Mecanismos de controle do trabalho escolar em propostas de escrita narrativa em livros de português(1974-2009) /

Esta dissertação tem como objeto de investigação as propostas de escrita dos Livros Didáticos de Portugu s LDP do Ensino Fund ment l EF do 6 o 9 no de 1974 a 2009. Tem o intuito de verificar pelo discurso relatado no Livro Didático de Português o controle direcionado à prática do professor e ao faze...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ribeiro, Janima Bernardes., Campos, Sulemi Fabiano., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16258/1/JanimaBR_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta dissertação tem como objeto de investigação as propostas de escrita dos Livros Didáticos de Portugu s LDP do Ensino Fund ment l EF do 6 o 9 no de 1974 a 2009. Tem o intuito de verificar pelo discurso relatado no Livro Didático de Português o controle direcionado à prática do professor e ao fazer do aluno em situações de ensino. Teoricamente, buscamos contribuições que advém da Análise do Discurso de filiação francesa, para que possamos analisar as construções ideológicas presentes no discurso dos LDP, mais especificamente, o controle direcionado ao professor e ao aluno, usuários do livro, nas atividades de escrita. Partiu-se de um corpus de 63 livros didáticos em que foram realizadas as seguintes etapas: a) mapeamento das propostas de escrita contempladas nos LDP do EF; e b) recorte na seleção das propostas, de acordo com os propósitos da pesquisa pretendidos (propostas de escrita de textos narrativos). Após o mapeamento das propostas de escrita apresentadas nos LDP sobre os critérios acima mencionados, fizemos a leitura das propostas de escrita para tabular a quantidade de propostas de produções textuais escritas apresentadas em cada Livro Didático (que geralmente segue um padrão: 12 capítulos e, ao final, a proposta de escrita. Todavia, alguns livros apresentam 2 (duas) ou mais propostas de escrita ao final de cada capítulo). Fizemos um recorte no corpus inicialmente constituído (63 LDP) e selecionamos 12 propostas de escrita de textos narrativos apresentados nos LDP para representar o que pretendemos analisar. Em seguida, separamos essas propostas em dois grupos: 1 atividades que apresentam roteiro de instrução para o aluno seguir; 2) atividades de escrita que possibilitam ao aluno escrever sem ter que seguir um modelo padrão de texto, ou seja, que incentivam a autoria. Por meio das análises, foi possível demonstrar que, na Escola Básica, no geral, a prática de escrita concentra-se, prioritariamente, em atividades de cópia, reprodução, reescritura e, em estágios mais avançados, em atividades que partem de modelos preestabelecidos, solicitando aos alunos que produzam textos com temas similares, seguindo a estrutura sugerida. Trata-se de supostos ideais a serem seguidos e imitados pelos alunos, privando-os de assumir sua autoria. Contrariamente a essa tendência, acreditamos que, para inserir o aluno no mundo da escrita, é preciso ir além de modelos canônicos de texto, prática que distancia os alunos da possibilidade de serem autores. Em contrapartida a essa tendência, nos deparamos com LDs da contemporaneidade, que apresentam propostas que priorizam a autoria, a criação de um estilo.#$&This essay aims at investigating the writing proposals of Portuguese textbooks (LDP Livros Didáticos de Português) for Middle School (EF Ensino Fundamental), from 6th to 9th grade, from the 70s to 2009. It aims to check, though the discourse reported in the Portuguese Textbook, the control directed to the practice of the teacher and the student to do in the teaching situations. Theoretically, we search for contributions that come from the Discourse Analysis of French filiation, so we can analyze the ideological constructions present in the discourse of the LDP, more specific lly the control directed to the te cher nd student the users of the book, in writing activities. It started from a corpus of 63 textbooks whereof the following steps were performed: a) mapping of the writing proposals contemplated in the ―LDP‖ of high school; b cutting in the selection of propos l ccording to the rese rch go ls intended (writing proposals of narrative texts). After mapping the writing proposals presented in the LDP, bout the criteri mentioned bove we re d the writing propos ls to ch rt the quantity of proposals of textual writing productions in each textbook (which usually follows a pattern : 12 chapters and, at the end, the writing proposal. Nevertheless, some books present 2 (two) or more writing proposals at the end of each chapter). We did a cutting in the corpus initi lly constituted 63 LDP, and we selected 12 writing proposals of narrative texts presented in the LDPs, to present wh t we intend to n lyze. Then, we separated these proposals into two groups: 1) activities which present instruction guide, to be followed by the student; 2) writing activities that allow the student write with no need to follow a text pattern, i.e., which encourage authorship. By means of analyses, it was possible to demonstrate that, in the Basic School, generally, the writing practices concentrate, primarily, on copying activities, reproduction, rewriting and, in more advanced levels, in activities that which start from preset models, asking the students to produce text with similar themes, following the suggested structure. It is about ideals that are supposed to be followed and imitated by the students, depriving them to assume their authorship. In order to insert the student in the world of writing it s necess ry to go beyond the model of c nonic l texts pr ctice th t puts the students f r from the possibility to be authors. In contr st to this tendency, we face, nowadays, proposals that prioritize the authorship, the creation of a style.