Cartografias do desejo em Asfalto Selvagem - Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados : humor, erotismo e o pornógrafo do romance rodrigueano /

Resumo: Trata-se nesta dissertação de estabelecer, partindo do pensamento contemporâneo francês da linha deleuziana e guattariana, sobretudo, uma analítica do desejo capaz de reconfigurar o romance de Nelson Rodrigues, Asfalto selvagem: Engraçadinha, seus amores e seus pecados, desterritorializá-lo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tintino Filho, Davi., Sousa, Ilza Matias de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16287/1/DaviTF_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Trata-se nesta dissertação de estabelecer, partindo do pensamento contemporâneo francês da linha deleuziana e guattariana, sobretudo, uma analítica do desejo capaz de reconfigurar o romance de Nelson Rodrigues, Asfalto selvagem: Engraçadinha, seus amores e seus pecados, desterritorializá-lo em relação à tradição crítica e estética, fundada no paradigma realista-naturalista enraizado no pensamento literário brasileiro, especificamente no século XX. Movemo-nos por discussões sobre o autor e sobre o romance, empreendidas por Rolnik, interlocutora de Guattari, o qual está ligado aos novos paradigmas estéticos, à questão da produção de subjetividades, à micropolítica, às multiplicidades e às minorias. Buscamos contribuir para esse redimensionamento, colocando-nos na perspectiva cartográfica e rizomática para surpreender, em Asfalto, seus processos de subjetivação, incidindo sobre as singularidades selvagens, considerando os conceitos de Foucault, aplicados à construção literária enquanto espaço heterotópico, configurando a experiência do fora, como princípios estéticos. Veremos que as personagens, com foco em Engraçadinha, funcionam, como pequenas máquinas desejantes, Corpos sem Órgãos, moléculas desestabilizando as formações molares. Destarte, Nelson Rodrigues, na perspectiva da produção autoral, torna-se o pornógrafo, o literato iterador, como agenciador de uma palavra perversa, para além dos dogmas, da cena romantizada, originando, em sua poética, a revelação da obs-cena, a obscenidade, como crítica às instituições falidas. Trazemos, nesse sentido, referências de Bataille, quanto ao que na atividade estética se relaciona com o excedente da visão, relacionados ao espaço tático-ótico, concepção deleuziana referentes ao corpo-linguagem, pornografia, pornógrafo, narrativas abomináveis. Acompanhamo-nos, pois, dos conceitos da problemática da diferença e da alteridade, repercutindo na larvaridade, nas afecções, que abrem vias comunicantes com fenômenos extremos, atuantes em torno do mesmo e do outro, trazendo a rizomaticidade do mal e da monstruosidade para a construção estética de Asfalto selvagem, vistos sob a ótica de Bataille, Deleuze, Baudrillard, em ensaios que rompem o olhar estrutural em torno da obra e oferecem subsídios para a construção de uma cartografia outra, o território do ficcional, habitado por um povo por vir, na perspectiva tratada por Deleuze e por Blanchot.#$&Abstract: In this study, we establish an analysis of the desire able of reconfiguring the novel Asfalto Selvagem: Engraçadinha, seus amores e seus pecados, by Nelson Rodrigues, as well as deterritorializes it in what concerns to the critical and aesthetic tradition, based on the realistic-naturalistic paradigm rooted in Brazilian literary thought, especially in the twentieth century. Such analysis is based on the contemporary French thought following the Guattarian and Deleuze lines. We move by discussions about the author and the novel, undertaken by Rolnik, Guattari's interlocutor, who is linked to the new aesthetic paradigms, to the question of the production of subjectivities, to the micropolitics, to the multiplicities and to the minorities. We seek to contribute to this resizing, putting us in the cartographic and rhizomatic perspectives in order to surprise, in Asfalto, the subjective processes, focusing on the wild singularities, considering the concepts of Foucault, applied to literary construction as heterotopic space, and configuring the experience of setting out as aesthetic principles. We will see that the characters, focusing on Engraçadinha, work as small desiring machines, Bodies without Organs, molecules destabilizing molar formations. Thus, Nelson Rodrigues, from the perspective of authorial production, becomes the pornographer, the writer-iterator, as an agent of a wicked word, beyond the dogmas and the romanticized scene, resulting, in his poetic, the revelation of the ob-scene, the obscenity, as a criticismof the failed institutions. In this sense, we bring Bataille references to that it is related to the surplus of vision in the aesthetic activity, also related to the tactical-optical space designed by Deleuze as body-language, pornography, pornographer, abominable narratives. We follow the concepts of differences and otherness problematic, resulting in the larvarity, the affections, which open pathways connecting with extreme phenomena, working around the same and the other. It brings the rhizome of the evil and monstrosity for the aesthetic building of the Asfalto Selvagemunder the perspectives of Bataille, Deleuze, and Baudrillard, in trials that disrupt the structural look around the work and offer subsidies to build a cartography another, the territoryof the fictional, inhabited by the people to come, underDeleuzeand Barthesperspective.