Pistas orgânicas : uma atividade lúdica para o ensino das funções orgânicas /

Os jogos educativos podem funcionar uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem da química, desempenhando importante papel no desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, familiarizando-os com determinados conteúdos conceituais, podendo despertar interesse pelo estudo d...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Janduir Egito da., Oliveira, Ótom Anselmo de., Silva Júnior, Carlos Neco da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17691/1/JanduirES_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Os jogos educativos podem funcionar uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem da química, desempenhando importante papel no desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, familiarizando-os com determinados conteúdos conceituais, podendo despertar interesse pelo estudo de tais conteúdos. Neste trabalho, realizou-se uma análise nos livros didáticos de química orgânica recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012, para alunos do ensino médio, a fim de verificar a existência de propostas metodológicas utilizando jogos educativos. A partir desta análise, foi proposto um jogo educativo para ser desenvolvido a alunos de 3º ano do ensino médio e de graduação em química, que estejam no 1º semestre do curso, o qual é constituído de um tabuleiro e 48 cartas, onde são trabalhados diversos conceitos relacionados às funções orgânicas, tais como: características estruturais, propriedades físicas, químicas e propriedades diversas dos compostos utilizados para a confecção das cartas. O jogo foi aplicado em uma turma de licenciatura em química, período de 2012.1 de uma Instituição Federal de Educação do Rio Grande do Norte e em uma turma de alunos do 3º ano da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012. A analise do desempenho da atividade lúdica proposta foi feita a partir de observações visuais, registros fotográficos e depoimentos dos alunos que participaram das partidas. O instrumento utilizado para a coleta dos depoimentos dos alunos foi o questionário, o qual era semelhante para ambas as turmas, diferindo apenas na quantidade de questões, pois em um deles havia uma pergunta a mais. Durante a aplicação do jogo foi possível observar que o mesmo se constitui de uma estratégia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da química orgânica, haja vista que os alunos participaram ativamente das aulas, bem como, demonstraram mais motivados na construção dos conceitos, além disso, foi possível observar evidências de outras potencialidades do jogo. Isso pôde ser constatado através das observações visuais e dos depoimentos dos mesmos ao final de cada partida, através da leitura das respostas dos questionários.#$&Educational games can work as a complementary tool in teaching and learning chemistry, playing an important role in the development of the students cognitive structures, familiarizing them with certain conceptual content, which may arouse interest in the study of such content. In this work, we made an analysis of organic chemistry textbooks recommended by Programa Nacional do Livro Didático 2012, for high school students in order to verify the existence of methodological proposals using educational games. From this analysis, we proposed an educational game to be developed for students on 3º year of high medium and undergraduate chemistry, that are in 1º semester of the course, which is constituted of a tray and 48 letters, which work various concepts concerning organic functions, such as: structural characteristics, physical properties, chemical and properties diverse of the compounds used for the confection of the letters. The game was applied to a class degree in chemistry, period 2012.1 to a Federal Education of Rio Grande do Norte and a group of students of the 3rd year of the state schools of Rio Grande do Norte, in the period the months of April and May 2012. The analysis of the performance of the game proposed was made using visual observations, photographic records and testimonials of students who participated in the games. The instrument used for the data collection was the student questionnaire, which was similar for both groups, differing only in the amount of questions, because one of them had one more question. During application of the game it was observed that it constitutes a dynamic strategy in the teaching and learning of chemistry concepts, given that students actively participated in the classes as well, demonstrated more motivation in the construction of concepts, furthermore, it was possible to observe evidence of other possibilities of the game. This could be verified through visual observations and testimonials at the end of each game, by reading the answers to the questionnaires.