O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação /
Resumo: Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-128671 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1286712022-12-01T00:33:20Z O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / Moura, Marinalva Nicácio de. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teatro - Estudo e ensino - Dissertação. Teatro - Sala de aula - Dissertação. Teatro - Experiência da vida - Dissertação. Corpo - Encenação - Dissertação. Experiencia como actor/profesor/narrador. Historias en el teatro y en el aula. Resumo: Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história a partir da atitude fenomenológica apontada pelo filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, observando como a estesia do corpo propícia uma comunicação sensível e oferece outro modo de pensar o corpo no teatro e na educação. Para tanto, a experiência da criação do personagem Gurdulu no espetáculo Matrióchka: uma história dentro da história , do Grupo Estandarte de Teatro e o trabalho como professora de teatro do IFRN Campus Natal Central possibilitou a compreensão da estesia do corpo. Ao narrar minha jornada de atriz/professora/narradora percebo o corpo é fundo imemorial e ele constitui o suficiente. Mas não só o corpo individual trata-se do corpo atado a certo mundo, no qual a experiência vivida é algo que se pode narrar, é história. A história por sua vez é instituição, um fenômeno de expressão que fecunda uma tradição e abre horizonte de vida, desejo, encantamento, arte, poesia e conhecimento.#$&Resumen: En esta investigación se refleja en la experiencia como actor / profesor / narrador en el escenario y en el aula, tener en cuenta tanto la experiencia del cuerpo en el evento teatral. Mi interés es cómo podemos hablar de la experiencia como actor / profesor / narrador de la actitud fenomenológica a la que apunta el filósofo francés Maurice Merleau-Ponty, observando cómo el cuerpo propensas a estos la comunicación sensible y ofrece una forma diferente de pensar en el cuerpo teatro y la educación. Con este fin, la experiencia de la creación del personaje en el show Gurdulu "Matrióchka: una historia dentro de la historia", Ensign Grupo de Teatro y el trabajo como profesor de teatro IFRN - Campus Central de Navidad permitió la comprensión de estos del cuerpo. En el recuento de mi viaje como una actriz / maestro / narrador cuenta que el cuerpo es profundo y es atemporal suficiente. Pero no sólo el cuerpo individual del cuerpo que está unido a un cierto mundo, donde la experiencia es algo que se puede decir, es historia. La historia está en la institución a su vez, un fenómeno de expresión que una fructífera tradición y abre el horizonte de la vida, el deseo, el encanto, el arte, la poesía y el conocimiento. 1 2022-10-06T07:24:41Z 2022-10-06T07:24:41Z 2012. Dissertação 37:792 M929c DISSERT 195027 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Teatro - Estudo e ensino - Dissertação. Teatro - Sala de aula - Dissertação. Teatro - Experiência da vida - Dissertação. Corpo - Encenação - Dissertação. Experiencia como actor/profesor/narrador. Historias en el teatro y en el aula. |
spellingShingle |
Teatro - Estudo e ensino - Dissertação. Teatro - Sala de aula - Dissertação. Teatro - Experiência da vida - Dissertação. Corpo - Encenação - Dissertação. Experiencia como actor/profesor/narrador. Historias en el teatro y en el aula. Moura, Marinalva Nicácio de. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
description |
Resumo: Nessa pesquisa reflito sobre a experiência vivida como atriz/professora/narradora de histórias no teatro e na sala de aula, para tanto considero a experiência do corpo no acontecimento teatral. Meu interesse é saber como posso falar da experiência como atriz/professora/narradora de história a partir da atitude fenomenológica apontada pelo filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, observando como a estesia do corpo propícia uma comunicação sensível e oferece outro modo de pensar o corpo no teatro e na educação. Para tanto, a experiência da criação do personagem Gurdulu no espetáculo Matrióchka: uma história dentro da história , do Grupo Estandarte de Teatro e o trabalho como professora de teatro do IFRN Campus Natal Central possibilitou a compreensão da estesia do corpo. Ao narrar minha jornada de atriz/professora/narradora percebo o corpo é fundo imemorial e ele constitui o suficiente. Mas não só o corpo individual trata-se do corpo atado a certo mundo, no qual a experiência vivida é algo que se pode narrar, é história. A história por sua vez é instituição, um fenômeno de expressão que fecunda uma tradição e abre horizonte de vida, desejo, encantamento, arte, poesia e conhecimento.#$&Resumen: En esta investigación se refleja en la experiencia como actor / profesor / narrador en el escenario y en el aula, tener en cuenta tanto la experiencia del cuerpo en el evento teatral. Mi interés es cómo podemos hablar de la experiencia como actor / profesor / narrador de la actitud fenomenológica a la que apunta el filósofo francés Maurice Merleau-Ponty, observando cómo el cuerpo propensas a estos la comunicación sensible y ofrece una forma diferente de pensar en el cuerpo teatro y la educación. Con este fin, la experiencia de la creación del personaje en el show Gurdulu "Matrióchka: una historia dentro de la historia", Ensign Grupo de Teatro y el trabajo como profesor de teatro IFRN - Campus Central de Navidad permitió la comprensión de estos del cuerpo. En el recuento de mi viaje como una actriz / maestro / narrador cuenta que el cuerpo es profundo y es atemporal suficiente. Pero no sólo el cuerpo individual del cuerpo que está unido a un cierto mundo, donde la experiencia es algo que se puede decir, es historia. La historia está en la institución a su vez, un fenómeno de expresión que una fructífera tradición y abre el horizonte de la vida, el deseo, el encanto, el arte, la poesía y el conocimiento. |
format |
Dissertação |
author |
Moura, Marinalva Nicácio de. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Moura, Marinalva Nicácio de. Nóbrega, Terezinha Petrucia da. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Moura, Marinalva Nicácio de. |
title |
O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
title_short |
O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
title_full |
O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
title_fullStr |
O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
title_full_unstemmed |
O Corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
title_sort |
o corpo na experiência do ator : diálogo entre teatro e educação / |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14549/1/MarinalvaNM_DISSERT.pdf |
work_keys_str_mv |
AT mouramarinalvanicaciode ocorponaexperienciadoatordialogoentreteatroeeducacao AT nobregaterezinhapetruciada ocorponaexperienciadoatordialogoentreteatroeeducacao AT universidadefederaldoriograndedonorte ocorponaexperienciadoatordialogoentreteatroeeducacao |
_version_ |
1766821074073288704 |