Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /

Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma mane...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da., Pereira, Marcelo Gomes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-127903
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1279032023-11-24T21:00:53Z Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da. Pereira, Marcelo Gomes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Matemática - Ensino - Dissertação. Progressão (Matemática). Função (Matemática). Teaching of arithmetic and geometric progressions. Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções a fim e exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmética e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos. #$&Abstract: 1 2022-10-06T07:12:34Z 2022-10-06T07:12:34Z 2013. Dissertação 51:37 F676p DISSERT 194011 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/1/NaciaraPDF_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Matemática -
Ensino -
Dissertação.
Progressão (Matemática).
Função (Matemática).
Teaching of arithmetic and geometric progressions.
spellingShingle Matemática -
Ensino -
Dissertação.
Progressão (Matemática).
Função (Matemática).
Teaching of arithmetic and geometric progressions.
Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da.
Pereira, Marcelo Gomes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
description Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções a fim e exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmética e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos. #$&Abstract:
format Dissertação
author Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da.
Pereira, Marcelo Gomes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da.
Pereira, Marcelo Gomes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da.
title Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
title_short Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
title_full Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
title_fullStr Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
title_full_unstemmed Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
title_sort uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658
work_keys_str_mv AT fonsecanaciarapereiradantasda umapropostaalternativaparaoensinodeprogressoesrelacionadasafuncoes
AT pereiramarcelogomes umapropostaalternativaparaoensinodeprogressoesrelacionadasafuncoes
AT universidadefederaldoriograndedonorte umapropostaalternativaparaoensinodeprogressoesrelacionadasafuncoes
_version_ 1784352016485580800