A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /

Resumo: Esta pesquisa aborda a relação família e escola, sob a perspectiva familiar. Tem como objetivos analisar os sentidos atribuídos pelas famílias à escola, como espaço de relações plurais e compreender as relações que as mães constituem culturalmente com a escola e suas práticas pedagógicas cot...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Girardi, Fabíola Fontenele., Ribeiro, Márcia Maria Gurgel., Sampaio, Marisa Narcizo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14547/1/FabiolaFG_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-128657
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Dissertação.
Relação escola-família -
Dissertação.
Relações culturais -
Escola -
Dissertação.
Práticas pedagógicas -
Cotidiano escolar -
Dissertação.
School-family relationship.
Cultural relations with school.
Pedagogical practices in school life.
spellingShingle Educação -
Dissertação.
Relação escola-família -
Dissertação.
Relações culturais -
Escola -
Dissertação.
Práticas pedagógicas -
Cotidiano escolar -
Dissertação.
School-family relationship.
Cultural relations with school.
Pedagogical practices in school life.
Girardi, Fabíola Fontenele.
Ribeiro, Márcia Maria Gurgel.
Sampaio, Marisa Narcizo,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
description Resumo: Esta pesquisa aborda a relação família e escola, sob a perspectiva familiar. Tem como objetivos analisar os sentidos atribuídos pelas famílias à escola, como espaço de relações plurais e compreender as relações que as mães constituem culturalmente com a escola e suas práticas pedagógicas cotidianas. Neste processo de pesquisa foram definidos como orientadores os princípios da pesquisa no/do/com o cotidiano, privilegiando-se, como interlocutores principais as mães e os autores como Certeau (1994), Morin (2000) e Freire (1978), dentre outros. No processo de produção dos dados, fez-se uso do procedimento da conversa dialógica. Assim, a partir da conversa dialógica foram elaboradas análises e reflexões em que se evidencia que as famílias são oriundas de um contexto sociopolítico distinto do configurado pela escola. A escola está em processo de negociação com os universos simbólicos das famílias, os sentidos que as famílias atribuem a ela estão vinculados aos seus contextos de vida e às suas histórias. Nesse processo dinâmico se configura a ambiguidade e a duplicidade dos discursos familiares que mantêm um discurso de vinculação e pertinência escolar, mas a escola em seus cotidianos tem o tempo possível. A dinâmica da relação entre a família e a escola se configura como complexa, sendo a ambiguidade nos discursos maternos a marca de um pensarfazer sobre a escola no qual se configura as maneiras de fazer da pessoa comum, que envolvem as artes da duplicidade do dizer e fazer, astúcias e antidisciplinas.#$&Abstract: This study approaches the relations of family and school, from the perspective of the family. It aims to analyze the meanings attributed by family to the school as a space for plural relationships, and understand the relations that these mothers constitute culturally with schools and their everyday pedagogical practices. When we seek to understand this problematic, it was established as guiding principles of the search in/from/with everyday life. Accordingly, we focused on, as main interlocutors, mothers and authors such as Certeau (1994), Morin (2000) and Freire (1978), among others, on the understanding that cultural diversity is an essential element of the complex relationship between family and public school, because they come from different cultural contexts. In the course of the research it was made the use of the procedure of dialogic conversation as a production process and information analysis. The current analysis highlights that families observe the difference between cultural and report that they are from different socio-political context set by the school, they came from rural areas and their lives were marked by the struggle for survival, and the work activity has been present since their childhood. For the families that participated in this research the school is/was not part of the cultural repertoire significance in their lives and it feels that they attribute to them, are in negotiations with their symbolic universe. The mothers hold a speech of a schoolar binding and pertencing, but the school has the time as possible in their daily lives. Thus, the dynamics of family and school relationships, is configured as complex, and the ambiguity in maternal speech marks a thinking/doing about the school in which they demonstrate ways of making the common man, involving the art of duplicity of the saying and doing, gimmnicks and antidiscipline.
format Dissertação
author Girardi, Fabíola Fontenele.
Ribeiro, Márcia Maria Gurgel.
Sampaio, Marisa Narcizo,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Girardi, Fabíola Fontenele.
Ribeiro, Márcia Maria Gurgel.
Sampaio, Marisa Narcizo,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Girardi, Fabíola Fontenele.
title A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
title_short A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
title_full A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
title_fullStr A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
title_full_unstemmed A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
title_sort escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14547/1/FabiolaFG_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT girardifabiolafontenele aescolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT ribeiromarciamariagurgel aescolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT sampaiomarisanarcizo aescolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT universidadefederaldoriograndedonorte aescolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT girardifabiolafontenele escolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT ribeiromarciamariagurgel escolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT sampaiomarisanarcizo escolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
AT universidadefederaldoriograndedonorte escolasoboolhardafamiliarelacoesquesecompreendemesepraticamnocotidiano
_version_ 1766856359010107392
spelling oai:localhost:123456789-1286572022-12-01T00:33:05Z A Escola sob o olhar da família : relações que se compreendem e se praticam no cotidiano / Girardi, Fabíola Fontenele. Ribeiro, Márcia Maria Gurgel. Sampaio, Marisa Narcizo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Relação escola-família - Dissertação. Relações culturais - Escola - Dissertação. Práticas pedagógicas - Cotidiano escolar - Dissertação. School-family relationship. Cultural relations with school. Pedagogical practices in school life. Resumo: Esta pesquisa aborda a relação família e escola, sob a perspectiva familiar. Tem como objetivos analisar os sentidos atribuídos pelas famílias à escola, como espaço de relações plurais e compreender as relações que as mães constituem culturalmente com a escola e suas práticas pedagógicas cotidianas. Neste processo de pesquisa foram definidos como orientadores os princípios da pesquisa no/do/com o cotidiano, privilegiando-se, como interlocutores principais as mães e os autores como Certeau (1994), Morin (2000) e Freire (1978), dentre outros. No processo de produção dos dados, fez-se uso do procedimento da conversa dialógica. Assim, a partir da conversa dialógica foram elaboradas análises e reflexões em que se evidencia que as famílias são oriundas de um contexto sociopolítico distinto do configurado pela escola. A escola está em processo de negociação com os universos simbólicos das famílias, os sentidos que as famílias atribuem a ela estão vinculados aos seus contextos de vida e às suas histórias. Nesse processo dinâmico se configura a ambiguidade e a duplicidade dos discursos familiares que mantêm um discurso de vinculação e pertinência escolar, mas a escola em seus cotidianos tem o tempo possível. A dinâmica da relação entre a família e a escola se configura como complexa, sendo a ambiguidade nos discursos maternos a marca de um pensarfazer sobre a escola no qual se configura as maneiras de fazer da pessoa comum, que envolvem as artes da duplicidade do dizer e fazer, astúcias e antidisciplinas.#$&Abstract: This study approaches the relations of family and school, from the perspective of the family. It aims to analyze the meanings attributed by family to the school as a space for plural relationships, and understand the relations that these mothers constitute culturally with schools and their everyday pedagogical practices. When we seek to understand this problematic, it was established as guiding principles of the search in/from/with everyday life. Accordingly, we focused on, as main interlocutors, mothers and authors such as Certeau (1994), Morin (2000) and Freire (1978), among others, on the understanding that cultural diversity is an essential element of the complex relationship between family and public school, because they come from different cultural contexts. In the course of the research it was made the use of the procedure of dialogic conversation as a production process and information analysis. The current analysis highlights that families observe the difference between cultural and report that they are from different socio-political context set by the school, they came from rural areas and their lives were marked by the struggle for survival, and the work activity has been present since their childhood. For the families that participated in this research the school is/was not part of the cultural repertoire significance in their lives and it feels that they attribute to them, are in negotiations with their symbolic universe. The mothers hold a speech of a schoolar binding and pertencing, but the school has the time as possible in their daily lives. Thus, the dynamics of family and school relationships, is configured as complex, and the ambiguity in maternal speech marks a thinking/doing about the school in which they demonstrate ways of making the common man, involving the art of duplicity of the saying and doing, gimmnicks and antidiscipline. 1 2022-10-06T07:24:25Z 2022-10-06T07:24:25Z 2012. Dissertação 37 G521e DISSERT 195013 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14547/1/FabiolaFG_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14547/1/FabiolaFG_DISSERT.pdf