Uma investigação sobre medidas de desempenho utilizadas pelas empresas de construção civil, subsetor edificações, na região metropolitana de Recife /

Resumo: Este estudo objetiva identificar como as empresas de construção civil, subsetor edificações, da Região Metropolitana de Recife medem seu desempenho organizacional. Tradicionalmente, as empresas avaliam o desempenho de seus processos basicamente utilizando medidas financeiras; porém o avanço...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cavalcanti, Rosa Fidélia Vieira., Miranda, Luiz Carlos., Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Universidade de Brasília., Universidade Federal da Paraíba., Universidade Federal de Pernambuco.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/203521
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Resumo:Resumo: Este estudo objetiva identificar como as empresas de construção civil, subsetor edificações, da Região Metropolitana de Recife medem seu desempenho organizacional. Tradicionalmente, as empresas avaliam o desempenho de seus processos basicamente utilizando medidas financeiras; porém o avanço tecnológico, a internacionalização da economia e a mudança no comportamento do consumidor exigem produtos e serviços cada vez melhores. Tais modificações motivam as organizações à contínua melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Nesse sentido, as empresas precisam associar os seus resultados financeiros ao seu desempenho global. Necessitando, portanto, de modelos de avaliação de desempenho organizacional que associem medidas financeiras e não-financeiras à estratégia das empresas. A pesquisa também procura investigar se as empresas de construção civil, subsetor edificações, estão utilizando indicadores financeiros e não-financeiros para medirem seu desempenho global, conforme propõem os modelos de medição mais modernos, citados na literatura especializada. As informações, tomadas como base para o estudo, foram obtidas por meio de uma pesquisa empírica, realizada pelo método de questionários, junto a 28 (vinte e oito) empresas do subsetor de edificações da cidade de Recife. Os resultados revelam que as empresas pesquisadas não utilizam nenhum sistema de avaliação de desempenho citados na literatura. Contudo utilizam isoladamente algumas medidas desses modelos, entre as quais o processo de benchmarking, realizando comparações com o desempenho de seus concorrentes e viiuma maior utilização de indicadores não-financeiros para avaliar sua performance. Pode-se citar como pontos divergentes dos modelos de avaliação de desempenho, por exemplo, a pouca atenção dispensada ao clima organizacional e a primazia de tomar decisões com base em relatórios financeiros. Os resultados também demonstram que a qualidade dos produtos e serviços constitui-se um item importante, uma vez que os programas de qualidade, em destaque o Certificado ISO, são considerados relevantes. Empresas com ISO usam um número maior de indicadores em seus sistemas de medição de desempenho. É provável que a implementação desses programas tenha sido a causa do aumento de indicadores utilizados para medir a performance organizacional. #$&Abstract: The purpose of this paper is to identify how construction companies, in the home construction subsetor from Metropolitan area of Recife measure their organizational performance. Traditionally these companies measure their performance basically using financial measures. However, the technological improvement, the internationalization of the economy and the change in consumer behavior demands products, which have grater qualities and services. This way these companies need to associate their financial results to their global performance. Therefore, it is necessary to have organizational performance models, which associate financial and non-financial measures to the strategies of the companies. The research also tries to investigate if the construction companies, in the edification subsetor, are using financial or non-financial indicators to measure their global performance, as proposed by the more modern models of measurement, which are mentioned in the specialized literature. The information, which served as a basis for the study, was obtained through an empirical research, by questionnaires answered by 28 companies in the edification subsetor of Recife. The results show that none of the companies investigated use the performance measurement models proposed in the literature. However, they use, in on isolated way some of the steps in these models, including benchmarking , making comparisons with the performance of the competitors and also a greater use of non-financial indicators to avaliate their performance. As diverging points in the performance measurement models, it is possible to mention, for example, little ixattention to organization and too much emphasis on decision making based on financial reports. The results also show that the quality of products and service consists in on important item once the quality program, with emphasis on the ISO Certificate are considered relevant. Companies, which have ISO, use a greater number of indicators in their system of measuring performance. The implementation of these programs was probably the cause.