O Choque das culturas da ordem /

Ao longo da história brasileira, o emprego das forças coercitivas governamentais tem gerado, em certos aspectos, um profundo distanciamento entre a Polícia Militar e a sociedade. Pois, durante séculos, a ações policiais têm evidenciado os interesses governamentais, desprezando-se a propiciação do be...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Rosa Carmen de Melo., Santana, Gilmar., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13684/1/ChoqueCulturasOrdem_Santos_2013.pdf
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topic Polícia militar -
Dissertação.
Disciplina -
Dissertação.
Militarismo -
Autoritarismo -
Dissertação.
Atuação profissional -
Humanização -
Dissertação.
Implications of the clash of cultures in order.
Clash of traditional militarism and authoritarian.
Professionals more humanized.
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Clash of traditional militarism and authoritarian.
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Santos, Rosa Carmen de Melo.
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O Choque das culturas da ordem /
description Ao longo da história brasileira, o emprego das forças coercitivas governamentais tem gerado, em certos aspectos, um profundo distanciamento entre a Polícia Militar e a sociedade. Pois, durante séculos, a ações policiais têm evidenciado os interesses governamentais, desprezando-se a propiciação do bem estar social e do interesse público. Todavia, recentemente, com a abertura democrática brasileira e uma busca crescente pela fortificação dos direitos dos cidadãos, ares de renovação começam a atingir o trabalho policial militar e, consequentemente, os paradigmas que regem o processo formativo desses profissionais. Assim, este trabalho se volta à análise da crise de sentido enfrentada pelos policiais militares em formação, diante do choque das culturas da ordem, ao confrontarem o militarismo tradicionalista e autoritário e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional mais humanizada. Diante da complexidade desse tema, julgou-se pertinente a utilização, não apenas de um vasto arcabouço teórico, mas, também se buscou subsídios em uma extensa pesquisa de campo, a qual forneceu um precioso arsenal de informações qualitativas, colhidas das percepções dos cadetes. Como resultado deste estudo teve-se a comprovação da hipótese levantada, concluindo-se que os oficiais policiais militares em formação na Paraíba têm dificuldade em lidar com o momento de transição social, marcado pela busca da consolidação da democracia, pelo qual atravessa o país. Com base no que foi averiguado, chegou-se ao entendimento que esses policiais militares ainda têm bastante presente, no seu processo ensino-aprendizagem, a dialética existente entre um militarismo tradicionalista e autoritário, fortemente arraigado, e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional democrática, ética e humanizada.#$&Throughout Brazilian history, the useof coercive government forces has led, in some aspects, a severe disconnect between the military police and society. Therefore,during centuries, the police actions have highlighted government interests, ignoring the propitiation of social wellbeing and public interest. However, recently with the Brazilian democratic opening and an increasing search for the fortification of citizens' rights, a scenario of renovation begins to reach the military police work and, consequently, the paradigms that govern the formation process of these professionals. Thus, this paper turns to analysis of the crisis of sense faced by police officers in training before the clash of cultures of the order, as they confront traditionalist and authoritarian militarism and current social demands about a more humanized professional activity. Given the complexity of this topic, it wasdeemed appropriate to use not only a broad theoretical framework, but also sought subsidies on extensive field research, which provided a valuable arsenal of qualitative information gathered from cadets' perceptions. As a result of this study the proof of the discussed hypothesis, concluding that the military police officers under training in Paraíba have difficulty dealing with the moment of social transition, marked by the pursuit of consolidating democracy, by which crosses the country. Based on what was examined, it was the understanding that in their teaching-learning process, these policemen have a still very present dialectic between a traditionalist and authoritarian militarism, strongly rooted, and the current social demands about democratic professional practice, ethical and humanized.
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