O Desenvolvimento da interlíngua na aprendizagem da escrita em inglês em uma escola bilíngue : um estudo exploratório /

Este estudo visa a investigar o desenvolvimento da Interlíngua escrita em inglês como Língua Adicional (LA) por alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental I em uma escola bilíngue da cidade de Natal-RN. Para tanto, duas perguntas de pesquisa nortearam este trabalho: (a) quais hipóteses podem ser inferid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Leite, Ligia de Souza., Weissheimer, Janaína., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16266
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo visa a investigar o desenvolvimento da Interlíngua escrita em inglês como Língua Adicional (LA) por alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental I em uma escola bilíngue da cidade de Natal-RN. Para tanto, duas perguntas de pesquisa nortearam este trabalho: (a) quais hipóteses podem ser inferidas sobre o desenvolvimento da escrita dos aprendizes bilíngues de inglês como LA? e, (b) qual o impacto do tipo de input - monomodal e multimodal - no desenvolvimento da Interlíngua na LA por aprendizes bilíngues? Os 38 participantes foram divididos em grupo controle, com 21 alunos expostos ao input monomodal; e em grupo experimental, com 17 alunos expostos ao input multimodal, ambos os grupos sendo submetidos a pré e pós-testes. Realizamos uma pesquisa de métodos mistos (DÖRNYEI, 2007) para envolver a coleta e análise tanto de dados qualitativos quanto quantitativos. O aspecto qualitativo incluiu características essencialmente descritivas que buscaram interpretar as etapas do processo de escrita em LA dos aprendizes. Através dessas interpretações foi possível compreender os processo cognitivos centrais da Interlíngua (SELINKER, 1972) escrita de acordo com os dados gerados pelos aprendizes bilíngues. Os dados quantitativos foram apresentados como os resultados gerados a partir do design experimental. Deste modo, eles estreitaram as relações entre a variável dependente o desenvolvimento da escrita, ou seja, o quanto ela se aproxima da forma-alvo modificada ao longo do processo pela variável independente a qualidade do input (VAN PATTEN, 2002, GASS, 1997, SCHMIDT, 1986, PARADIS, 2009; 2010, ELLIS, 1995) que, sendo monomodal ou multimodal, sua função consistia em possivelmente alterar o curso da aquisição. Os resultados quantitativos apontam para ganhos significativos no grupo em que a multimodalidade esteve presente, sugerindo que os aprendizes deste grupo teriam registrado cognitivamente (SCHIMDT, 1990) mais aspectos do aprendizado que os aprendizes do grupo controle.#$&The aim of this study is to investigate the development of written Interlanguage in English as an Additional Language (AL) by students in the 2nd grade of Ensino Fundamental I in a bilingual school in the city of Natal-RN. For this purpose two research questions guided this study: (a) which hypotheses could be inferred from the writing development of the bilingual learners of English as AL? and, (b) what is the impact of the type of input monomodal or multimodal in the Interlanguage development in the AL of bilingual learners? The 38 learners were divided into a control group, with 21 learners exposed to monomodal input, and an experimental group, with 17 learners exposed to multimodal input, and pre and post-tests were applied to both groups. A mixed methods research design was conducted (DÖRNYEI, 2007) to involve both qualitative and quantitative data collection and analysis. The qualitative aspect comprehended descriptive characteristics that interpreted the central cognitive processes in the acquisition of writing in AL by the learners. Through these interpretations, it was possible to understand the constitution of written Interlanguage (SELINKER, 1972) according to the data generated by the learners. The quantitative data were presented as the results generated from the experimental design. Thus, they narrowed the relations between the dependent variable the writing development, that is, how close it is to the target form which was modified throughout the process by the independent variable the quality of input (VAN PATTEN, 2002, GASS, 1997, SCHMIDT, 1986, PARADIS, 2009; 2010, ELLIS, 1995), which, being monomodal or multimodal, its function was possibly to alter the route of acquisition. The quantitative results pointed towards significant gains by the experimental group, which had multimodality present, suggesting that the learners in this group seem to have been more able to cognitively register (SCHIMDT, 1990) aspects of learning than the learners in the control group.