The language of mathematics telling mathematical tales /

The Language of Mathematics: Telling Mathematical Tales emerge de várias preocupações contemporâneas em matemática, linguagem e educação matemática, mas assume uma postura diferente em relação à linguagem. Ao invés de investigar a linguagem forma ou de cultura impactos matemática e como é aprendid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barton, Bill., SpringerLink (Online service)
Formato: Digital
Publicado em:
Assuntos:
4
Endereço do item:http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-72859-9
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:The Language of Mathematics: Telling Mathematical Tales emerge de várias preocupações contemporâneas em matemática, linguagem e educação matemática, mas assume uma postura diferente em relação à linguagem. Ao invés de investigar a linguagem forma ou de cultura impactos matemática e como é aprendido, este livro começa por examinar diferentes linguagens e como elas expressam idéias matemáticas. A imagem da matemática que emerge é o de um assunto que é muito mais contingente, relativa, e sujeito a experiência humana do que é geralmente aceito. A tese de Barton leva a idéia da matemática como uma criação humana, e, usando as provas de linguagem, chega a conclusões mais radicais do que o habitual. Idéias matemáticas cotidianas são expressos de forma bastante diferente em diferentes idiomas. Variedade ocorre na forma línguas expressam números, descrever a posição, categorizar padrões, bem como na gramática de discurso matemático. A primeira parte da linguagem da matemática: Telling Tales Matemática explora estas diferenças e, assim, ilustra a possibilidade de diferentes mundos matemáticos. Esta seção tanto fornece evidências de diferença de linguagem em relação à conversa matemática e também demonstra a congruência entre a matemática como a conhecemos e do idioma Inglês. Outras línguas não são tão congruentes. Parte II discute o que isso significa para a matemática e defende respostas alternativas às perguntas convencionais sobre matemática: de onde vem, como ele se desenvolve, o que ele faz eo que ele significa. A noção de que a matemática é a mesma para todos, que é uma expressão do pensamento humano universal, é desafiado. Além disso, a relação entre linguagem e pensamento matemático é usado para argumentar que a criatividade matemática incorporado em línguas minoritárias devem continuar a ser explorado A seção final analisa as implicações para a educação matemática, discutindo as conseqüências para as formas em que podemos aprender e ensinar matemática. A linguagem da matemática: Telling Tales Matemática vai apelar para aqueles interessados ​​em explorar a natureza da matemática, educadores matemáticos, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da educação matemática.