Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /

Resumo: O trabalho aqui apresentado teve como objetivo investigar uma instituição escolar na cidade de Macau/RN. Essa instituição que foi inovadora, no seu contexto social e pedagógico, foi pesquisada à luz dos parâmetros da história cultural. Uma escola que foi criada no início do século XX, no ano...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Maia, Sebastião Alves., Paiva, Marlúcia Menezes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14535/1/SebastiaoAM_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-128458
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação social -
Dissertação.
Grupo Escolar Duque de Caxias -
Macau(RN) -
Festas escolares -
Dissertação.
Relações políticas -
Comunidade -
Dissertação.
Relações sociais -
Comunidade -
Dissertação.
Relações culturais -
Comunidade -
Dissertação.
Historia cultural.
Vacaciones escolares.
La política exterior, los vínculos sociales y culturales con la comunidad.
spellingShingle Educação social -
Dissertação.
Grupo Escolar Duque de Caxias -
Macau(RN) -
Festas escolares -
Dissertação.
Relações políticas -
Comunidade -
Dissertação.
Relações sociais -
Comunidade -
Dissertação.
Relações culturais -
Comunidade -
Dissertação.
Historia cultural.
Vacaciones escolares.
La política exterior, los vínculos sociales y culturales con la comunidad.
Maia, Sebastião Alves.
Paiva, Marlúcia Menezes de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
description Resumo: O trabalho aqui apresentado teve como objetivo investigar uma instituição escolar na cidade de Macau/RN. Essa instituição que foi inovadora, no seu contexto social e pedagógico, foi pesquisada à luz dos parâmetros da história cultural. Uma escola que foi criada no início do século XX, no ano de 1923, quando o país ainda vivia a efervescência da implantação da nova ordem política nacional a República. Elegemos como objeto de estudo as festas escolares, que aconteciam nesta instituição de ensino, no período de 1949 a 1962, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o funcionamento das relações políticas, sociais e culturais no entorno do educandário. A análise e interpretações das fontes documentais escolar, dos documentos das outras instituições, das entrevistas abertas, informações orais, legislação da educação e dos educandários, jornais da época e documentos oficiais, relacionados à temática e que formaram o corpus documental, nortearam-se pelas obras de Souza (1998), Juliá (2001), Castro (1997), Kossoy (2001) Saviani (2005), Escolano (1992) e Carvalho (1990). Por se tratar de uma instituição de ensino, a análise central é cultura escolar e a história da educação brasileira é o campo de investigação, elencando as festas escolares. Na narrativa, reconstituem-se os eventos festivos nas categorias cívicas, solenes e recreativas, além de elementos de formação que se evidenciam no discurso da educação moderna. Para isso, buscamos compreender que, nas práticas cotidianas da escola, havia um método de atuação que seguia as orientações do Departamento de Educação. Tais orientações eram dadas através das normas e decretos editados e adentravam-se nos discursos em torno das iniciativas empreendidas para difundir as novas práticas pedagógicas, e dentro delas, nos momentos adequados, as professoras dedicavam um tempo das suas aulas para explanar sobre as datas festivas e suas organizações. Essas constatações foram certificadas pela documentação elencada e pelas entrevistas abertas, e nos apontou para o modelo escolar propugnado pelo Grupo Escolar Duque de Caxias, que era fruto da nova ordem republicana.#$&Resumen: El trabajo que aquí se presenta tuvo como objetivo investigar una institución escolar en la ciudad de Macau / RN. Esta institución, que fue innovadora en su contexto social y pedagógico, fue pesquisada a la luz de los parámetros de la historia cultural. Una escuela que fue creada en el siglo XX, en el año de 1923, cuando el país aún vivía la efervescencia de la implantación del nuevo ordenamiento político - la República. Elegimos como objeto de estudio las fiestas escolares, que tuvo lugar en esta institución durante el periodo 1949-1962, procurando aclarar cómo ocurría la realización de estas fiestas y cómo fueron fundamentales para el funcionamiento de las relaciones políticas, sociales y culturales en el ámbito escolar. El análisis y la interpretación de las fuentes documentales escolares, los documentos de otras instituciones, las entrevistas abiertas, la información oral, la legislación de la educación y de las escuelas, los periódicos y documentos oficiales de la época relacionados con la temática y que formaron el corpus documental, se basaron por obras de Souza (1998), Juliá (2001), Castro (1997), Kossoy (2001) Saviani (2005), Escolano (1992) y Carvalho (1990). Por tratarse de una institución de enseñanza, el análisis central es la cultura escolar y la historia de la educación brasileña es el campo de la investigación, haciendo una relación de las fiestas escolares. En el relato, se reconstituyen las festividades cívicas, solemnes y recreativas, además de los elementos de formación que se evidencian en el discurso de la educación moderna. Para ello, buscamos entender que, en las prácticas cotidianas de la escuela, había un método de actuación que seguía las directrices del Departamento de Educación. Estas directrices eran dadas por medio de las normas y decretos editados y se adentraban en el discurso en torno de las iniciativas emprendidas para difundir las nuevas prácticas pedagógicas, y dentro de ellas, en el momento apropiado, los profesores dedicaban un tiempo de sus clases para explicar acerca de los días festivos y sus organizaciones. Estas constataciones fueron certificadas por la documentación listada y por las entrevistas abiertas, y nos señaló para el modelo escolar propugnado por el Grupo Escolar Duque de Caxias, que era fruto del nuevo orden republicano.
format Dissertação
author Maia, Sebastião Alves.
Paiva, Marlúcia Menezes de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Maia, Sebastião Alves.
Paiva, Marlúcia Menezes de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Maia, Sebastião Alves.
title Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
title_short Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
title_full Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
title_fullStr Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
title_full_unstemmed Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
title_sort grupo escolar duque de caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14535/1/SebastiaoAM_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT maiasebastiaoalves grupoescolarduquedecaxiasfestasescolaresumacelebracaodemultiplossignificados19491962
AT paivamarluciamenezesde grupoescolarduquedecaxiasfestasescolaresumacelebracaodemultiplossignificados19491962
AT universidadefederaldoriograndedonorte grupoescolarduquedecaxiasfestasescolaresumacelebracaodemultiplossignificados19491962
_version_ 1766851615050956800
spelling oai:localhost:123456789-1284582022-12-01T00:29:09Z Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares : uma celebração de múltiplos significados 1949-1962 / Maia, Sebastião Alves. Paiva, Marlúcia Menezes de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação social - Dissertação. Grupo Escolar Duque de Caxias - Macau(RN) - Festas escolares - Dissertação. Relações políticas - Comunidade - Dissertação. Relações sociais - Comunidade - Dissertação. Relações culturais - Comunidade - Dissertação. Historia cultural. Vacaciones escolares. La política exterior, los vínculos sociales y culturales con la comunidad. Resumo: O trabalho aqui apresentado teve como objetivo investigar uma instituição escolar na cidade de Macau/RN. Essa instituição que foi inovadora, no seu contexto social e pedagógico, foi pesquisada à luz dos parâmetros da história cultural. Uma escola que foi criada no início do século XX, no ano de 1923, quando o país ainda vivia a efervescência da implantação da nova ordem política nacional a República. Elegemos como objeto de estudo as festas escolares, que aconteciam nesta instituição de ensino, no período de 1949 a 1962, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o funcionamento das relações políticas, sociais e culturais no entorno do educandário. A análise e interpretações das fontes documentais escolar, dos documentos das outras instituições, das entrevistas abertas, informações orais, legislação da educação e dos educandários, jornais da época e documentos oficiais, relacionados à temática e que formaram o corpus documental, nortearam-se pelas obras de Souza (1998), Juliá (2001), Castro (1997), Kossoy (2001) Saviani (2005), Escolano (1992) e Carvalho (1990). Por se tratar de uma instituição de ensino, a análise central é cultura escolar e a história da educação brasileira é o campo de investigação, elencando as festas escolares. Na narrativa, reconstituem-se os eventos festivos nas categorias cívicas, solenes e recreativas, além de elementos de formação que se evidenciam no discurso da educação moderna. Para isso, buscamos compreender que, nas práticas cotidianas da escola, havia um método de atuação que seguia as orientações do Departamento de Educação. Tais orientações eram dadas através das normas e decretos editados e adentravam-se nos discursos em torno das iniciativas empreendidas para difundir as novas práticas pedagógicas, e dentro delas, nos momentos adequados, as professoras dedicavam um tempo das suas aulas para explanar sobre as datas festivas e suas organizações. Essas constatações foram certificadas pela documentação elencada e pelas entrevistas abertas, e nos apontou para o modelo escolar propugnado pelo Grupo Escolar Duque de Caxias, que era fruto da nova ordem republicana.#$&Resumen: El trabajo que aquí se presenta tuvo como objetivo investigar una institución escolar en la ciudad de Macau / RN. Esta institución, que fue innovadora en su contexto social y pedagógico, fue pesquisada a la luz de los parámetros de la historia cultural. Una escuela que fue creada en el siglo XX, en el año de 1923, cuando el país aún vivía la efervescencia de la implantación del nuevo ordenamiento político - la República. Elegimos como objeto de estudio las fiestas escolares, que tuvo lugar en esta institución durante el periodo 1949-1962, procurando aclarar cómo ocurría la realización de estas fiestas y cómo fueron fundamentales para el funcionamiento de las relaciones políticas, sociales y culturales en el ámbito escolar. El análisis y la interpretación de las fuentes documentales escolares, los documentos de otras instituciones, las entrevistas abiertas, la información oral, la legislación de la educación y de las escuelas, los periódicos y documentos oficiales de la época relacionados con la temática y que formaron el corpus documental, se basaron por obras de Souza (1998), Juliá (2001), Castro (1997), Kossoy (2001) Saviani (2005), Escolano (1992) y Carvalho (1990). Por tratarse de una institución de enseñanza, el análisis central es la cultura escolar y la historia de la educación brasileña es el campo de la investigación, haciendo una relación de las fiestas escolares. En el relato, se reconstituyen las festividades cívicas, solemnes y recreativas, además de los elementos de formación que se evidencian en el discurso de la educación moderna. Para ello, buscamos entender que, en las prácticas cotidianas de la escuela, había un método de actuación que seguía las directrices del Departamento de Educación. Estas directrices eran dadas por medio de las normas y decretos editados y se adentraban en el discurso en torno de las iniciativas emprendidas para difundir las nuevas prácticas pedagógicas, y dentro de ellas, en el momento apropiado, los profesores dedicaban un tiempo de sus clases para explicar acerca de los días festivos y sus organizaciones. Estas constataciones fueron certificadas por la documentación listada y por las entrevistas abiertas, y nos señaló para el modelo escolar propugnado por el Grupo Escolar Duque de Caxias, que era fruto del nuevo orden republicano. 1 2022-10-06T07:20:54Z 2022-10-06T07:20:54Z 2012. Dissertação 37.035 M217g DISSERT 194722 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14535/1/SebastiaoAM_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14535/1/SebastiaoAM_DISSERT.pdf