Investigação da influência do cochilo na aprendizagem escolar /

Resumo: É bastante conhecido o efeito positivo do sono noturno no aumento da plasticidade cerebral, promovendo a consolidação das memórias declarativa e de procedimento, bem como a facilitação de insights na resolução de problemas. No entanto, ainda é bastante escassa a evidência de um possível efei...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Nathália Maria Lemos da., Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17349/1/NathaliaMLS_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: É bastante conhecido o efeito positivo do sono noturno no aumento da plasticidade cerebral, promovendo a consolidação das memórias declarativa e de procedimento, bem como a facilitação de insights na resolução de problemas. No entanto, ainda é bastante escassa a evidência de um possível efeito benéfico do cochilo diurno no favorecimento das memórias. O objetivo deste projeto foi avaliar a influência do cochilo diurno inserido no ambiente escolar no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, mensurando o seu efeito quando aplicado em apenas um dia (agudo) e ao longo de um semestre (crônico). Para o Cochilo Diurno Agudo, os estudantes do Ensino Fundamental foram expostos a uma aula; e em seguida, foram separados em 3 grupos: Cochilo (GC), Aula Lúdica (GAL) e Aula Tradicional (GAT). Foram realizados 2 testes para avaliar o desempenho dos alunos a curto e longo prazos. Em curto prazo, o GC mostrou melhor desempenho em relação aos demais grupos; e em longo prazo houve uma tendência significativa de tal efeito. Para o Cochilo Diurno Crônico, os estudantes do Ensino Médio foram distribuídos em 2 grupos: Cochilo (GC) e Aula (GA), e foram observados ao longo de um semestre. O GC sugeriu melhor desempenho escolar em comparação com o GA. Para análise estatística, Teste T independente foi aplicado considerando os valores como significativos quando p<0,05, sendo expressos como média ± erro padrão da média. Conclui-se que apenas uma oportunidade para a prática do cochilo diurno inserido no ambiente escolar não é suficiente para inferir que a mesma promoveu um efeito benéfico no aprendizado dos estudantes. No entanto, os dados sugerem uma necessidade de maiores estudos possibilitando o cochilo diurno como uma estratégia pedagógica alternativa para melhorar o desempenho escolar.#$&Abstract: There is a known positive effect of nocturnal sleep for brain plasticity and the consolidation of declarative and procedural memories, as well as for the facilitation of insight in problem solving. However, a possible pro-mnemonic effect of daytime naps after learning is yet to be properly characterized. The goal of this project was to evaluate the influence of daytime naps on learning among elementary and middleschool students, measuring the one-day (acute), and semester-long (chronic) effects of post-learning naps on performance. In the Acute Day-Nap condition, the elementary students were exposed to a class and then randomly divided into three groups: Nap (N), Game-based English Class (GBEC) and Traditional English Class (TEC). There were 2 multiple-choice follow-up tests to evaluate students performance in the short and long runs. In the short run, the N group outperformed the other two groups; and such tendency was maintained in the long run. In the chronic condition, the middle-school students were randomly separated into two groups: Nap (N) and Class (C) and were observed during one academic term. The N group had increased school performance in relation to the C group. In the statistical analyses, independent t-tests were applied considering the scores significant when p<0,05, expressed in terms of average ± average standard error. Results can be interpreted as an indication that a single daytime nap opportunity is not enough to ensure learning benefits. Therefore, more research is needed in order to advocate in favor of a daytime nap as a pedagogical means of promoting enhanced school performance.