O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /

Resumo: Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Moura, Marinalva Nicácio de., Nóbrega, Terezinha Petrucia da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-128671
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1286712022-12-01T00:33:20Z O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / Moura, Marinalva Nicácio de. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teatro - Estudo e ensino - Dissertação. Teatro - Sala de aula - Dissertação. Teatro - Experiência da vida - Dissertação. Corpo - Encenação - Dissertação. Experiencia como actor/profesor/narrador. Historias en el teatro y en el aula. Resumo: Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história a partir da atitude fenomenológica apontada pelo filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, observando como a estesia do corpo propícia uma comunicação sensível e oferece outro modo de pensar o corpo no teatro e na educação. Para tanto, a experiência da criação do personagem Gurdulu no espetáculo Matrióchka: uma história dentro da história , do Grupo Estandarte de Teatro e o trabalho como professora de teatro do IFRN Campus Natal Central possibilitou a compreensão da estesia do corpo. Ao narrar minha jornada de atriz/professora/narradora percebo o corpo é fundo imemorial e ele constitui o suficiente. Mas não só o corpo individual trata-se do corpo atado a certo mundo, no qual a experiência vivida é algo que se pode narrar, é história. A história por sua vez é instituição, um fenômeno de expressão que fecunda uma tradição e abre horizonte de vida, desejo, encantamento, arte, poesia e conhecimento.#$&Resumen: En esta investigación se refleja en la experiencia como actor / profesor / narrador en el escenario y en el aula, tener en cuenta tanto la experiencia del cuerpo en el evento teatral. Mi interés es cómo podemos hablar de la experiencia como actor / profesor / narrador de la actitud fenomenológica a la que apunta el filósofo francés Maurice Merleau-Ponty, observando cómo el cuerpo propensas a estos la comunicación sensible y ofrece una forma diferente de pensar en el cuerpo teatro y la educación. Con este fin, la experiencia de la creación del personaje en el show Gurdulu "Matrióchka: una historia dentro de la historia", Ensign Grupo de Teatro y el trabajo como profesor de teatro IFRN - Campus Central de Navidad permitió la comprensión de estos del cuerpo. En el recuento de mi viaje como una actriz / maestro / narrador cuenta que el cuerpo es profundo y es atemporal suficiente. Pero no sólo el cuerpo individual del cuerpo que está unido a un cierto mundo, donde la experiencia es algo que se puede decir, es historia. La historia está en la institución a su vez, un fenómeno de expresión que una fructífera tradición y abre el horizonte de la vida, el deseo, el encanto, el arte, la poesía y el conocimiento. 1 2022-10-06T07:24:41Z 2022-10-06T07:24:41Z 2012. Dissertação 37:792 M929c DISSERT 195027 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Teatro -
Estudo e ensino -
Dissertação.
Teatro -
Sala de aula -
Dissertação.
Teatro -
Experiência da vida -
Dissertação.
Corpo -
Encenação -
Dissertação.
Experiencia como actor/profesor/narrador.
Historias en el teatro y en el aula.
spellingShingle Teatro -
Estudo e ensino -
Dissertação.
Teatro -
Sala de aula -
Dissertação.
Teatro -
Experiência da vida -
Dissertação.
Corpo -
Encenação -
Dissertação.
Experiencia como actor/profesor/narrador.
Historias en el teatro y en el aula.
Moura, Marinalva Nicácio de.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
description Resumo: Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história a partir da atitude fenomenológica apontada pelo filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, observando como a estesia do corpo propícia uma comunicação sensível e oferece outro modo de pensar o corpo no teatro e na educação. Para tanto, a experiência da criação do personagem Gurdulu no espetáculo Matrióchka: uma história dentro da história , do Grupo Estandarte de Teatro e o trabalho como professora de teatro do IFRN Campus Natal Central possibilitou a compreensão da estesia do corpo. Ao narrar minha jornada de atriz/professora/narradora percebo o corpo é fundo imemorial e ele constitui o suficiente. Mas não só o corpo individual trata-se do corpo atado a certo mundo, no qual a experiência vivida é algo que se pode narrar, é história. A história por sua vez é instituição, um fenômeno de expressão que fecunda uma tradição e abre horizonte de vida, desejo, encantamento, arte, poesia e conhecimento.#$&Resumen: En esta investigación se refleja en la experiencia como actor / profesor / narrador en el escenario y en el aula, tener en cuenta tanto la experiencia del cuerpo en el evento teatral. Mi interés es cómo podemos hablar de la experiencia como actor / profesor / narrador de la actitud fenomenológica a la que apunta el filósofo francés Maurice Merleau-Ponty, observando cómo el cuerpo propensas a estos la comunicación sensible y ofrece una forma diferente de pensar en el cuerpo teatro y la educación. Con este fin, la experiencia de la creación del personaje en el show Gurdulu "Matrióchka: una historia dentro de la historia", Ensign Grupo de Teatro y el trabajo como profesor de teatro IFRN - Campus Central de Navidad permitió la comprensión de estos del cuerpo. En el recuento de mi viaje como una actriz / maestro / narrador cuenta que el cuerpo es profundo y es atemporal suficiente. Pero no sólo el cuerpo individual del cuerpo que está unido a un cierto mundo, donde la experiencia es algo que se puede decir, es historia. La historia está en la institución a su vez, un fenómeno de expresión que una fructífera tradición y abre el horizonte de la vida, el deseo, el encanto, el arte, la poesía y el conocimiento.
format Dissertação
author Moura, Marinalva Nicácio de.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Moura, Marinalva Nicácio de.
Nóbrega, Terezinha Petrucia da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Moura, Marinalva Nicácio de.
title O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
title_short O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
title_full O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
title_fullStr O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
title_full_unstemmed O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
title_sort o corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT mouramarinalvanicaciode ocorponaexperienciadoatordialogoentreteatroeeducacao
AT nobregaterezinhapetruciada ocorponaexperienciadoatordialogoentreteatroeeducacao
AT universidadefederaldoriograndedonorte ocorponaexperienciadoatordialogoentreteatroeeducacao
_version_ 1766821074073288704