Uma abordagem metodológica para o trato pedagógico da luta nos cursos de formação de professores de Educação Física/

Resumo: Neste estudo, tratamos de compreender o processo de sistematização do conteúdo Luta nos cursos de formação de professores, estruturando uma abordagem metodológica para a prática pedagógica que contemplasse seus vários elementos constitutivos, a saber: a reflexão, a pesquisa enquanto eixo est...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Rodolfo Pio Gomes da., Melo, José Pereira de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/202997
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Neste estudo, tratamos de compreender o processo de sistematização do conteúdo Luta nos cursos de formação de professores, estruturando uma abordagem metodológica para a prática pedagógica que contemplasse seus vários elementos constitutivos, a saber: a reflexão, a pesquisa enquanto eixo estruturante do processo de ensino e a preocupação com a sistematização do conhecimento. Em termos metodológicos, optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, subsidiada no âmbito da Pesquisa Ação, que se caracterizou pelo círculo de Investigação, constituído pelas fases de Planejar, Agir, Monitorar, Descrever e Avaliar os dados de pesquisa. A experiência aconteceu no período de seis meses na disciplina lutas, na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Os alunos e professores buscaram estratégias pedagógicas pautadas nos princípios metodológicos caracterizados pela reflexão, pesquisa e sistematização do conhecimento. Como técnica de pesquisa utilizou-se a observação participante, o diário de campo, a filmagem, o registro fotográfico e a ficha de observação, a qual orientou o registro das experiências no campo. A vivência na ESEF/UPE ocorreu em três momentos: 1) aprofundamento teórico sobre o fenômeno Luta e vivências técnico-pedagógicas com o Judô e a Capoeira; 2) intervenções em três escolas públicas (estaduais e municipais) do estado de Pernambuco, contemplando o ensino Infantil, Fundamental I e Médio; 3) Seminário interativo dialógico, referente à sistematização de uma abordagem metodológica para o ensino da Luta na prática pedagógica, culminando na produção de relatos de experiências dos alunos. A temática Historicidade, Problematização e Criatividade subsidiaram toda a experiência na ESEF/UPE. Para a operacionalização dessas temáticas, perpassamos por procedimentos metodológicos que consideraram o Resgate dos Conhecimentos Prévios; a Elaboração e Sistematização do Conhecimento; a Construção de Instrumentos Pedagógicos; as Vivências Pedagógicas; a Reorganização das Experiências Pedagógicas; e a Avaliação Coletiva. Os dados foram analisados e discutidos com base nas seguintes categorias/indicadores: a) Organização Didático-Pedagógica; b) Processo Metodológico da Luta; c) Processo Avaliativo Crítico Reflexivo; d) Inovações Pedagógicas no ensino da Luta. Em relação aos resultados temos os seminários interativo-dialógicos entre os professores da disciplina, a construção de filmes de curta metragem sobre a origem e evolução da Luta; as experiências técnico-pedagógicas com o judô e a capoeira; a ampliação das discussões em sala de aula, a partir da participação de outros professores, a articulação Universidade Escola Básica nas intervenções pedagógicas com o conteúdo abordado; os seminários de pesquisas enquanto culminância da disciplina. Em termos de considerações finais, o estudo desenvolveu uma abordagem metodológica dialogicizada e orientada pelo método denominado de ação dialética. Diante disso, os currículos dos cursos de professores podem priorizar elementos pedagógicos que ampliem a incorporação da formação inicial, pautada na concepção de valorização do ser humano nas suas relações com outros seres humanos, e que possuam potencialidades intelectuais de criticar o processo e criar novos processos.#$&Abstract: In this study, we try to understand the process of systematizing the contents Fight courses in teacher training, structuring an approach to teaching practice that encompassed its various constituent elements, namely: a reflection, the research while structural axis of the teaching process and concern for the systematization of knowledge. In terms of methodology, we chose a qualitative research approach, funded under the Action Research, which was characterized by Circle Research, comprising the steps of plan, act, monitor, evaluate and describe the research data. The experiment took place in the period of six months in the discipline struggles, the School of Physical Education, University of Pernambuco (ESEF / UPE). Students and teachers sought pedagogical strategies guided the methodological principles characterized by reflection, research and systematization of knowledge. As a research technique used participant observation, field diary, filming, recording and photographic observation chart, which guided the recording of experiences in the field. Living in ESEF / UPE occurred in three phases: 1) theoretical deepening of the phenomenon Fight and technical and pedagogical experiences with Judo and Capoeira, 2) interventions in three public schools (state and local) in the state of Pernambuco, contemplating teaching Childhood, Elementary and Middle, 3) Seminar interactive dialogic, referring to systematize an approach to teaching wrestling pedagogical practice, culminating in the production of reports of student experiences. The theme Historicity, and Creativity Curriculum subsidized entire experience in ESEF / UPE. The operationalization of these themes, perpassamos by methodological procedures which considered the Rescue of Preliminary Knowledge, Preparation and Systematization of Knowledge; Construction of Pedagogical Tools, the Pedagogical Experiences; Reorganization of the Pedagogical Experiences, and Evaluation Collective. Data were analyzed and discussed based on the following categories / indicators: a) Organization Training; b) Process Methodology Fight c) Evaluative Process Critical-Reflective d) Pedagogical Innovations in teaching Fight. Regarding the results we dialogic-interactive seminars between teachers of the course, the construction of short films about the origin and evolution of Fight; technical and pedagogical experiences with judo and capoeira, the expansion of the discussions in the classroom from the participation of other teachers, the joint University-Primary School in pedagogical interventions with content addressed; research seminars as culmination of the discipline. In terms of final considerations, the study developed an approach dialogicizada and driven method called dialectical action. Therefore, the curricula of teachers can prioritize pedagogical elements that increase the incorporation of initial training, based on the concept of valuing human life in its relations with other human beings and having intellectual capabilities to criticize the process and create new processes.