Gênero ou sexualidade? : (re)produção das identidades homoeróticas masculinas no cinema de massa /

A homossexualidade vem ganhando força no Cinema a partir do final do século XX, quando há uma disseminação das liberdades em torno das sexualidades ditas periféricas ou marginais. Partindo desse pressuposto, foi elaborada, no trabalho de dissertação de mestrado, uma análise sobre a relação entre Cin...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nunes, Kenia Almeida., Coradini, Lisabete., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13687/1/KeniaAN_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:A homossexualidade vem ganhando força no Cinema a partir do final do século XX, quando há uma disseminação das liberdades em torno das sexualidades ditas periféricas ou marginais. Partindo desse pressuposto, foi elaborada, no trabalho de dissertação de mestrado, uma análise sobre a relação entre Cinema e Sexualidade, a fim de perceber, descrever, refletir e analisar possíveis mudanças em torno dos comportamentos performáticos dos sujeitos homossexuais masculinos a partir da introdução destes nas produções cinematográficas, oriundas da indústria cultural de massa. Produções estas localizadas em três décadas distintas. Nesse caso, tem-se sobre o Cinema um caráter não somente de reprodutor das realidades, mas também de um agente produtor e de consolidação delas. A metodologia aplicada no trato desses objetivos se dá através da análise de discurso de três obras fílmicas, a saber, Gaiola das loucas (1978), Será que ele é? (1997) e Cruzeiro das loucas (2002). A imagem é o objeto de pesquisa desse trabalho, sendo ela desenvolvida por uma cultura de massa, que irá produzir identidades de massa que se caracteriza através da cristalização de clichês em torno do mundo gay.#$&Homosexuality has been gaining strength in Cinema from the late twentieth century, when there is a dissemination of freedoms around the peripheral or marginal sexualities. Based on this assumption, it was formulated in the dissertation work, an analysis of the relationship between Cinema and Sexuality in order to understand, describe, reflect and analyze possible changes around the performative behaviors of male homosexual from the introduction of them in film production, arising from the mass culture industry. These productions are located in three different decades. In this case, the Cinema has not only the reproductive character of realities, but also a producing agent and consolidating them. The methodology applied was discourse analysis of three film works, namely La Cage aux Folles (1978), In & Out (1997) and Boat Trip (2002). The image, research object of this work, is developed by a mass culture that will produce mass identities which is characterized by crystallization of clichés around the gay world.