Análise topológica experimental por perfilometria cíclica indutiva de superfícies de paredes estruturais /
Resumo: Para melhorar as práticas de manutenção, oleodutos e gasodutos são inspecionados internamente por sistemas automatizados denominados PIG (Pipeline Inspection Gauge). Uma inspeção e mapeamento de danos, como ressaltos e rebaixos, na parede interna desses dutos são cada vez mais inseridos em p...
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oai:localhost:123456789-1320162022-12-01T01:50:20Z Análise topológica experimental por perfilometria cíclica indutiva de superfícies de paredes estruturais / Costa, Christiano José Menezes da. Medeiros, João Telésforo Nóbrega de. Lima Filho, Neil de Oliveira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Engenharia mecânica - Dissertação. Engenharia de manutenção - Pigs(Pipeline Inspection Gauge) - Dissertação. Avaliação da integridade estrutural - Dissertação. Perfilometria cíclica indutiva - Dissertação. Inductive perfilometric sensor to scan three races. Resumo: Para melhorar as práticas de manutenção, oleodutos e gasodutos são inspecionados internamente por sistemas automatizados denominados PIG (Pipeline Inspection Gauge). Uma inspeção e mapeamento de danos, como ressaltos e rebaixos, na parede interna desses dutos são cada vez mais inseridos em prática para uma política de Integridade Estrutural. A vida residual dessas estruturas deve ser determinada a fim de minimizar as probabilidades de falha. Por esta razão, a investigação no limite de detecção de algumas características topológicas básicas constituídas por picos e vales dispostas ao longo de uma superfície lisa é de grande valia para a determinação da sensibilidade nas medições de defeitos de alguns níveis de combinações circunferencial, axial e radial. Nesta pesquisa, foi analisado um sensor perfilométrico indutivo para inspecionar três órbitas, de raios r1, r2 e r3 numa superfície circular de aço baixo carbono, equipado com oito danos consecutivos simulados por rebaixos e ressaltos, por órbita, uniformemente espaçadas de p/4 rad. Uma bancada de ensaio e uma metodologia para teste em laboratório foram desenvolvidos para avaliar a resposta do sensor e identificar suas zonas cegas devido à flutuação dos saltos como uma função das características topológicas e inspeção de velocidades quatro velocidades distintas. Os resultados são apresentados, analisados e sugestões são feitas na direção de uma nova concepção de topologias de sensores, mais sensíveis para detectar esses tipos de morfologias de danos.#$&Abstract: To enhance the maintenance practices, Oil and Gas Pipelines are inspected from the inside by automated systems called PIG (Pipeline Inspection Gauge). The inspection and mapping of defects, as dents and holes, in the internal wall of these pipelines are increasingly put into service toward an overall Structural Integrity Policy. The residual life of these structures must be determined such that minimize its probability of failure. For this reason, the investigation on the detection limits of some basic topological features constituted by peaks or valleys disposed along a smooth surface is of great value for determining the sensitivity of the measurements of defects from some combinations of circumferential, axial and radial extent. In this investigation, it was analyzed an inductive profilometric sensor to scan three races, radius r1, r2, r3, in a circular surface of low carbon steel, equipped with eight consecutive defects simulated by bulges and holes by orbit, equally spaced at p/4 rad. A test rig and a methodology for testing in laboratory were developed to evaluate the sensor response and identify their dead zones and jumps due to fluctuations as a function of topological features and scanning velocity, four speeds different. The results are presented, analyzed and suggestions are made toward a new conception of sensor topologies, more sensible to detect these type of damage morphologies. 1 2022-10-06T08:32:26Z 2022-10-06T08:32:26Z 2013. Dissertação 621 C837a DISSERT 201371 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15702/1/ChristianoJMC_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15702/1/ChristianoJMC_DISSERT.pdf |
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Resumo: Para melhorar as práticas de manutenção, oleodutos e gasodutos são inspecionados internamente por sistemas automatizados denominados PIG (Pipeline Inspection Gauge). Uma inspeção e mapeamento de danos, como ressaltos e rebaixos, na parede interna desses dutos são cada vez mais inseridos em prática para uma política de Integridade Estrutural. A vida residual dessas estruturas deve ser determinada a fim de minimizar as probabilidades de falha. Por esta razão, a investigação no limite de detecção de algumas características topológicas básicas constituídas por picos e vales dispostas ao longo de uma superfície lisa é de grande valia para a determinação da sensibilidade nas medições de defeitos de alguns níveis de combinações circunferencial, axial e radial. Nesta pesquisa, foi analisado um sensor perfilométrico indutivo para inspecionar três órbitas, de raios r1, r2 e r3 numa superfície circular de aço baixo carbono, equipado com oito danos consecutivos simulados por rebaixos e ressaltos, por órbita, uniformemente espaçadas de p/4 rad. Uma bancada de ensaio e uma metodologia para teste em laboratório foram desenvolvidos para avaliar a resposta do sensor e identificar suas zonas cegas devido à flutuação dos saltos como uma função das características topológicas e inspeção de velocidades quatro velocidades distintas. Os resultados são apresentados, analisados e sugestões são feitas na direção de uma nova concepção de topologias de sensores, mais sensíveis para detectar esses tipos de morfologias de danos.#$&Abstract: To enhance the maintenance practices, Oil and Gas Pipelines are inspected from the inside by automated systems called PIG (Pipeline Inspection Gauge). The inspection and mapping of defects, as dents and holes, in the internal wall of these pipelines are increasingly put into service toward an overall Structural Integrity Policy. The residual life of these structures must be determined such that minimize its probability of failure. For this reason, the investigation on the detection limits of some basic topological features constituted by peaks or valleys disposed along a smooth surface is of great value for determining the sensitivity of the measurements of defects from some combinations of circumferential, axial and radial extent. In this investigation, it was analyzed an inductive profilometric sensor to scan three races, radius r1, r2, r3, in a circular surface of low carbon steel, equipped with eight consecutive defects simulated by bulges and holes by orbit, equally spaced at p/4 rad. A test rig and a methodology for testing in laboratory were developed to evaluate the sensor response and identify their dead zones and jumps due to fluctuations as a function of topological features and scanning velocity, four speeds different. The results are presented, analyzed and suggestions are made toward a new conception of sensor topologies, more sensible to detect these type of damage morphologies. |
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