História da ciência como estratégia didática no ensino médio : um breve olhar de conteúdos da óptica /

Resumo: A partir de uma crítica a aspectos do atual ensino de Física, propomos neste trabalho uma investigação sobre as concepções de Natureza da Ciência (NdC) apresentadas por alunos de nível médio de ensino, assim como a inserção de discussões acerca de alguns elementos de NdC, por meio da Históri...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Breno Cavalcante de., Martins, André Ferrer P., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16100
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A partir de uma crítica a aspectos do atual ensino de Física, propomos neste trabalho uma investigação sobre as concepções de Natureza da Ciência (NdC) apresentadas por alunos de nível médio de ensino, assim como a inserção de discussões acerca de alguns elementos de NdC, por meio da História e da Filosofia da Ciência, compreendendo-as como estratégia facilitadora para um aprendizado mais eficaz da disciplina de Física e, mais especificamente, do conteúdo de óptica. Partindo do período histórico correspondente à Antiguidade grega até meados do século XIX, construímos e aplicamos uma unidade didática a uma turma do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Ipanguaçu. Nossa unidade didática envolveu a leitura e interpretação de textos com conteúdo histórico, a observação e montagem de cinco atividades experimentais, entre outras atividades. A análise dos dados ocorreu através de questionários investigativos aplicados antes e após a realização da unidade didática, além de questionários relativos aos conteúdos presentes nos textos. Apesar de pouco expressivos, os resultados indicaram que a aplicação da unidade didática permitiu a (re)construção de algumas concepções sobre NdC presentes nos alunos alvos do nosso trabalho, além de contribuir com um melhor aprendizado do conteúdo de óptica e uma maior aproximação da ciência e de sua natureza.#$&Abstract: