Formação em Odontologia : um estudo sobre as clínicas integradas em cursos do Brasil /

A formação superior está passando por mudanças no sentido de formar profissionais com perfil mais adequado às necessidades da população e do mercado de trabalho. Diante disso, analisamos o formato de oferta da clínica integrada em cursos de Odontologia do Brasil, na perspectiva de auxiliar e estimul...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fuscella, Maria Alice Pimentel., Costa, Íris do Céu Clara., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13301/1/FormacaoOdontologiaEstudo_Fuscella_2013.pdf
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topic Educação superior -
Odontologia
Tese.
Currículo -
Clínica integrada -
Cursos de Odontologia -
Tese.
Provision of integrated clinical dentistry courses in Brazil.
Stimulate processes of curriculum reform.
Training of dentists with generalist profile.
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Provision of integrated clinical dentistry courses in Brazil.
Stimulate processes of curriculum reform.
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Fuscella, Maria Alice Pimentel.
Costa, Íris do Céu Clara.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formação em Odontologia : um estudo sobre as clínicas integradas em cursos do Brasil /
description A formação superior está passando por mudanças no sentido de formar profissionais com perfil mais adequado às necessidades da população e do mercado de trabalho. Diante disso, analisamos o formato de oferta da clínica integrada em cursos de Odontologia do Brasil, na perspectiva de auxiliar e estimular processos de reformas curriculares que visem à formação do cirurgião-dentista com perfil generalista. Para isso utilizamos um questionário eletrônico com questões relacionadas à organização pedagógica do curso e da clínica integrada, aplicado a coordenadores de curso. Participaram do estudo 67 escolas de Odontologia (41,6%). Observamos que as reformas curriculares estão levando a mudanças nas clínicas integradas, relacionadas principalmente (85%) a ampliação da carga horária e oferta em diversos períodos do curso, tornando-se um importante espaço para a formação profissional generalista. Os resultados mostraram que a organização dessas clínicas vem se dando por níveis de complexidade de procedimentos odontológicos na maioria das escolas (90%); e a interdisciplinaridade em atividades junto a outros cursos (38%), bem como a diversificação das metodologias de ensino aprendizagem (58%) são desafios buscados no processo de mudança. Ocorrem avanços na integração ensino e serviço em 83% dos cursos, no entanto com as atividades sendo desenvolvidas, majoritariamente, dentro das clínicas da própria escola (51%), através de convênio com o serviço público. Avanços ocorrem também na supervisão docente, com a inserção de professores qualificados em clínicas odontológicas que orientam a maior parte dos procedimentos odontológicos (57%). Desse modo, o processo de mudança nas clínicas integradas deve ser estimulado e intensificado, pois caso contrário poderá comprometer a formação profissional do cirurgião dentista generalista. #$&Dental education is going through important changes in preparing workers to meet the needs of the society and the labor market. For that reason, we studied the offering of comprehensive dental care clinics in Brazil with the aim of encouraging future curriculum changes focused on the training of general dental practitioners. An email questionnaire on educational organization and comprehensive care clinics of undergraduate programs was sent to each academic dental affairs dean. Sixty-seven (41.6%) dental schools agreed to participate. We observed that curriculum changes have contributed to modify the format of comprehensive care clinics. This was felt mainly (88,1%) with regards to workload and course offerings in different levels of the dental curriculum, thereby creating a favorable environment for generalist training. Most schools shared the following characteristics: clinical procedures were being prioritized according to level of complexity (95,5%), students were having the chance to attend courses in other programs (37,3%), and attempt to diversify teaching methods was being challenged (58,2%). Although progress in combining teaching and clinical services was reported by 83,6% of schools, most clinical procedures were still being performed intramurally (50,7%) in partnership with public service. There was also improvement in clinical mentorship due to the hiring of instructors qualified to work in comprehensive care clinics and with aptitude to supervise a wider range of dental procedures (58,2%). Further changes to Brazilian comprehensive care clinics should hence be encouraged and intensified to ensure appropriate generalist training for dental practitioners.
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