Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções /
Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma mane...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-127903 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1279032023-11-24T21:00:53Z Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da. Pereira, Marcelo Gomes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Matemática - Ensino - Dissertação. Progressão (Matemática). Função (Matemática). Teaching of arithmetic and geometric progressions. Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções a fim e exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmética e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos. #$&Abstract: 1 2022-10-06T07:12:34Z 2022-10-06T07:12:34Z 2013. Dissertação 51:37 F676p DISSERT 194011 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/1/NaciaraPDF_DISSERT.pdf |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Matemática - Ensino - Dissertação. Progressão (Matemática). Função (Matemática). Teaching of arithmetic and geometric progressions. |
spellingShingle |
Matemática - Ensino - Dissertação. Progressão (Matemática). Função (Matemática). Teaching of arithmetic and geometric progressions. Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da. Pereira, Marcelo Gomes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
description |
Resumo: Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções a fim e exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais
funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmética e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos.
#$&Abstract: |
format |
Dissertação |
author |
Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da. Pereira, Marcelo Gomes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da. Pereira, Marcelo Gomes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Fonsêca, Naciara Pereira Dantas da. |
title |
Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
title_short |
Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
title_full |
Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
title_fullStr |
Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
title_full_unstemmed |
Uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
title_sort |
uma proposta alternativa para o ensino de progressões relacionadas a funções / |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18658 |
work_keys_str_mv |
AT fonsecanaciarapereiradantasda umapropostaalternativaparaoensinodeprogressoesrelacionadasafuncoes AT pereiramarcelogomes umapropostaalternativaparaoensinodeprogressoesrelacionadasafuncoes AT universidadefederaldoriograndedonorte umapropostaalternativaparaoensinodeprogressoesrelacionadasafuncoes |
_version_ |
1784352016485580800 |