Os desdobramentos do feminino na poesia de Florbela Espanca /

Este trabalho tem como objetivo a análise dos desdobramentos das imagens femininas na poesia de Florbela Espanca (1894- 1930) dos três livros publicados pela poetisa Livro de Mágoas (1919), Livro de Sóror Saudade (1923) e Charneca em Flor (1931, póstuma), a partir dos componentes míticos femininos...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Michelle Vasconcelos Oliveira do., Patrini-Charlon, Maria de Lourdes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16372/1/MichelleVON_TESE.pdf
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Resumo:Este trabalho tem como objetivo a análise dos desdobramentos das imagens femininas na poesia de Florbela Espanca (1894- 1930) dos três livros publicados pela poetisa Livro de Mágoas (1919), Livro de Sóror Saudade (1923) e Charneca em Flor (1931, póstuma), a partir dos componentes míticos femininos de Eva e Lilith que se desenvolvem no decorrer dos três livros, delineando a imagem da poetisa, livre das convenções sociais e ditames morais do século XX, firmada no último livro. Para tal exame, vamos utilizar a crítica do Imaginário e, com isso, realizaremos uma breve exposição acerca das teorias dos arquétipos míticos, abordando teóricos como C.G. Jung, Mircea Eliade, E. Meletinski e Gilbert Durand, o que nos conduzirá a construir a relação entre os componentes míticos abordados e os elementos trágicos nietzschianos, a partir de qual mostraremos como tais imagens do mito femininas, associadas aos componentes míticos da razão e desrazão, que desdobram na poesia florbeliana, revelando, ainda a estética trágica de sua obra.#$&This work has the purpose to analyze the female images unrolled at the Florbela Espanca (1894 -1930) poetry of her three books published, Livro de Mágoas (1919), Livro de Sóror Saudade (1923) e Charneca em Flor (1931, posthumous), showing how the female mythic constituents Eve and Lilith advance among the books, delineating the female image which culminates to the female poet image, free of moral conventions and social principles in the beginning of 20th century. For this exam, we will apply the Imaginary criticism, and realize a short explanation about mythic archetypes theories from C.G. Jung, Mircea Eliade, E. Meletínki and Gilbert Durand, theories that will lead us to make the connection between the mythic constituents and Nietzsche tragic constituents, from which we will explain how these female mythic images associated to reason and unreason mythic constituents, unrolled at the Florbela poetry, also reveal the tragic esthetic at her work.