Influência cultural sobre os estilos de aprendizagem dos estudantes de ciências contábeis do Distrito Federal : um estudo empírico sobre as abordagens de Hofstede e Kolb /

Resumo: Os sistemas contábeis sofreram influência dos ambientes econômico, cultural, político, religioso, educacional, entre outros. Desta forma, cada país desenvolveu características específicas para a prática da contabilidade assim dificultando a compreensão e utilidade da informação contábil em n...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Hamann, Evandro Vieira, Niyama, Jorge Katsumi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte., Universidade de Brasília., Universidade Federal da Paraíba.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://hdl.handle.net/10482/8693
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Estudantes universitários -
Dissertação.
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Hamann, Evandro Vieira
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Influência cultural sobre os estilos de aprendizagem dos estudantes de ciências contábeis do Distrito Federal : um estudo empírico sobre as abordagens de Hofstede e Kolb /
description Resumo: Os sistemas contábeis sofreram influência dos ambientes econômico, cultural, político, religioso, educacional, entre outros. Desta forma, cada país desenvolveu características específicas para a prática da contabilidade assim dificultando a compreensão e utilidade da informação contábil em nível internacional. Uma das ferramentas para diminuir essas disparidades entre sistemas contábeis é a adoção de normas internacionais de contabilidade padronizadas emitidas pelo IASB. Este entende que para uma eficiente harmonização e padronização dos sistemas contábeis é necessário mudar as práticas contábeis bem como os métodos de ensino e aprendizagem da Ciência Contábil. Nesse sentido, o IASB tem emitido pronunciamentos, por meio dos IESB, sobre adoção de padrões internacionais da educação contábil, visando a orientar que o ensino e a aprendizagem da contabilidade devem considerar a cultura e o estilo de aprendizagem de cada estudante. Assim, pesquisas sobre a identificação dos estilos de aprendizagem e ambiente cultural do ensino da contabilidade se mostram significantes para o objetivo da padronização às normas internacionais de contabilidade. Pesquisadores tais como Kolb e Hofstede desenvolveram respectivamente pesquisas sobre modelos de identificação dos estilos de aprendizagem e ambiente cultural, os quais obtiveram grande aceitação no meio acadêmico. Diante do exposto, foram aplicados os modelos de Kolb e Hofstede aos estudantes de Ciências Contábeis do Distrito Federal com o objetivo de identificar o estilo de aprendizagem e as dimensões culturais, bem como interrelação entre eles. Os estudantes de Ciências Contábeis do Distrito Federal apresentaram predominância do estilo de aprendizagem "Assimilador", ou seja, são mais interessados em idéias e conceitos abstratos. Geralmente, as pessoas com este estilo acham mais importante uma teoria à prática. Quanto à dimensão cultural tais estudantes apresentaram a "Masculinidade" como fator predominante. Essa dimensão tem como característica a afirmação, competitividade e maiores ambições. Porém, nota-se que essas não são as únicas características culturais e estilo de aprendizado apresentados pelos estudantes, pois percebe-se que tais variáveis se alteram, principalmente, de acordo com a faixa etária, experiência profissional e tempo de universidade. Quando correlacionada as dimensões culturais com os estilos de aprendizagem, gênero, tempo de universidade, tipo de universidade, faixa etária e característica da escola no segundo grau, percebe-se que estas correlações não podem explicar a preferência nos estilos de aprendizagem, porém existe associação positiva entre tais variáveis.#$&Abstract: The accounting systems were influenced by the economic, cultural, political, religious, educational environments. Thus, each country has specific features to the practice of accounting difficult understandability and usefulness of internationally accounting information. One of the tools to reduce these disparities between the accounting systems is the adoption of international accounting standard, which are issued by the IASB. The IASB believes that for effective harmonization and standardization of accounting systems is necessary to change the accounting practices and methods of teaching and learning of accounting science. In this sense, the IASB has issued statements through the IESB, on adoption of international standards of accounting education, such pronouncements that guide teaching and learning of accounting should consider the culture and learning styles of each student. Thus, research on the identification of learning styles and cultural environment of the teaching of accounting to show significant goal for the standardization of international accounting standards. Scholars such as Kolb and Hofstede developed research models respectively for identifying learning styles and cultural environment, which gained wide acceptance among researchers. Given the above, we applied the models of Kolb and Hofstede students of Accounting Sciences from the Federal District in order to identify the learning style and cultural dimensions as well as the influence of such a cultural environment in learning styles. Students of Accounting in Distrito Federal were predominant learning style "assimilating" because they are more interested in ideas and abstract concepts. Generally, people with this style find it more important that a theory of practice. As for the cultural dimension, such students were "Masculinity" as a predominant factor. This dimension is characterized by the assertion, competitiveness and greater ambitions. However, note that these are not the only cultural characteristics and learning style presented by the students, we find that these variables vary primarily according to age, work experience and time university. When correlated with the cultural dimensions of learning styles, gender, duration of university, university type, age and character of school in second grade, one realizes that this correlation can not explain the preference in learning styles, but there is a positive association between such variables.
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Uma das ferramentas para diminuir essas disparidades entre sistemas contábeis é a adoção de normas internacionais de contabilidade padronizadas emitidas pelo IASB. Este entende que para uma eficiente harmonização e padronização dos sistemas contábeis é necessário mudar as práticas contábeis bem como os métodos de ensino e aprendizagem da Ciência Contábil. Nesse sentido, o IASB tem emitido pronunciamentos, por meio dos IESB, sobre adoção de padrões internacionais da educação contábil, visando a orientar que o ensino e a aprendizagem da contabilidade devem considerar a cultura e o estilo de aprendizagem de cada estudante. Assim, pesquisas sobre a identificação dos estilos de aprendizagem e ambiente cultural do ensino da contabilidade se mostram significantes para o objetivo da padronização às normas internacionais de contabilidade. Pesquisadores tais como Kolb e Hofstede desenvolveram respectivamente pesquisas sobre modelos de identificação dos estilos de aprendizagem e ambiente cultural, os quais obtiveram grande aceitação no meio acadêmico. Diante do exposto, foram aplicados os modelos de Kolb e Hofstede aos estudantes de Ciências Contábeis do Distrito Federal com o objetivo de identificar o estilo de aprendizagem e as dimensões culturais, bem como interrelação entre eles. Os estudantes de Ciências Contábeis do Distrito Federal apresentaram predominância do estilo de aprendizagem "Assimilador", ou seja, são mais interessados em idéias e conceitos abstratos. Geralmente, as pessoas com este estilo acham mais importante uma teoria à prática. Quanto à dimensão cultural tais estudantes apresentaram a "Masculinidade" como fator predominante. Essa dimensão tem como característica a afirmação, competitividade e maiores ambições. Porém, nota-se que essas não são as únicas características culturais e estilo de aprendizado apresentados pelos estudantes, pois percebe-se que tais variáveis se alteram, principalmente, de acordo com a faixa etária, experiência profissional e tempo de universidade. Quando correlacionada as dimensões culturais com os estilos de aprendizagem, gênero, tempo de universidade, tipo de universidade, faixa etária e característica da escola no segundo grau, percebe-se que estas correlações não podem explicar a preferência nos estilos de aprendizagem, porém existe associação positiva entre tais variáveis.#$&Abstract: The accounting systems were influenced by the economic, cultural, political, religious, educational environments. Thus, each country has specific features to the practice of accounting difficult understandability and usefulness of internationally accounting information. One of the tools to reduce these disparities between the accounting systems is the adoption of international accounting standard, which are issued by the IASB. The IASB believes that for effective harmonization and standardization of accounting systems is necessary to change the accounting practices and methods of teaching and learning of accounting science. In this sense, the IASB has issued statements through the IESB, on adoption of international standards of accounting education, such pronouncements that guide teaching and learning of accounting should consider the culture and learning styles of each student. Thus, research on the identification of learning styles and cultural environment of the teaching of accounting to show significant goal for the standardization of international accounting standards. Scholars such as Kolb and Hofstede developed research models respectively for identifying learning styles and cultural environment, which gained wide acceptance among researchers. Given the above, we applied the models of Kolb and Hofstede students of Accounting Sciences from the Federal District in order to identify the learning style and cultural dimensions as well as the influence of such a cultural environment in learning styles. Students of Accounting in Distrito Federal were predominant learning style "assimilating" because they are more interested in ideas and abstract concepts. Generally, people with this style find it more important that a theory of practice. As for the cultural dimension, such students were "Masculinity" as a predominant factor. This dimension is characterized by the assertion, competitiveness and greater ambitions. However, note that these are not the only cultural characteristics and learning style presented by the students, we find that these variables vary primarily according to age, work experience and time university. When correlated with the cultural dimensions of learning styles, gender, duration of university, university type, age and character of school in second grade, one realizes that this correlation can not explain the preference in learning styles, but there is a positive association between such variables. 1 2022-10-06T08:53:57Z 2022-10-06T08:53:57Z 2011. Dissertação 378:657 H198i DISSERT 203063 http://hdl.handle.net/10482/8693 http://hdl.handle.net/10482/8693