Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /

Esta tese investigou como as redes sociais on-line que permitem postagens anônimas podem ser utilizadas por professores e alunos para a promoção da Educação Sexual atender às necessidades e às expectativas dos jovens diante de um tema transversal notavelmente considerado tabu, exigindo estratégias p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Adriano Medeiros., Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14458/1/PorTr%c3%a1sLinks_Costa_2013.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-133850
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Tecnologia educacional -
Tese.
Redes sociais on-line -
Projetos educacionais -
Tese.
Educação sexual -
Tese.
Estratégias metodológicas -
Tese.
Processo de ensino-aprendizagem -
Tese.
Online social networks.
Promotion of sex education.
Favoring the teaching-learning.
spellingShingle Tecnologia educacional -
Tese.
Redes sociais on-line -
Projetos educacionais -
Tese.
Educação sexual -
Tese.
Estratégias metodológicas -
Tese.
Processo de ensino-aprendizagem -
Tese.
Online social networks.
Promotion of sex education.
Favoring the teaching-learning.
Costa, Adriano Medeiros.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
description Esta tese investigou como as redes sociais on-line que permitem postagens anônimas podem ser utilizadas por professores e alunos para a promoção da Educação Sexual atender às necessidades e às expectativas dos jovens diante de um tema transversal notavelmente considerado tabu, exigindo estratégias pedagógicas mais eficientes do que aquelas tradicionalmente oferecidas. Com essa experiência, realizada em um minicurso sobre sexualidade e saúde, buscou-se ir além da utilização das redes sociais para o entretenimento social, mostrando que elas podem ser um ambiente que favorece o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na convergência dos conceitos de comunicação para Paulo Freire e Jürgen Habermas, bem como nos conceitos filosóficos de utopia, ideologia e dialética que se inter-relacionam não só entre si, mas também com o próprio campo da educação. Metodologicamente, nesta tese, foi adotada a categoria da pesquisa qualitativa. O método é uma combinação de estudo de caso com pesquisa-ação. A técnica foi a aplicação de questionários; a coleta de dados foi presencial e os tipos de dados foram primários. Por fim, apresenta-se, então, a concepção de que a comunicação não está no meio, mas na relação de confiança estabelecida entre os interlocutores. Dessa forma, é possível afirmar que quando um aluno tem sua necessidade atendida ao conseguir esclarecer suas dúvidas sobre sexo com seu professor através de uma rede social on-line que permita anonimato e através da qual o aluno sabe que quem responde é o seu professor, mas o professor não consegue distinguir a identidade de seu aluno, essa relação dialógica atende a pretensões de validez que a caracterizam como ação comunicativa em potencial.#$&The thesis investigated how social networks online that allows anonymous postings can be used by teachers and students to promote the meeting between the sexual education and the needs and expectations of young people face a crosscutting theme, remarkably a taboo. It needs teaching strategies more efficient than those traditionally defended. With this experience, found in a short course about sexuality and health, we sought to go beyond the use of social networks for social entertainment, showing they can be an field that favors the process of teaching and learning. The research was based on the convergence of the communication concepts from Paulo Frere and another from Jürgen Habermas, as well as the philosophical concepts of utopia, ideology and dialectic are interrelated not only among themselves, but also inside an education field. Methodologically in this thesis, we adopted the category of qualitative research; the method is a combination of case study with action research. The technique was the use of questionnaires, data collection was in attendance and the types of data were primary. Finally, we present, then, the idea the communication is not in the middle, but in the trusty relationship established between the interlocutors. In this way, we can think when a student has met their need to be able answer his questions about sex with their teacher through an online social network that allows anonymity and through which the student knows who responds is their teacher, but the teacher can not distinguish the identity of his students, this dialogic relationship serves to get claims of the validity that are characterized as potential communicative action
format Tese
author Costa, Adriano Medeiros.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Costa, Adriano Medeiros.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Costa, Adriano Medeiros.
title Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
title_short Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
title_full Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
title_fullStr Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
title_full_unstemmed Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
title_sort por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14458/1/PorTr%c3%a1sLinks_Costa_2013.pdf
work_keys_str_mv AT costaadrianomedeiros portrasdelinkssempreexistempessoasoanonimatocomofatordepertencimentonousodasredessociaisonlineemprojetoseducacionais
AT andradearnonalbertomascarenhasde portrasdelinkssempreexistempessoasoanonimatocomofatordepertencimentonousodasredessociaisonlineemprojetoseducacionais
AT universidadefederaldoriograndedonorte portrasdelinkssempreexistempessoasoanonimatocomofatordepertencimentonousodasredessociaisonlineemprojetoseducacionais
_version_ 1766830343795507200
spelling oai:localhost:123456789-1338502022-12-01T02:27:05Z Por trás de links, sempre existem pessoas : o anonimato como fator de pertencimento no uso das redes sociais on-line em projetos educacionais / Costa, Adriano Medeiros. Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tecnologia educacional - Tese. Redes sociais on-line - Projetos educacionais - Tese. Educação sexual - Tese. Estratégias metodológicas - Tese. Processo de ensino-aprendizagem - Tese. Online social networks. Promotion of sex education. Favoring the teaching-learning. Esta tese investigou como as redes sociais on-line que permitem postagens anônimas podem ser utilizadas por professores e alunos para a promoção da Educação Sexual atender às necessidades e às expectativas dos jovens diante de um tema transversal notavelmente considerado tabu, exigindo estratégias pedagógicas mais eficientes do que aquelas tradicionalmente oferecidas. Com essa experiência, realizada em um minicurso sobre sexualidade e saúde, buscou-se ir além da utilização das redes sociais para o entretenimento social, mostrando que elas podem ser um ambiente que favorece o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na convergência dos conceitos de comunicação para Paulo Freire e Jürgen Habermas, bem como nos conceitos filosóficos de utopia, ideologia e dialética que se inter-relacionam não só entre si, mas também com o próprio campo da educação. Metodologicamente, nesta tese, foi adotada a categoria da pesquisa qualitativa. O método é uma combinação de estudo de caso com pesquisa-ação. A técnica foi a aplicação de questionários; a coleta de dados foi presencial e os tipos de dados foram primários. Por fim, apresenta-se, então, a concepção de que a comunicação não está no meio, mas na relação de confiança estabelecida entre os interlocutores. Dessa forma, é possível afirmar que quando um aluno tem sua necessidade atendida ao conseguir esclarecer suas dúvidas sobre sexo com seu professor através de uma rede social on-line que permita anonimato e através da qual o aluno sabe que quem responde é o seu professor, mas o professor não consegue distinguir a identidade de seu aluno, essa relação dialógica atende a pretensões de validez que a caracterizam como ação comunicativa em potencial.#$&The thesis investigated how social networks online that allows anonymous postings can be used by teachers and students to promote the meeting between the sexual education and the needs and expectations of young people face a crosscutting theme, remarkably a taboo. It needs teaching strategies more efficient than those traditionally defended. With this experience, found in a short course about sexuality and health, we sought to go beyond the use of social networks for social entertainment, showing they can be an field that favors the process of teaching and learning. The research was based on the convergence of the communication concepts from Paulo Frere and another from Jürgen Habermas, as well as the philosophical concepts of utopia, ideology and dialectic are interrelated not only among themselves, but also inside an education field. Methodologically in this thesis, we adopted the category of qualitative research; the method is a combination of case study with action research. The technique was the use of questionnaires, data collection was in attendance and the types of data were primary. Finally, we present, then, the idea the communication is not in the middle, but in the trusty relationship established between the interlocutors. In this way, we can think when a student has met their need to be able answer his questions about sex with their teacher through an online social network that allows anonymity and through which the student knows who responds is their teacher, but the teacher can not distinguish the identity of his students, this dialogic relationship serves to get claims of the validity that are characterized as potential communicative action 1 2022-10-06T09:04:03Z 2022-10-06T09:04:03Z 2013. Tese 37.091.64 C837p TESE 203824 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14458/1/PorTr%c3%a1sLinks_Costa_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14458/1/PorTr%c3%a1sLinks_Costa_2013.pdf