variable is taken together with father education level, there is a net direct positive effect in course performance for ENADE/2006 purpose. 1 2022-10-06T09:37:32Z 2022-10-06T09:37:32Z 2008. Dissertação 378.146 S729e DISSERT 206398 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/206398 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/206398
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description Resumo: Dos 772 cursos de Ciências contábeis avaliados pelo ENADE/2006, apenas seis obtiveram conceito máximo. A questão central desta investigação é a identificação de algumas variáveis determinantes do desempenho dos cursos de Ciências Contábeis no citado exame. Utilizou-se a metodologia empírico-analítica, tendo como instrumento a análise de regressão multivariada com o objetivo de identificar a relação entre o desempenho dos alunos e sua situação socioeconômica. Para tanto, utilizou-se dos conceitos dos cursos, bem como das informações socioeconômicas obtidas junto ao banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Os resultados indicaram que o nível de formação do aluno anterior ao seu ingresso em uma instituição de ensino superior é a variável de maior influência no desempenho dos cursos. Em seguida, em ordem decrescente, surgem a escolaridade do pai, o esforço pessoal no curso e a renda familiar como as variáveis mais influentes do modelo econométrico desenvolvido. Por outro lado, mostrou-se pouco significativa a variável que capta em que tipo de instituição o discente cursou o ensino médio. Sobre a questão de o aluno trabalhar ou não, também não se verificou correlação significativa. A escolaridade da mãe mostrou-se negativamente correlacionada com o desempenho do curso, porém, se tomada em conjunto com a escolaridade do pai, verifica-se que a escolaridade dos pais possuem influência positiva na predição do desempenho dos cursos de ciências contábeis no Enade.#$&Abstract: Only six out of 772 Accounting Undergraduate Courses got the maximum score perfomance in the ENADE/2006. The central issue of this research is to identify some variables that could explain Accounting Undergraduate Courses performance in that exam. It was used multiple regression to grasp the association between students performance with some of their socio-economic conditions. For such, databases with courses score as well as socio-economic information of each student, both obtained at INEP Anísio Teixeira National Institute of Studies and Researches had been accessed. The findings show that student educational background prior to his or her entrance in a Superior Teaching Institute accounts is the most influential variable for explaining student and, therefore, accounting course performance. The next variable in terms of statistics significance explanation power is student s father formal education level, and following it, in decreasing order, comes student own effort during the course, and household income. On the other hand, it was not found significance for the variable that indicates the capital origin of student high school educational institution, whether it is public or private. The same occurs with the fact of the student being engaged or not in a work in parallel to his or her undergraduate course. This variable is shown not statistically significative. Surprisingly, student s mother educational level is shown negatively correlated with course performance, but when such variable is taken together with father education level, there is a net direct positive effect in course performance for ENADE/2006 purpose.
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