Álcool e comportamento : efeitos na aprendizagem e memória /

Resumo: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é responsável por inúmeros efeitos prejudiciais aos indivíduos e à sociedade. Apesar de anos de pesquisa, ainda é pouco o conhecimento sobre os mecanismos pelos quais o álcool afeta as funções neurológicas e quais seriam as causas exatas das deficiên...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Chacon, Diana Marques Martins., Luchiari, Ana Carolina., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17345/1/DianaMMC_DISSERT.pdf
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topic Efeitos do álcool -
Dissertação.
Abstinência -
Álcool -
Dissertação.
Distúrbios da aprendizagem -
Dissertação.
Distúrbios da memória -
Dissertação.
Resumo:
Abstract:
Excessive consumption of alcoholic beverages.
Interference in learning ability.
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Excessive consumption of alcoholic beverages.
Interference in learning ability.
Chacon, Diana Marques Martins.
Luchiari, Ana Carolina.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Álcool e comportamento : efeitos na aprendizagem e memória /
description Resumo: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é responsável por inúmeros efeitos prejudiciais aos indivíduos e à sociedade. Apesar de anos de pesquisa, ainda é pouco o conhecimento sobre os mecanismos pelos quais o álcool afeta as funções neurológicas e quais seriam as causas exatas das deficiências cognitivas e de memória relacionadas ao seu uso em longo prazo. Neste sentido, este trabalho propôs observar como diferentes doses de álcool interferem na capacidade de aprendizagem de duas espécies de peixes: Betta splendens e Danio rerio, este último um modelo bastante utilizado devido às características organizacionais e funcionais que compartilha com mamíferos. Para isto, diferentes concentrações de álcool (0%, 0,1%, 0,25%, 1% e 1,5%) foram usadas em doses agudas e crônicas e os animais, alcoolizados ou em fase de abstinência, foram testados em três protocolos experimentais: 1) Condicionamento associativo apetitivo os resultados encontrados mostram que os grupos submetidos à dose baixa (0,1%), tanto em tratamento crônico quanto em abstinência, aprendem a tarefa mais rapidamente que o controle; os grupos em abstinência das doses 0,25 e 1% de álcool apresentaram aprendizagem após o controle; e os grupos alcoolizados cronicamente nestas doses não aprendem a tarefa. 2) Aprendizagem espacial - nesta tarefa o peixe foi testado quanto ao desempenho em um labirinto sem dicas ambientais. Os resultados obtidos demonstram que, embora todos os grupos submetidos ao tratamento agudo e crônico diminuíram o tempo de saída do labirinto ao longo dos dias, houve diferenças significativas no desempenho dos animais de forma dose-dependente. Tal diferença não foi observada no tratamento abstinência. 3) Preferência ambiental foi testada a preferência por dois ambientes (base quadriculada X base branca) em um aquário do tipo shuttle box, e posteriormente à alcoolização no ambiente não preferido, foi observada novamente a preferência do animal. Neste teste, os animais alcoolizados em 0,1% não tiveram alteração comportamental, enquanto animais que receberam 1% e 1,5% de álcool alteraram sua preferência para o lado onde haviam sido alcoolizados, mantido por todo o período experimental. Tendo em vista os resultados encontrados, podemos concluir que os efeitos do álcool na aprendizagem são dependentes da dosagem. Alem disso, doses baixas de álcool parecem maximizar o desempenho do animal em tarefas de aprendizagem, mesmo não alterando sua preferência, enquanto as doses mais elevadas produzem efeito de adição e prejudicam a aprendizagem dos animais.#$&Abstract: Excessive alcohol consumption is responsible for many harmful effects on individuals and society. Despite years of research, the mechanisms by which alcohol affects neurological functions and the exact causes of cognitive impairment related to long-term use are unknown. In this sense, this master study proposed to observe how different doses of alcohol affect the addiction response and the learning ability of two fish species: Betta splendens and Danio rerio, the latter a commonly model due to organizational and functional characteristics shared with mammals. For this, different concentrations of ethanol (0%, 0.1%, 0.25%, 1% and 1.5%) were used in acute, chronic and withdrawal treatments. We tested the fish in three experimental protocols: 1) alcohol addiction potential using conditioned place preference, 2) associative conditioning using light as unconditioned stimulus and food as conditioned stimulus and 3) spatial learning using a maze without cues. For the alcohol addiction potential, preference between two different places in a shuttle box was tested before and after alcohol exposure (chronic and acute). In this test, the animals intoxicated by 0.1% did not change behavior, while animals receiving 1% and 1.5% alcohol changed the initial preference to the side where they received alcohol For the associative conditioning, the results show that the groups undergoing low dose (0.1%), both in chronic and withdrawal treatment, learned the task faster than control; groups under 0.25 and 1% alcohol withdrawal learned the task after control; groups chronically intoxicated with these doses did not learn the task. For the spatial learning test, fish submitted to acute and chronic treatments decreased the time to exit the maze; there were significant differences in the animal s performance in a dose-dependent pattern. This difference was not observed for the withdrawal treatment. Given these results, we conclude that the effects of alcohol on learning are dependent on the dosage. Furthermore, low doses of alcohol seem to maximize animal performance on learning tasks and do not alter their seeking behavior, while higher doses induced addition and hinder learning.
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Neste sentido, este trabalho propôs observar como diferentes doses de álcool interferem na capacidade de aprendizagem de duas espécies de peixes: Betta splendens e Danio rerio, este último um modelo bastante utilizado devido às características organizacionais e funcionais que compartilha com mamíferos. Para isto, diferentes concentrações de álcool (0%, 0,1%, 0,25%, 1% e 1,5%) foram usadas em doses agudas e crônicas e os animais, alcoolizados ou em fase de abstinência, foram testados em três protocolos experimentais: 1) Condicionamento associativo apetitivo os resultados encontrados mostram que os grupos submetidos à dose baixa (0,1%), tanto em tratamento crônico quanto em abstinência, aprendem a tarefa mais rapidamente que o controle; os grupos em abstinência das doses 0,25 e 1% de álcool apresentaram aprendizagem após o controle; e os grupos alcoolizados cronicamente nestas doses não aprendem a tarefa. 2) Aprendizagem espacial - nesta tarefa o peixe foi testado quanto ao desempenho em um labirinto sem dicas ambientais. Os resultados obtidos demonstram que, embora todos os grupos submetidos ao tratamento agudo e crônico diminuíram o tempo de saída do labirinto ao longo dos dias, houve diferenças significativas no desempenho dos animais de forma dose-dependente. Tal diferença não foi observada no tratamento abstinência. 3) Preferência ambiental foi testada a preferência por dois ambientes (base quadriculada X base branca) em um aquário do tipo shuttle box, e posteriormente à alcoolização no ambiente não preferido, foi observada novamente a preferência do animal. Neste teste, os animais alcoolizados em 0,1% não tiveram alteração comportamental, enquanto animais que receberam 1% e 1,5% de álcool alteraram sua preferência para o lado onde haviam sido alcoolizados, mantido por todo o período experimental. Tendo em vista os resultados encontrados, podemos concluir que os efeitos do álcool na aprendizagem são dependentes da dosagem. Alem disso, doses baixas de álcool parecem maximizar o desempenho do animal em tarefas de aprendizagem, mesmo não alterando sua preferência, enquanto as doses mais elevadas produzem efeito de adição e prejudicam a aprendizagem dos animais.#$&Abstract: Excessive alcohol consumption is responsible for many harmful effects on individuals and society. Despite years of research, the mechanisms by which alcohol affects neurological functions and the exact causes of cognitive impairment related to long-term use are unknown. In this sense, this master study proposed to observe how different doses of alcohol affect the addiction response and the learning ability of two fish species: Betta splendens and Danio rerio, the latter a commonly model due to organizational and functional characteristics shared with mammals. For this, different concentrations of ethanol (0%, 0.1%, 0.25%, 1% and 1.5%) were used in acute, chronic and withdrawal treatments. We tested the fish in three experimental protocols: 1) alcohol addiction potential using conditioned place preference, 2) associative conditioning using light as unconditioned stimulus and food as conditioned stimulus and 3) spatial learning using a maze without cues. For the alcohol addiction potential, preference between two different places in a shuttle box was tested before and after alcohol exposure (chronic and acute). In this test, the animals intoxicated by 0.1% did not change behavior, while animals receiving 1% and 1.5% alcohol changed the initial preference to the side where they received alcohol For the associative conditioning, the results show that the groups undergoing low dose (0.1%), both in chronic and withdrawal treatment, learned the task faster than control; groups under 0.25 and 1% alcohol withdrawal learned the task after control; groups chronically intoxicated with these doses did not learn the task. For the spatial learning test, fish submitted to acute and chronic treatments decreased the time to exit the maze; there were significant differences in the animal s performance in a dose-dependent pattern. This difference was not observed for the withdrawal treatment. Given these results, we conclude that the effects of alcohol on learning are dependent on the dosage. Furthermore, low doses of alcohol seem to maximize animal performance on learning tasks and do not alter their seeking behavior, while higher doses induced addition and hinder learning. 1 2022-10-06T08:06:56Z 2022-10-06T08:06:56Z 2013. Dissertação 612.821.4 C431a DISSERT 199318 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17345/1/DianaMMC_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17345/1/DianaMMC_DISSERT.pdf