Uma Linguagem de modelagem da interação para auxiliar a comunicação designer-usuário /

No desenvolvimento de um sistema interativo, estão envolvidos diversos profissionais e a integração entre eles se dá, principalmente, através do compartilhamento de artefatos comuns, como modelos, por exemplo. O uso de modelos possibilita uma abordagem de desenvolvimento na qual os modelos são usado...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa Neto, Macilon Araujo., Leite, Jair Cavalcanti., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17954/1/MacilonACN_TESE.pdf
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institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Engenharia de software -
Tese.
Modelagem de interação -
Tese.
Desenvolvimento baseado em modelos -
Tese.
Avaliação de usabilidade -
Tese.
Interaction modeling.
Early identification of usability problems
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Tese.
Desenvolvimento baseado em modelos -
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Avaliação de usabilidade -
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Interaction modeling.
Early identification of usability problems
Costa Neto, Macilon Araujo.
Leite, Jair Cavalcanti.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Uma Linguagem de modelagem da interação para auxiliar a comunicação designer-usuário /
description No desenvolvimento de um sistema interativo, estão envolvidos diversos profissionais e a integração entre eles se dá, principalmente, através do compartilhamento de artefatos comuns, como modelos, por exemplo. O uso de modelos possibilita uma abordagem de desenvolvimento na qual os modelos são usados por designers e desenvolvedores. Na abordagem baseada em modelos, o modelo de interação é um artefato que cobre a maioria dos aspectos relacionados ao o que e como o usuário pode fazer ao interagir com a aplicação. Além disso, ele pode ser usado para a identificação de problemas de usabilidade durante o design e não apenas durante os testes de interface e aceitação, o que reduz o impacto nos custos do processo de desenvolvimento. Nesse sentido, este trabalho endereça duas questões. A primeira é a modelagem da interação, sob uma perspectiva que auxilie o designer a explicitar para o desenvolvedor, que irá codificar na interface, os aspectos relacionados ao processo interativo, especificamente o que e como . A segunda é identificação antecipada de problemas de usabilidade, que visa contribuir, principalmente, com a redução dos custos de desenvolvimento. Para isso, este trabalho apresenta (i) a linguagem ALaDIM, para auxiliar o designer na concepção, representação e validação do modelo de interação; (ii) o editor ALaDIM, que foi construído usando o EMF (Eclipse Modeling Framework) e suas tecnologias padronizadas pelo OMG (Object Management Group); e (iii) o método de inspeção ALaDIM, que permite a identificação antecipada de problemas de usabilidade em modelos ALaDIM. A linguagem e o editor ALaDIM foram, respectivamente, especificada e implementado, usando padrões do OMG e podem ser empregados em atividades MDA (Model Driven Architecture). Além disso, foram avaliados a linguagem e o editor ALaDIM, através da análise da dimensões cognitivas de ambos, usando o CDN (Cognitive Dimensions of Notations). Finalmente, este trabalho relata um experimento para validação do método de inspeção.#$&The development of interactive systems involves several professionals and the integration between them normally uses common artifacts, such as models, that drive the development process. In the model-driven development approach, the interaction model is an artifact that includes the most of the aspects related to what and how the user can do while he/she interacting with the system. Furthermore, the interactive model may be used to identify usability problems at design time. Therefore, the central problematic addressed by this thesis is twofold. In the first place, the interaction modeling, in a perspective that helps the designer to explicit to developer, who will implement the interface, the aspcts related to the interaction process. In the second place, the anticipated identification of usability problems, that aims to reduce the application final costs. To achieve these goals, this work presents (i) the ALaDIM language, that aims to help the designer on the conception, representation and validation of his interactive message models; (ii) the ALaDIM editor, which was built using the EMF (Eclipse Modeling Framework) and its standardized technologies by OMG (Object Management Group); and (iii) the ALaDIM inspection method, which allows the anticipated identification of usability problems using ALaDIM models. ALaDIM language and editor were respectively specified and implemented using the OMG standards and they can be used in MDA (Model Driven Architecture) activities. Beyond that, we evaluated both ALaDIM language and editor using a CDN (Cognitive Dimensions of Notations) analysis. Finally, this work reports an experiment that validated the ALaDIM inspection method.
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